Contributos para melhorar o sucesso escolar na disciplina de Matemática na 2.ª classe da Escola Primária Saídy Mingas – Benguela – Angola
dc.contributor.advisor | Sousa, João Carlos Machado de, orientador científico | |
dc.contributor.author | Maria, Domingos | |
dc.date.accessioned | 2021-01-04T16:39:13Z | |
dc.date.available | 2021-01-04T16:39:13Z | |
dc.date.issued | 2020-12-18 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho de investigação reflete sobre o problema do sucesso escolar na disciplina de matemática na 2ª classe na escola primária Saídy Mingas – Benguela – Angola, considerando os principais fatores contribuintes: económicos, familiares, institucionais, sociais, culturais, formação dos docentes, nível escolar dos pais/encarregados de educação, ocupação laboral e o meio. Para a presente investigação, utilizamos uma metodologia mista que combina os dois enfoques (quantitativo e qualitativo), proporcionando uma base contextual mais rica para interpretação e validação dos resultados. A recolha de dados realizou-se através de inquérito por questionário e da entrevista na escola primária Saídy Mingas – Benguela – Angola. Trata-se de uma população de 100 alunos de ambos os sexos (N=100), distribuídos em duas turmas, e uma amostra de 80 alunos (n=80) selecionada por acessibilidade ou conveniência. Os resultados obtidos na investigação confirmam que o sucesso escolar na disciplina de matemática está ligado aos fatores acima referidos, pelo que se tem de criar condições para melhorar tal situação, designadamente a relação que existe entre o fraco aproveitamento e o gosto pela disciplina. | pt_PT |
dc.description.abstract | The present research reflects on the problem of school success in the mathematics discipline in the 2nd class at Saídy Mingas - Benguela - Angola primary school, considering the main contributing factors: economic, family, institutional, social, cultural, teacher education, educational level, parents’ occupation and the environment. For the present investigation, we use a mixed methodology that combines both approaches (quantitative and qualitative), providing a richer contextual basis for interpretation and validation of results. Data were collected through a questionnaire survey and interview at the Saídy Mingas primary school - Benguela - Angola. It is a population of 100 students of both sexes (N = 100), distributed in two classes, and a sample of 80 students (n = 80) selected for accessibility or convenience. The results obtained in the research confirm that school success in mathematics is linked to the factors mentioned above, and conditions must be created to improve this situation, namely the relationship between poor achievement and the positive perception of the discipline. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Maria, D. (2020). Contributos para melhorar o sucesso escolar na disciplina de Matemática na 2.ª classe da Escola Primária Saídy Mingas – Benguela – Angola. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3303 | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202583236 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/3303 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Sucesso escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino da Matemática | pt_PT |
dc.subject | Benguela | pt_PT |
dc.subject.fos | Educação | pt_PT |
dc.title | Contributos para melhorar o sucesso escolar na disciplina de Matemática na 2.ª classe da Escola Primária Saídy Mingas – Benguela – Angola | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
thesis.degree.name | Mestrado em Administração e Gestão da Educação | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1