Retratar o contexto das tecnologias de informação e comunicação no ensino secundário: Um estudo sobre a utilização, formação e equipamentos existentes numa escola do ensino secundário.
dc.contributor.advisor | Sobral, Sónia Rolland | |
dc.contributor.author | Pinto, Teresa Margarida Lima Vieira | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-16T12:28:55Z | |
dc.date.available | 2013-08-16T12:28:55Z | |
dc.date.issued | 2012 | pt_PT |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. | |
dc.description.abstract | Esta dissertação analisa a realidade de uma Escola Secundária do Concelho Gondomar, Freguesia de Valbom, relativamente ao equipamento das escolas em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a sua utilização pelos professores e a importância que os docentes atribuem à formação nesta área. Como componente teórica, aborda-se a relação entre a Sociedade do Conhecimento e a Sociedade da Informação, seguindo-se uma análise sobre a integração das TIC na Educação e qual a sua evolução no Ensino Português. Foram abordados também os objetivos das TIC no Ensino Secundário e qual a utilização/valorização que é dada às novas tecnologias nas diferentes áreas curriculares. Em seguida, faz-se referência às potencialidades pedagógicas das TIC e ao papel desempenhado pelo aluno e pelo professor no meio escolar. Por último, aborda-se a influência das principais teorias de aprendizagem, das teorias comportamentalistas, das teorias cognitivistas e das teorias construtivistas, e quais as suas influências nos modelos de ensino-aprendizagem, centrados nos professores ou nos alunos. Para componente prática, foi construído um questionário utilizado como ferramenta principal no processo de recolha de dados. Esse questionário foi dirigido a todos os professores que fazem parte do corpo docente da Escola Secundária de Valbom. Para a realização do inventário dos equipamentos que a escola possui, foi-me facultado um inventário de todos os equipamentos tecnológicos existentes na respetiva escola. A análise desse inventário evidenciou, que a escola possui uma grande quantidade e diversidade de equipamentos, permitindo assim que os seus docentes os usem de forma regular quer na planificação e preparação de aulas, quer em ambiente curricular. No entanto, a escassa quantidade de alguns equipamentos nas salas de aula não possibilita a utilização mais frequente das TIC em ambiente sala de aula. O interesse demonstrado pelos professores em aprenderem mais sobre as aplicações das TIC e a existência de atitudes positivas na sua utilização, demonstram que estes continuam recetivos em integrar as TIC nas suas práticas de ensino. Para que estas atitudes positivas se mantenham é necessário apostar em formação inicial ou contínua, que permita elevar o grau de conhecimento dos professores nesta área. | |
dc.description.sponsorship | Orientação: Prof.ª Doutora Sónia Rolland Sobral. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pinto, T.M.L.V. (2012). Retratar o contexto das tecnologias de informação e comunicação no ensino secundário: Um estudo sobre a utilização, formação e equipamentos existentes numa escola do ensino secundário. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/542. | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TMTICE 2 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/542 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_PT |
dc.subject | Sociedade do conhecimento | pt_PT |
dc.subject | Sociedade da informação | pt_PT |
dc.subject | Potencialidades pedagógicas | pt_PT |
dc.subject | Teoria de aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Modelos de ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Formação em TIC | pt_PT |
dc.subject | TMTICE | |
dc.title | Retratar o contexto das tecnologias de informação e comunicação no ensino secundário: Um estudo sobre a utilização, formação e equipamentos existentes numa escola do ensino secundário. | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
person.affiliation.name | REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies | |
person.familyName | Sobral | |
person.givenName | Sónia Rolland | |
person.identifier.ciencia-id | ED15-C9EC-5996 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5041-3597 | |
person.identifier.rid | G-2227-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 37091626900 | |
relation.isAdvisorOfPublication | 2eea0284-22be-4cb8-8a14-192e56671b77 | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | 2eea0284-22be-4cb8-8a14-192e56671b77 |
Ficheiros
Principais
1 - 1 de 1