Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique

dc.contributor.authorCampira, Farissai Pedro
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.
dc.contributor.authorAraújo, Alexandra M.
dc.date.accessioned2022-06-21T15:04:34Z
dc.date.available2022-06-21T15:04:34Z
dc.date.issued2021-09
dc.description.abstractEste artigo analisa a satisfação académica de estudantes universitários moçambicanos em relação à sua vivência académica. Participaram no estudo 30 estudantes de diferentes cursos, frequentando o 1º ou 2º ano dos cursos. Os estudantes realizaram individualmente uma entrevista semiestruturada sobre a satisfação com as suas experiências académicas. Os resultados reportam que os aspetos mais referenciados pelos estudantes dizem respeito às infraestruturas, relações interpessoais, e condições de aprendizagem. O desenvolvimento da autonomia e a preocupação com a futura profissão também emergiram como áreas importantes. As condições de aprendizagem e das infraestruturas são dimensões que reportam maior insatisfação junto dos estudantes universitários. Os resultados permitem identificar itens importantes a considerar na construção de um questionário de avaliação da satisfação dos estudantes universitários com as suas experiências académicas, sugerindo também áreas de intervenção institucional de promoção do envolvimento e do sucesso académico destes estudantes.pt_PT
dc.identifier.citationCampira, F. P., Almeida, L. S., & Araújo, A. M. (2021). Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique. Educação e Formação, 6(3), e4913. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4913. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4274pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4913pt_PT
dc.identifier.issn2448-3583
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/4274
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Estadual do Ceará (UECE)pt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectSatisfação Académicapt_PT
dc.subjectExperiência Académicapt_PT
dc.subjectMoçambiquept_PT
dc.titleSatisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambiquept_PT
dc.typejournal articlept_PT
degois.publication.firstPagee4913pt_PT
degois.publication.issue3pt_PT
degois.publication.titleEducação e Formaçãopt_PT
degois.publication.volume6pt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.familyNameAraújo
person.givenNameAlexandra M.
person.identifier.ciencia-idF513-2F7A-A091
person.identifier.orcid0000-0003-4345-0856
person.identifier.ridF-5093-2012
person.identifier.scopus-author-id55749283100
relation.isAuthorOfPublication034a1fc8-5096-446d-ad59-be00e92093f0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery034a1fc8-5096-446d-ad59-be00e92093f0

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
4913-Texto do artigo-22377-1-10-20210628.pdf
Tamanho:
219.23 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format