Literacias ambientais: sua evolução ao longo do ensino básico.
Date
2004
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Portuguese
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Os problemas sócio-ambientais gerados pelo desenvolvimento económico baseado na sobreutilização de recursos e na rápida transformação de ecossistemas
mudaram a relação do ser humano com a Natureza, colocando-a numa posição de fragilidade ecológica.
A Escola, através da incorporação da Educação Ambiental no curriculum, apresenta-se como um meio educativo favorável para o desenvolvimento de atitudes e
comportamentos proambientais. Deste modo, a questão da idenfificação do tipo de literacias ambientais que promove, torna-se pertinente não só no sentido de
permitir desenvolver atitudes e comportamentos proambientais mas também de contribuir para um melhor aprofundamento educativo na área do ambiente.
Este trabalho de investigação abange preocupações que concorrem para a compreensão de "como o Ensino Básico contribui para o desenvolvimento das
literacias ambientais nas crianças e jovens". Trata-se de um estudo efectuado no Agrupamento das Escolas de Arrifana e Escapães a alunos que se encontram no
final dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, a partir de um questionário com perguntas "fechadas" organizado em torno de três dimensões: afectiva, comportamental
e de conhecimentos em matéria de ambiente, que permitiram avaliar as atitudes, comportamentos e conhecimentos das crianças e jovens, á medida que vão
progredindo nos seus estudos e daí chegar até ao nível de literacias desejadas: funcional, cultural ou crítica.
Pressupõe-se que o curriculum escolar desenvolve as literacias ambientais em questão.
Keywords
Literacias ambientais, Educação ambiental, TME
Document Type
Master thesis
Publisher Version
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Citation
Leitão, A. A. P. (2004). Literacias ambientais: sua evolução ao longo do ensino básico [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/178
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Open Access
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Orientação: prof. Doutora Marina Lencastre.