Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique

Date

2021-09

Embargo

Authors

Campira, Farissai Pedro
Almeida, Leandro S.
Araújo, Alexandra M.

Advisor

Coadvisor

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Language
Portuguese

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Alternative Title

Abstract

Este artigo analisa a satisfação académica de estudantes universitários moçambicanos em relação à sua vivência académica. Participaram no estudo 30 estudantes de diferentes cursos, frequentando o 1º ou 2º ano dos cursos. Os estudantes realizaram individualmente uma entrevista semiestruturada sobre a satisfação com as suas experiências académicas. Os resultados reportam que os aspetos mais referenciados pelos estudantes dizem respeito às infraestruturas, relações interpessoais, e condições de aprendizagem. O desenvolvimento da autonomia e a preocupação com a futura profissão também emergiram como áreas importantes. As condições de aprendizagem e das infraestruturas são dimensões que reportam maior insatisfação junto dos estudantes universitários. Os resultados permitem identificar itens importantes a considerar na construção de um questionário de avaliação da satisfação dos estudantes universitários com as suas experiências académicas, sugerindo também áreas de intervenção institucional de promoção do envolvimento e do sucesso académico destes estudantes.

Keywords

Ensino Superior, Satisfação Académica, Experiência Académica, Moçambique

Document Type

Journal article

Dataset

Citation

Campira, F. P., Almeida, L. S., & Araújo, A. M. (2021). Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique. Educação e Formação, 6(3), e4913. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4913. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4274

TID

Designation

Access Type

Open Access

Sponsorship

Description