Direitos Humanos: a tensão essencial entre integração e inclusão nas necessidades educacionais especiais
dc.contributor.advisor | Alves, Dora Resende | |
dc.contributor.advisor | Jesus, Paulo Renato | |
dc.contributor.author | Clemente, Márcia Aparecida de Moura | |
dc.date.accessioned | 2020-02-17T17:01:59Z | |
dc.date.available | 2020-02-17T17:01:59Z | |
dc.date.issued | 2020-02-12 | |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem por objetivo desenvolver uma análise comparativa sobre as políticas educacionais existentes no Brasil e em Portugal, sob a ótica da garantia fundamental do direito à educação de qualidade com a implementação das necessidades educacionais especiais, investigando a existência ou não da tensionalidade entre a integração e a inclusão nas necessidades educacionais especiais, constituindo-se ações governamentais específicas, para compor uma sociedade mais dignamente. O foco da pesquisa são as escolas públicas na cidade de Bauru, Estado de São Paulo, Brasil, tendo sido entrevistados pais ou responsáveis pelos alunos, professores e gestores de escola, seguindo a metodologia da entrevista compreensiva e semi-diretiva. Como resultado obteve-se nas respostas das entrevistas coletadas junto aos envolvidos, elucidar a aplicabilidade e a efetividade das normas jurídicas na prática, bem como a tensionalidade entre a integração e a inclusão nas necessidades educacionais especiais. À guisa de conclusão, ambas Constituições – brasileira e portuguesa – recepcionaram qualquer arguição de descumprimento preceito legal, na forma de ações afirmativas. Conclui-se que as ações afirmativas são medidas profiláticas para a redução das desigualdades, restabelecendo o equilíbrio social com a real inclusão de todas as pessoas, com a aceitação à diversidade de forma natural. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Clemente, M. A. M. (2020). Direitos Humanos: a tensão essencial entre integração e inclusão nas necessidades educacionais especiais. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3017 | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202444422 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/3017 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | restricted access | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Integração | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Políticas públicas | pt_PT |
dc.subject | Tensionalidade | pt_PT |
dc.subject.fos | Law | pt_PT |
dc.title | Direitos Humanos: a tensão essencial entre integração e inclusão nas necessidades educacionais especiais | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
person.affiliation.name | I2P - Instituto Portucalense de Psicologia | |
person.familyName | Alves | |
person.familyName | Jesus | |
person.givenName | Dora Resende | |
person.givenName | Paulo Renato | |
person.identifier.ciencia-id | CA1A-FE14-5CC1 | |
person.identifier.ciencia-id | 341A-6BE0-202D | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4720-1400 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8707-1877 | |
person.identifier.rid | F-1556-2013 | |
person.identifier.rid | C-4078-2013 | |
person.identifier.scopus-author-id | 58037847800 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35362004900 | |
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thesis.degree.name | Mestrado em Ciências Jurídico-Políticas | pt_PT |
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