Impacto de uma intervenção psicológica vocacional no 9.º ano de escolaridade

dc.contributor.advisorOliveira, Íris Martins, orientador científico
dc.contributor.advisorCosta-Lobo, Cristina, orientador científico
dc.contributor.authorTeixeira, Marta Sofia Vilar
dc.date.accessioned2019-03-27T12:19:04Z
dc.date.available2019-03-27T12:19:04Z
dc.date.issued2018-12-13
dc.date.submitted2018-10
dc.description.abstractFace à necessidade de implementar e avaliar a eficácia de intervenções psicológicas de apoio à tomada de decisão e adaptabilidade de carreira, esta investigação tem como objetivo avaliar o impacto de um programa de intervenção vocacional, destinado a estudantes do 9.º ano. Participaram 33 estudantes de ambos os sexos, entre os 14 e os 16 anos de idade e respetivos/as encarregados/as de educação. Os/as estudantes frequentavam duas instituições do ensino público de Vila Nova de Gaia e foram distribuídos pelos grupos intervenção (69.70%) e comparação (30.30%). Os/as estudantes responderam a medidas de adaptabilidade de carreira, decisão e dificuldades na tomada de decisão, em dois momentos. Os/as encarregados de educação participaram numa entrevista prévia à intervenção psicológica. Os resultados de testes de Wilcoxon sugerem que, após a intervenção, os/as estudantes apresentam maior adaptabilidade de carreira e menor dificuldade de tomada de decisão. Segundo testes de Mann-Whitney, o grupo de intervenção tende a apresentar melhores resultados do que o grupo de comparação. Testes de Qui-Quadrado sugerem existir associações entre dimensões parentais e perfis de mudança identificados a partir do Reliable Change Index. Esta investigação sustenta a importância da intervenção psicológica vocacional e atende à necessidade de expansão de ofertas neste âmbito e envolvimento de encarregados/as de educação.pt_PT
dc.description.abstractAs the implementation and evaluation of psychological interventions supporting career decision making and career adaptability are needed, this research aims at evaluating the impact of a career intervention program for 9th-grade students. Thirty-three students of both genders aged 14 to 16 years old, and their caregivers participated in this study. Students attended two public schools in Vila Nova de Gaia and were distributed by intervention (69.70%) and comparison (30.30%) groups. Students responded to measures of career adaptability, career decision-making and decision-making difficulties, in two moments. Caregivers answered an interview prior to the psychological intervention. Wilcoxon's test results suggested that, after the intervention, students present greater career adaptability levels and lower career decision-making difficulties. According to Mann-Whitney tests, the intervention group tended to perform better than the comparison group. Chi-Square tests suggested associations between parental dimensions and students’ change profiles identified from the Reliable Change Index. This research supports the importance of career psychological intervention and attends to the need to expand offers and engage caregivers in this field.pt_PT
dc.identifier.citationTeixeira, M. S. V. (2018). Impacto de uma intervenção psicológica vocacional no 9.º ano de escolaridade. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2622pt_PT
dc.identifier.tid202133966pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2622
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectIntervenção psicológica vocacionalpt_PT
dc.subjectAdaptabilidade de carreirapt_PT
dc.subjectIndecisão vocacionalpt_PT
dc.subjectDificuldades de tomada de decisãopt_PT
dc.subjectInfluência parentalpt_PT
dc.subjectCareer interventionpt_PT
dc.subjectCareer adaptabilitypt_PT
dc.subjectVocational indecisionpt_PT
dc.subjectCareer decision-making difficultiespt_PT
dc.subjectParental influencept_PT
dc.subject.fosPsychologypt_PT
dc.titleImpacto de uma intervenção psicológica vocacional no 9.º ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica e da Saúdept_PT

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMPS 133.pdf
Size:
985.74 KB
Format:
Adobe Portable Document Format