Direitos Humanos: a tensão essencial entre integração e inclusão nas necessidades educacionais especiais

dc.contributor.advisorAlves, Dora Resende
dc.contributor.advisorJesus, Paulo Renato
dc.contributor.authorClemente, Márcia Aparecida de Moura
dc.date.accessioned2020-02-17T17:01:59Z
dc.date.available2020-02-17T17:01:59Z
dc.date.issued2020-02-12
dc.description.abstractA presente dissertação tem por objetivo desenvolver uma análise comparativa sobre as políticas educacionais existentes no Brasil e em Portugal, sob a ótica da garantia fundamental do direito à educação de qualidade com a implementação das necessidades educacionais especiais, investigando a existência ou não da tensionalidade entre a integração e a inclusão nas necessidades educacionais especiais, constituindo-se ações governamentais específicas, para compor uma sociedade mais dignamente. O foco da pesquisa são as escolas públicas na cidade de Bauru, Estado de São Paulo, Brasil, tendo sido entrevistados pais ou responsáveis pelos alunos, professores e gestores de escola, seguindo a metodologia da entrevista compreensiva e semi-diretiva. Como resultado obteve-se nas respostas das entrevistas coletadas junto aos envolvidos, elucidar a aplicabilidade e a efetividade das normas jurídicas na prática, bem como a tensionalidade entre a integração e a inclusão nas necessidades educacionais especiais. À guisa de conclusão, ambas Constituições – brasileira e portuguesa – recepcionaram qualquer arguição de descumprimento preceito legal, na forma de ações afirmativas. Conclui-se que as ações afirmativas são medidas profiláticas para a redução das desigualdades, restabelecendo o equilíbrio social com a real inclusão de todas as pessoas, com a aceitação à diversidade de forma natural.pt_PT
dc.identifier.citationClemente, M. A. M. (2020). Direitos Humanos: a tensão essencial entre integração e inclusão nas necessidades educacionais especiais. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3017pt_PT
dc.identifier.tid202444422pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/3017
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestricted accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectIntegraçãopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectPolíticas públicaspt_PT
dc.subjectTensionalidadept_PT
dc.subject.fosLawpt_PT
dc.titleDireitos Humanos: a tensão essencial entre integração e inclusão nas necessidades educacionais especiaispt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
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person.identifier.ciencia-idCA1A-FE14-5CC1
person.identifier.ciencia-id341A-6BE0-202D
person.identifier.orcid0000-0003-4720-1400
person.identifier.orcid0000-0002-8707-1877
person.identifier.ridF-1556-2013
person.identifier.ridC-4078-2013
person.identifier.scopus-author-id58037847800
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thesis.degree.nameMestrado em Ciências Jurídico-Políticaspt_PT

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