As crianças com necessidades educativas especiais nas atividades de enriquecimento curricular

dc.contributor.advisorNascimento, Daniela, orientador científico
dc.contributor.authorBarros, Filomena Alves de
dc.date.accessioned2017-12-18T10:56:53Z
dc.date.available2017-12-18T10:56:53Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014-10
dc.description.abstractO presente projeto de investigação, realizado na área da Educação Especial, no domínio cognitivo e motor, pretende estudar o modo como as crianças com deficiência no domínio cognitivo/motor são recebidas nas Atividades de Enriquecimento Curricular. Assumimos, então, como objetivos da nossa investigação: saber se os docentes das AEC têm formação específica em Educação Especial; aferir se os conteúdos das AEC são adequados às necessidades dos alunos com deficiência mental/motora; verificar se os recursos físicos/materiais didáticos estão adaptados a esses alunos; depreender se existe partilha de informação entre os docentes (professor Titular de Turma e professor das AEC) e entre estes e os Encarregados de Educação, com vista a estabelecer as medidas educativas essenciais para promover a participação ativa dos alunos com deficiência mental/motora; perceber se as condições de frequência nas AEC estão descritas nos Programas Educativos Individuais, de acordo com o que está previsto no despacho n.º 8683/2011. Para tal, a questão que definimos para guiar o nosso estudo foi: “Qual o grau de adequação das Atividades de Enriquecimento Curricular às necessidades das crianças com Necessidades Educativas Especiais no domínio da deficiência cognitiva/motora?”. Como ferramenta de recolha de dados utilizamos o inquérito por questionário, que foi aplicado a professores Titulares de Turma e professores das Atividades de Enriquecimento Curricular de um agrupamento de escolas do concelho de Valongo. Os resultados obtidos confirmam uma parte das hipóteses, podendo concluir-se que, apesar do caráter facultativo e gratuito das AEC, as escolas ainda têm um caminho árduo a percorrer de forma a possibilitar que as crianças com NEE possam usufruir em pleno das AEC, nomeadamente na adequação dos recursos materiais, didáticos e especificidade das atividades. Apesar de ser evidente a preocupação em estabelecer uma articulação entre os vários membros da comunidade educativa, o papel dos encarregados de educação é ainda muito reduzido.pt_PT
dc.identifier.citationBarros, F. (2014). As crianças com necessidades educativas especiais nas atividades de enriquecimento curricular. (Dissertação de Mestrado), UNiversidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2022pt_PT
dc.identifier.tid201550466
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2022
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAtividades de enriquecimento curricularpt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectCurriculum enrichment activitiespt_PT
dc.subjectSpecial educational needspt_PT
dc.subject.fosEducationpt_PT
dc.titleAs crianças com necessidades educativas especiais nas atividades de enriquecimento curricularpt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especialpt_PT

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