Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique
Date
2021-09
Embargo
Authors
Campira, Farissai Pedro
Almeida, Leandro S.
Araújo, Alexandra M.
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
Este artigo analisa a satisfação académica de estudantes universitários moçambicanos em relação à sua vivência académica. Participaram no estudo 30 estudantes de diferentes cursos, frequentando o 1º ou 2º ano dos cursos. Os estudantes realizaram individualmente uma entrevista semiestruturada sobre a satisfação com as suas experiências académicas. Os resultados reportam que os aspetos mais referenciados pelos estudantes dizem respeito às infraestruturas, relações interpessoais, e condições de aprendizagem. O desenvolvimento da autonomia e a preocupação com a futura profissão também emergiram como áreas importantes. As condições de aprendizagem e das infraestruturas são dimensões que reportam maior insatisfação junto dos estudantes universitários. Os resultados permitem identificar itens importantes a considerar na construção de um questionário de avaliação da satisfação dos estudantes universitários com as suas experiências académicas, sugerindo também áreas de intervenção institucional de promoção do envolvimento e do sucesso académico destes estudantes.
Keywords
Ensino Superior, Satisfação Académica, Experiência Académica, Moçambique
Document Type
Journal article
Publisher Version
Dataset
Citation
Campira, F. P., Almeida, L. S., & Araújo, A. M. (2021). Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique. Educação e Formação, 6(3), e4913. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4913. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4274
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Open Access