Literacias ambientais: sua evolução ao longo do ensino básico.
dc.contributor.author | Leitão, António Artur Pinto | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2009-04-30T10:35:23Z | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T18:00:40Z | |
dc.date.available | 2009-04-30T10:35:23Z | pt_PT |
dc.date.available | 2013-08-14T18:00:40Z | |
dc.date.issued | 2004 | pt_PT |
dc.description.abstract | Os problemas sócio-ambientais gerados pelo desenvolvimento económico baseado na sobreutilização de recursos e na rápida transformação de ecossistemas mudaram a relação do ser humano com a Natureza, colocando-a numa posição de fragilidade ecológica. A Escola, através da incorporação da Educação Ambiental no curriculum, apresenta-se como um meio educativo favorável para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos proambientais. Deste modo, a questão da idenfificação do tipo de literacias ambientais que promove, torna-se pertinente não só no sentido de permitir desenvolver atitudes e comportamentos proambientais mas também de contribuir para um melhor aprofundamento educativo na área do ambiente. Este trabalho de investigação abange preocupações que concorrem para a compreensão de "como o Ensino Básico contribui para o desenvolvimento das literacias ambientais nas crianças e jovens". Trata-se de um estudo efectuado no Agrupamento das Escolas de Arrifana e Escapães a alunos que se encontram no final dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, a partir de um questionário com perguntas "fechadas" organizado em torno de três dimensões: afectiva, comportamental e de conhecimentos em matéria de ambiente, que permitiram avaliar as atitudes, comportamentos e conhecimentos das crianças e jovens, á medida que vão progredindo nos seus estudos e daí chegar até ao nível de literacias desejadas: funcional, cultural ou crítica. Pressupõe-se que o curriculum escolar desenvolve as literacias ambientais em questão. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: prof. Doutora Marina Lencastre. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Leitão, A. A. P. (2004). Literacias ambientais: sua evolução ao longo do ensino básico [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/178 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TME 173 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/178 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Literacias ambientais | pt_PT |
dc.subject | Educação ambiental | pt_PT |
dc.subject | TME | |
dc.title | Literacias ambientais: sua evolução ao longo do ensino básico. | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
Ficheiros
Principais
1 - 1 de 1