Retratar o contexto das tecnologias de informação e comunicação no ensino secundário: Um estudo sobre a utilização, formação e equipamentos existentes numa escola do ensino secundário.

dc.contributor.advisorSobral, Sónia Rolland
dc.contributor.authorPinto, Teresa Margarida Lima Vieirapt_PT
dc.date.accessioned2013-08-16T12:28:55Z
dc.date.available2013-08-16T12:28:55Z
dc.date.issued2012pt_PT
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.
dc.description.abstractEsta dissertação analisa a realidade de uma Escola Secundária do Concelho Gondomar, Freguesia de Valbom, relativamente ao equipamento das escolas em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a sua utilização pelos professores e a importância que os docentes atribuem à formação nesta área. Como componente teórica, aborda-se a relação entre a Sociedade do Conhecimento e a Sociedade da Informação, seguindo-se uma análise sobre a integração das TIC na Educação e qual a sua evolução no Ensino Português. Foram abordados também os objetivos das TIC no Ensino Secundário e qual a utilização/valorização que é dada às novas tecnologias nas diferentes áreas curriculares. Em seguida, faz-se referência às potencialidades pedagógicas das TIC e ao papel desempenhado pelo aluno e pelo professor no meio escolar. Por último, aborda-se a influência das principais teorias de aprendizagem, das teorias comportamentalistas, das teorias cognitivistas e das teorias construtivistas, e quais as suas influências nos modelos de ensino-aprendizagem, centrados nos professores ou nos alunos. Para componente prática, foi construído um questionário utilizado como ferramenta principal no processo de recolha de dados. Esse questionário foi dirigido a todos os professores que fazem parte do corpo docente da Escola Secundária de Valbom. Para a realização do inventário dos equipamentos que a escola possui, foi-me facultado um inventário de todos os equipamentos tecnológicos existentes na respetiva escola. A análise desse inventário evidenciou, que a escola possui uma grande quantidade e diversidade de equipamentos, permitindo assim que os seus docentes os usem de forma regular quer na planificação e preparação de aulas, quer em ambiente curricular. No entanto, a escassa quantidade de alguns equipamentos nas salas de aula não possibilita a utilização mais frequente das TIC em ambiente sala de aula. O interesse demonstrado pelos professores em aprenderem mais sobre as aplicações das TIC e a existência de atitudes positivas na sua utilização, demonstram que estes continuam recetivos em integrar as TIC nas suas práticas de ensino. Para que estas atitudes positivas se mantenham é necessário apostar em formação inicial ou contínua, que permita elevar o grau de conhecimento dos professores nesta área.
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof.ª Doutora Sónia Rolland Sobral.pt_PT
dc.identifier.citationPinto, T.M.L.V. (2012). Retratar o contexto das tecnologias de informação e comunicação no ensino secundário: Um estudo sobre a utilização, formação e equipamentos existentes numa escola do ensino secundário. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/542.pt_PT
dc.identifier.otherCota: TMTICE 2pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/542
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_PT
dc.subjectSociedade do conhecimentopt_PT
dc.subjectSociedade da informaçãopt_PT
dc.subjectPotencialidades pedagógicaspt_PT
dc.subjectTeoria de aprendizagempt_PT
dc.subjectModelos de ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectFormação em TICpt_PT
dc.subjectTMTICE
dc.titleRetratar o contexto das tecnologias de informação e comunicação no ensino secundário: Um estudo sobre a utilização, formação e equipamentos existentes numa escola do ensino secundário.pt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameREMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
person.familyNameSobral
person.givenNameSónia Rolland
person.identifier.ciencia-idED15-C9EC-5996
person.identifier.orcid0000-0002-5041-3597
person.identifier.ridG-2227-2014
person.identifier.scopus-author-id37091626900
relation.isAdvisorOfPublication2eea0284-22be-4cb8-8a14-192e56671b77
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery2eea0284-22be-4cb8-8a14-192e56671b77

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
TMTICE 2.pdf
Tamanho:
3.86 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format