Retratar o contexto das tecnologias de informação e comunicação no ensino secundário: Um estudo sobre a utilização, formação e equipamentos existentes numa escola do ensino secundário.

Date

2012

Embargo

Coadvisor

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Language
Portuguese

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Alternative Title

Abstract

Esta dissertação analisa a realidade de uma Escola Secundária do Concelho Gondomar, Freguesia de Valbom, relativamente ao equipamento das escolas em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a sua utilização pelos professores e a importância que os docentes atribuem à formação nesta área. Como componente teórica, aborda-se a relação entre a Sociedade do Conhecimento e a Sociedade da Informação, seguindo-se uma análise sobre a integração das TIC na Educação e qual a sua evolução no Ensino Português. Foram abordados também os objetivos das TIC no Ensino Secundário e qual a utilização/valorização que é dada às novas tecnologias nas diferentes áreas curriculares. Em seguida, faz-se referência às potencialidades pedagógicas das TIC e ao papel desempenhado pelo aluno e pelo professor no meio escolar. Por último, aborda-se a influência das principais teorias de aprendizagem, das teorias comportamentalistas, das teorias cognitivistas e das teorias construtivistas, e quais as suas influências nos modelos de ensino-aprendizagem, centrados nos professores ou nos alunos. Para componente prática, foi construído um questionário utilizado como ferramenta principal no processo de recolha de dados. Esse questionário foi dirigido a todos os professores que fazem parte do corpo docente da Escola Secundária de Valbom. Para a realização do inventário dos equipamentos que a escola possui, foi-me facultado um inventário de todos os equipamentos tecnológicos existentes na respetiva escola. A análise desse inventário evidenciou, que a escola possui uma grande quantidade e diversidade de equipamentos, permitindo assim que os seus docentes os usem de forma regular quer na planificação e preparação de aulas, quer em ambiente curricular. No entanto, a escassa quantidade de alguns equipamentos nas salas de aula não possibilita a utilização mais frequente das TIC em ambiente sala de aula. O interesse demonstrado pelos professores em aprenderem mais sobre as aplicações das TIC e a existência de atitudes positivas na sua utilização, demonstram que estes continuam recetivos em integrar as TIC nas suas práticas de ensino. Para que estas atitudes positivas se mantenham é necessário apostar em formação inicial ou contínua, que permita elevar o grau de conhecimento dos professores nesta área.

Keywords

Tecnologia da informação, Sociedade do conhecimento, Sociedade da informação, Potencialidades pedagógicas, Teoria de aprendizagem, Modelos de ensino-aprendizagem, Formação em TIC, TMTICE

Document Type

Master thesis

Publisher Version

Dataset

Citation

Pinto, T.M.L.V. (2012). Retratar o contexto das tecnologias de informação e comunicação no ensino secundário: Um estudo sobre a utilização, formação e equipamentos existentes numa escola do ensino secundário. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/542.

Identifiers

TID

Designation

Access Type

Open Access

Sponsorship

Orientação: Prof.ª Doutora Sónia Rolland Sobral.

Description

Dissertação de Mestrado em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.