Contributos educativos para evitar o stresse profissional nos terapeutas ocupacionais.
dc.contributor.advisor | Azeredo, Zaida, orientador científico | |
dc.contributor.author | Ferreira, Carla Maria Gomes | |
dc.date.accessioned | 2016-07-20T14:34:27Z | |
dc.date.available | 2016-07-20T14:34:27Z | |
dc.date.issued | 2014-05-12 | |
dc.date.submitted | 2013-10 | |
dc.description.abstract | As profundas mudanças no mundo do trabalho à escala mundial, têm gerado um aumento vertiginoso de doenças relacionadas com o trabalho, nomeadamente o stresse, com um forte impacto na saúde dos trabalhadores, das organizações onde trabalham e da sociedade em geral (Eurofound, 2012; ILO, 2011; Lundberg & Cooper, 2011). O contexto de saúde apresenta particularidades, já que afeta não só a saúde dos seus profissionais, como também poderá afetar os cuidados daqueles que recorrem aos seus serviços (Cooper, Dewe, & O'Driscoll, 2001; NIOSH, 2008; Sacadura-Leite & Uva, 2012). A aprendizagem ao longo da vida, em que as competências e conhecimento do indivíduo se desenvolvem de forma ininterrupta nas várias dimensões da sua vida ao longo de um continuum educativo, nas várias modalidades de aprendizagem, formal, não formal e informal, nunca foi tão valorizada como no atual contexto da nossa sociedade (Antunes, 2008; Pires, 2005; Comissão Europeia, 2000). A literatura mostra que as competências para lidar em situações de stresse podem ser aprendidas e desenvolvidas (Frydenberg, 1996; Lipp, 2009), dando-se cada vez mais atenção ao desenvolvimento de currículos escolares que promovam estas competências. Conhecer as fontes e o nível global de stresse que afeta a classe dos profissionais de Terapia Ocupacional (TO), identificando quais as competências que consideram importantes para lidar com o Stresse Relacionado com o Trabalho (SRT), propondo ações no âmbito da educação para a sua prevenção, constitui a finalidade deste estudo. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Ferreira, C.M.G. (2014). Contributos educativos para evitar o stresse profissional nos terapeutas ocupacionais. (Tese de doutoramento), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1574. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101430353 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/1574 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Stresse profissional | pt_PT |
dc.subject | Terapeutas ocupacionais | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject.fos | Education | pt_PT |
dc.title | Contributos educativos para evitar o stresse profissional nos terapeutas ocupacionais. | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
thesis.degree.name | Doutoramento em Educação. | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1