As crianças com necessidades educativas especiais nas atividades de enriquecimento curricular
dc.contributor.advisor | Nascimento, Daniela, orientador científico | |
dc.contributor.author | Barros, Filomena Alves de | |
dc.date.accessioned | 2017-12-18T10:56:53Z | |
dc.date.available | 2017-12-18T10:56:53Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.date.submitted | 2014-10 | |
dc.description.abstract | O presente projeto de investigação, realizado na área da Educação Especial, no domínio cognitivo e motor, pretende estudar o modo como as crianças com deficiência no domínio cognitivo/motor são recebidas nas Atividades de Enriquecimento Curricular. Assumimos, então, como objetivos da nossa investigação: saber se os docentes das AEC têm formação específica em Educação Especial; aferir se os conteúdos das AEC são adequados às necessidades dos alunos com deficiência mental/motora; verificar se os recursos físicos/materiais didáticos estão adaptados a esses alunos; depreender se existe partilha de informação entre os docentes (professor Titular de Turma e professor das AEC) e entre estes e os Encarregados de Educação, com vista a estabelecer as medidas educativas essenciais para promover a participação ativa dos alunos com deficiência mental/motora; perceber se as condições de frequência nas AEC estão descritas nos Programas Educativos Individuais, de acordo com o que está previsto no despacho n.º 8683/2011. Para tal, a questão que definimos para guiar o nosso estudo foi: “Qual o grau de adequação das Atividades de Enriquecimento Curricular às necessidades das crianças com Necessidades Educativas Especiais no domínio da deficiência cognitiva/motora?”. Como ferramenta de recolha de dados utilizamos o inquérito por questionário, que foi aplicado a professores Titulares de Turma e professores das Atividades de Enriquecimento Curricular de um agrupamento de escolas do concelho de Valongo. Os resultados obtidos confirmam uma parte das hipóteses, podendo concluir-se que, apesar do caráter facultativo e gratuito das AEC, as escolas ainda têm um caminho árduo a percorrer de forma a possibilitar que as crianças com NEE possam usufruir em pleno das AEC, nomeadamente na adequação dos recursos materiais, didáticos e especificidade das atividades. Apesar de ser evidente a preocupação em estabelecer uma articulação entre os vários membros da comunidade educativa, o papel dos encarregados de educação é ainda muito reduzido. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Barros, F. (2014). As crianças com necessidades educativas especiais nas atividades de enriquecimento curricular. (Dissertação de Mestrado), UNiversidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2022 | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201550466 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/2022 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Atividades de enriquecimento curricular | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | Curriculum enrichment activities | pt_PT |
dc.subject | Special educational needs | pt_PT |
dc.subject.fos | Education | pt_PT |
dc.title | As crianças com necessidades educativas especiais nas atividades de enriquecimento curricular | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial | pt_PT |
Ficheiros
Principais
1 - 1 de 1