I2P - Teses de Doutoramento / PhD Thesis
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A colecção reúne Teses de Doutoramento em suporte digital, aprovadas pela Universidade Portucalense nesta área do conhecimento. Esta colecção não reúne todas as Teses aprovadas pela UPT. Para conhecer as teses em papel consulte o catálogo bibliográfico da UPT.
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Item Acesso Aberto Contributo para o estudo da liderança escolar: Um estudo sobre os diretores das escolas não agrupadas/agrupamentos dos distritos de Viana do Castelo e de Braga(2014-12-10) Barbosa, Maria Margarida da Rocha; Machado, Eusébio André, orientador científicoA problemática da liderança escolar tem sido objeto de particular atenção reflexiva e empírica, em particular nos anos 80 do século passado, devido em larga medida à sua ligação intrínseca não só ao desenvolvimento em torno das teorias das organizações, mas também à ideia de ser uma condição de sucesso do serviço prestado pelas escolas. Com efeito, existe uma aturada investigação sobre liderança escolar, tendo em conta a sua relação com a “organização escolar” (cultura, comunicação, clima, normas, práticas, etc.) e o modo como se configura em termos de modelos/estilos, tais como os que são apresentados por Glanz (2003) e Bass e Avolio (2004). Neste sentido, o presente estudo pretende conhecer a forma como a gestão das escolas não agrupadas e agrupamentos se está a desenvolver no presente quadro normativo (Decreto-lei nº75/2008, de 22 de abril e alterações), sobretudo no que concerne à caraterização do modelo/estilo de liderança dos diretores de agrupamento e das escolas não agrupadas, respondendo, assim, à seguinte questão: que modelo/estilo de liderança desenvolvem os diretores das escolas não agrupadas e dos agrupamentos de escolas dos distritos de Viana do Castelo e de Braga? Para o efeito, utilizou-se um design/plano de investigação multimétodo, com a investigação a iniciar-se com uma abordagem quantitativa “major” (QUAN), na qual se recorreu ao inquérito por questionário de caracterização de estilo de liderança proposto por Glanz (2003) e ao inquérito por questionário Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ) de Bass e Avolio (2004). Posteriormente, desenvolveu-se uma abordagem de carácter qualitativo “minor” (QUAL), com base em cinco entrevistas realizadas a cinco diretores escolhidos ao acaso (n=5). Neste caso, trata-se de uma amostra constituída por 46 participantes (n=46). Os resultados permitem concluir que a maioria dos diretores participantes se enquadra no estilo de liderança “empático dinâmico”, cujo “carisma suave” se torna uma vantagem mútua, sendo o mais sensível às necessidades das pessoas, de acordo com Glanz (2003). Por outro lado, a aplicação do instrumento MLQ de Bass e Avolio (2004), corroborando empiricamente “a liderança transformacional” como a mais eficaz, demonstrou como principais resultados os relativos aos Comportamentos de Reforço Contingente da Liderança Transacional, da Gestão por Exceção – Ativa, também um atributo da Liderança Transacional e, finalmente, o atributo Gestão por Exceção-Passiva do estilo de Liderança Laissez-Faire.Item Acesso Restrito Organização escolar e sucesso educativo: Que relação? Um estudo de caso(2014-07-23) Macedo, Fernanda Maria Rodrigues da Silva; Moreira, Jacinta Rosa, orientador científicoItem Acesso Aberto Avaliação de projetos de educação para a saúde em escolas secundárias com 3º ciclo: Uma proposta de modelização(2013) Motta, Maria Lucinda Ferreira Miranda Vasconcelos; Alves, Maria Palmira Carlos, orientador científicoA escola, dada a sua integração na comunidade, constitui-se, atualmente, como um espaço favorável à implementação das políticas de Educação para a Saúde (EpS). Tendo como principal referente a política educativa atual, que tornou obrigatória, desde 2005, a abordagem desta área em todas as escolas e em todos os níveis de ensino, esta investigação tem como principal objetivo compreender de que forma os projetos de EpS (PEpS) estão a ser elaborados, nomeadamente, se a sua elaboração tem como suporte alguma modelização. Tendo como referente teórico o modelo de avaliação proposto por Stufflebeam em 1960, para avaliação de projetos, o modelo CIPP, elegemos a nossa problemática: em que medida o modelo de avaliação CIPP pode contribuir para uma referencialização da avaliação dos PEpS em contexto escolar e ajudar na sua elaboração, com vista a uma maior eficácia? Dela emergiram outras questões subsidiárias: em que medida está a ser valorizada a temática da EpS no processo de desenvolvimento curricular? em que medida os PEpS se enquadram nas políticas educativas vigentes? de que modo os contextos específicos das escolas têm influência na elaboração dos PEpS? qual o grau de envolvimento/participação dos diferentes atores da comunidade escolar (professores, alunos, pais, encarregados de educação, assistentes operacionais, técnicos externos) na elaboração dos PEpS? de que forma as populações-alvo foram consultadas para a definição de prioridades? que modalidades, tempo e instrumentos de avaliação estão previstos nos PEpS? Para responder à problemática, formulámos o seguinte objetivo geral: desenvolver critérios e indicadores que contribuam para a construção de um quadro de referências de avaliação de PEpS em contexto escolar, tendo por base o modelo CIPP. Circunscrevemos a análise a duas das componentes do modelo CIPP, o Contexto e o Input, decisão validada por Stufflebeam, após contacto via e-mail. A metodologia de natureza qualitativa revelou-se a mais adequada à natureza interpretativa do estudo. Os procedimentos utilizados envolveram, num primeiro momento, a revisão da literatura no âmbito dos conceitos de Promoção de Saúde, Educação para a Saúde, Metodologia de Projeto e Modelo de avaliação CIPP; num segundo momento, a constituição de um corpus documental que incluiu os normativos que enquadram a temática em estudo e 18 PEpS de escolas públicas básicas e secundárias da área metropolitana do Porto e, num terceiro momento, a realização de entrevistas individuais a 6 diretores e a 6 CEpS, das escolas participantes. Os documentos (normativos e PEpS) foram analisados com recurso à análise documental e os dados das entrevistas à análise de conteúdo. Os resultados desta investigação demonstram que a EpS é uma temática intemporal, emergente e com potencial ao nível do currículo; as modificações sobre a Promoção da Saúde e a Educação para a Saúde, determinadas pelo macrossistema, tiveram uma influência notória nas práticas dos professores e nas dinâmicas das escolas; as escolas seguem os referentes normativos aquando da elaboração do PEpS; é incontestável a necessidade e a importância dos referentes contextuais, de cada escola em particular, para a eficácia dos PEpS; a maioria do trabalho está centralizada nos docentes, dificultando a consecução de algumas atividades e inviabilizando outras, colocando em risco o sucesso do projeto; a população-alvo raramente é consultada, priorizando-se como essenciais as áreas definidas nos normativos; embora os PEpS não sigam nenhuma modelização, integram, naturalmente, elementos próprios de modelos de avaliação já testados. Encontramos vantagens da existência de uma modelização que sirva de referente na fase de elaboração do PEpS, pelo que terminámos com uma proposta de modelização, a utilizar de uma forma adaptada a cada contexto, pois devemos ter prudência para não conferir legitimidade científica, através da avaliação, nunca a usando de uma forma acrítica, mas sempre de uma maneira crítica e reflexiva. Desejamos que os PEpS se constituam como um contributo a uma escola Promotora de Saúde, a políticas escolares saudáveis, ao desenvolvimento de competências individuais de saúde, à interação com a comunidade e à articulação com os serviços de saúde.Item Acesso Aberto Comunidade e adaptação de serviços a idosos: Diagnosticar para educar.(2014-12-09) Moura, Pedro António Gonçalves da Silva; Azeredo, Zaida, orientador científicoO envelhecimento demográfico é uma realidade nas sociedades ocidentais, devido ao aumento da longevidade e baixa de natalidade.O presente estudo centra-se nos indivíduos com idade igual ou superior a 55 anos de idade que, recorrendo ao questionário da Organização Mundial de Saúde "Lista de verificação de Características Fundamentais das Cidades Amigas das Pessoas Idosas" procura avaliar o quanto o concelho de Celorico de Basto é amigo das pessoas idosas tendo em consideração oito áreas: Espaços exteriores e edifícios; Transportes; Habitação; Participação social; Respeito e inclusão social; Participação cívica e emprego; Comunicação e informação; e, Serviços comunitários e saúde. Pretendemos também, saber qual a opinião dos inquiridos relativamente a outras áreas como, o Apoio social, Lazer/bem-estar, Informação/educação, Ações educativas, Informação/bem-estar, e Atividade lúdicas. O principal objetivo deste estudo é conhecer a situação atual dos idosos no concelho de Celorico de Basto e propor estratégias de intervenção para melhorar a sua qualidade de vida. No estudo, constatamos que a grande parte dos inquiridos sentiu a necessidade de esclarecer, logo de ínicio, que gosta do concelho, que se sente bem e feliz por residir no mesmo, talvez com o facto de os inquiridos terem vivido em Celorico de Basto durante a maior parte das suas vidas.Item Acesso Aberto Trabalho colaborativo entre docentes num território educativo de intervenção prioritária: Estudo de caso.(2015-07-24) Leite, Fernanda Margarida Monteiro da Silva Ferreira Bastos; Lobo, Cristina Costa, orientador científicoEste estudo segue a linha dos estudos de diversos autores, entre eles, Alarcão (1996, 2000, 2000b, 2001, 2003, 2009), Roldão (1999, 1999a, 1999b, 2000, 2007, 2007b), Abelha (2008, 2011, 2014), Hargreaves (1998, 2001, 2002), Costa Lobo (2011, 2014) e Seco (2009), e cumpre o propósito de estudar o trabalho colaborativo entre os docentes do Agrupamento de Escolas D. Pedro I. Participaram os professores do Agrupamento supramencionado, situado na freguesia de Canidelo, concelho de Vila Nova de Gaia e distrito do Porto. Este Agrupamento faz parte dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). Deste estudo fizeram parte 87 docentes do género feminino e 19 do género masculino, com idades compreendidas entre os 32 e 63 anos. A maior parte dos inquiridos situa-se ente os 7 e os 18 anos de serviço e, no que diz respeito às habilitações académicas, 82,1% são licenciados. Sessenta e seis por cento dos professores deste Agrupamento pertencem ao Quadro de Agrupamento, 25,5% ao Quadro de Zona Pedagógica e somente 8,5% são contratados. Relativamente ao cargo desempenhado, destacam-se os diretores de turma, com 51,9%. Neste estudo rentabilizou-se, essencialmente, o instrumento de trabalho de inquérito por questionário, que nos pareceu o mais adequado tendo em conta o tipo de investigação que se pretendia. Realizou-se, ainda, a análise psicométrica da parte do instrumento utilizado no que diz respeito à escala de satisfação com as dinâmicas de trabalho docente, que nos permitiu a sua validação e confirmar o grau de fiabilidade do instrumento usado. Então, utilizámos um design metodológico do tipo quantitativo, começando por selecionar a amostra pretendida e, a partir da entrega e recolha das respostas ao inquérito, estudar as diferentes opiniões dos professores pertencentes ao contexto educativo em estudo, acerca das suas representações sobre as dinâmicas de trabalho colaborativo e das suas conceções sobre conceitos como currículo, gestão curricular, desenvolvimento curricular e projeto educativo. As informações recolhidas foram submetidas a análises estatísticas, com o apoio da ferramenta informática de cálculo SPSS (Statistical Package for the Social Sciencies), versão 22. Perante os resultados obtidos somos então confrontados com o alcance do objetivo inicial deste estudo, isto é, a compreensão da apropriação dos respondentes relativamente aos conceitos já elencados, compreensão da gestão que fazem do currículo a nível de subdepartamentos, coordenações de ano, conselhos de turma e unidades educativas, caracterização das dinâmicas de trabalho também a nível da gestão curricular e avaliação das alterações manifestas ao nível da satisfação dos docentes com a dinâmica de trabalho mediante as características pessoais e profissionais dos inquiridos, tendo ficado bem patente o espírito de trabalho em equipa, com a elaboração de vários projetos em conjunto, o que vai na linha de pensamento de vários autores referidos relativamente ao trabalho colaborativo, e que se reflete na qualidade do ensino / aprendizagem. Em suma, este Agrupamento, pelos resultados deste estudo, pode ser considerado um exemplo de boas práticas colaborativas, com uma gestão eficaz e uma liderança que apoia, incentiva e motiva os seus docentes. Posto isto, concluímos que, para que haja uma verdadeira intervenção no domínio da educação, é necessário prosseguir no investimento da formação do corpo docente, deste e de outros Agrupamentos, com particular importância e particular relevo nas temáticas de aprendizagem colaborativa, da gestão do ensino em articulação com o exercício pedagógico e do desenvolvimento curricular. Esta investigação deixa em aberto potenciais cenários futuros de investigação e intervenção no domínio da escola reflexiva, privilegiando as culturas escolares de referência.Item Acesso Aberto Aprendizagens autênticas nas Ciências da Natureza do 2.º Ciclo do Ensino Básico.(2015-03-17) Silva, Sara Aboim; Silva, Maria João de Jesus Duarte, orientador científicoEsta investigação pretendeu contribuir para a qualidade do ensino e aprendizagem das Ciências da Natureza no 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.º CEB), O problema deste estudo centra-se na constatação da necessidade de apoiar o desenvolvimento de tarefas que resultem em atividades e aprendizagens autênticas nas Ciências da Natureza no 2.º CEB, nomeadamente no que se refere ao trabalho experimental e à interligação de grandezas ambientais no processo de caracterização do meio. Com base neste problema definiram-se as questões de investigação (QI): QI1 - Que papéis pode desempenhar a utilização conjunta dos sentidos e dos sensores, nas atividades autênticas de caracterização do meio?; QI2 - Que práticas epistémicas (PE) são desenvolvidas pelos alunos na realização de atividades autênticas e qual a mediação do professor nesse processo?; QI3 - As atividades autênticas propiciam a significação de conceitos abstratos pelas crianças?; QI4 - Que dificuldades/desafios sentem os professores na implementação de tarefas autênticas? O marco teórico deste estudo centra-se na abordagem das aprendizagens autênticas e, portanto, nas abordagens construtivistas do ensino e aprendizagem reconhecendo: a relevância das conceções e conhecimentos prévios dos alunos; a importância de dar aos alunos um papel ativo na construção do conhecimento e ao professor um papel mediador; as potencialidades das estratégias de resolução de problemas do quotidiano e do ensino experimental das ciências. Face ao problema e às questões de investigação, optou-se por uma abordagem do tipo qualitativo, baseada em quatro estudos de caso, com traços de investigação-ação. As professoras participantes conceberam situações formativas que integraram tarefas autênticas de caracterização do meio e implementaram-nas, com os seus alunos, recorrendo ao trabalho experimental e ao uso conjunto de sentidos e sensores. Os resultados obtidos foram analisados e discutidos, com recurso à elaboração de narrações multimodais e a uma análise de conteúdo, permitindo retirar as seguintes conclusões: - O uso dos sentidos e dos sensores constituíram uma estratégia importante para o desenvolvimento de atividades autênticas de caracterização ambiental e, nomeadamente, de práticas epistémicas (PE) pelos alunos; - Em todos os estudos de caso, os alunos desenvolveram PE como descrever, formular questões, fazer estimativas/previsões, usar sensores, interpretar, organizar informação e relacionar, nas atividades que resultaram das tarefas autênticas propostas. As PE mais complexas como formular questões, controlar variáveis, formular hipóteses, e criar representações, ocorreram com menos frequência do que as outras PE; - As diferentes PE ocorreram frequentemente na sequência da mediação das professoras, nomeadamente das ações: contextualizar a situação problema; apresentar a tarefa sob a forma de desafio; formular questões, estimulando a partilha de ideias e valorizando o pensamento dos alunos; respeitar e incentivar a autonomia dos alunos; sintetizar informação; orientar e apoiar os alunos no desenvolvimento das tarefas; apresentar/disponibilizar recursos; e realizar avaliação formativa; - O uso dos sentidos e dos sensores com mediação docente apoiou os alunos no estabelecimento de transições graduais de representações mais concretas para representações mais abstratas dos fenómenos em estudo; - A mediação docente estabeleceu pontes entre o concreto e o abstrato, tendo as PE sido indicadoras do desenvolvimento do pensamento abstrato nas crianças; - As professoras constataram que as tarefas autênticas, pela sua natureza investigativa, se revelaram motivadoras, tendo, no entanto colocado desafios de gestão do tempo.Item Acesso Aberto Avaliar o impacto do portátil Magalhães no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no concelho de Matosinhos: Fatores de (des)motivação nos agentes educativos(2014-05-12) Miguel, João Paulo da Silva; Machado, Eusébio André, orientador científico; Durão, Natércia, orientador científicoO presente estudo apresenta os resultados de um trabalho de investigação, sob a designação de “Avaliar o impacto do portátil Magalhães no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no concelho de Matosinhos: fatores de (des)motivação nos agentes educativos”, estudo este que é o resultado da procura de enquadramentos, contributos teóricos e metodologias fundamentais no âmbito de vários projetos de inclusão das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no processo educativo. Em Portugal, desde a sua implementação, o Plano Tecnológico (PT) constituiu-se como um tema central nas múltiplas discussões educacionais. Trata-se de um plano que trouxe uma série de mudanças para a sociedade portuguesa, tendo como objetivo responder às “pressões” de modernização muito frequentes nas retóricas políticas. Este plano determinou um conjunto de estratégias com vista à mudança, ao conhecimento e à competitividade, baseado na promoção de novos conhecimentos, da tecnologia e da inovação, abrangendo empresas, famílias e as demais instituições, incluindo as de ensino, existentes no nosso país. Inserido nas medidas do PT, encontra-se o programa e-escolinhas, no âmbito do qual cerca de meio milhão de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico receberam o portátil Magalhães. Partindo do princípio que o uso do portátil Magalhães, em contexto educativo, é hoje uma mais-valia para todos os agentes educativos (alunos, professores e encarregados de educação), os desafios da mudança educativa, embora claros para alguns, parecem não ser fáceis de vencer para outros, sendo necessário avaliar e medir de forma quantitativa as opiniões dos diferentes agentes relativamente à motivação, uso e importância atribuída. Neste sentido, problematiza-se através da questão de partida sobre a avaliação do impacto do portátil Magalhães nos diferentes agentes educativos e quais os fatores de motivação/desmotivação perante a sua utilização. No que respeita às opções metodológicas, este estudo desenvolveu-se de acordo com um referencial cientifico e realizamos uma investigação ex-post-facto, predominantemente de natureza descritiva/quantitativa, recorrendo ao inquérito por questionário (n= 682), onde os dados resultantes dos inquéritos foram tratados e analisados com recurso ao software estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). De um modo geral, os resultados obtidos neste estudo revelaram que não é suficiente, por si só, ter acesso a ambientes tecnológicos, é necessário também que a escola forme alunos autónomos, críticos e criativos dotados de capacidades para usarem as tecnologias como forma de conhecimento e de emancipação social. Por outro lado, este estudo permitiu avaliar e identificar as diferenças e semelhanças entre os diferentes agentes educativos envolvidos, proporcionando a cada um deles um olhar sobre o impacto do portátil Magalhães como fator de (des)motivação para o processo de ensino-aprendizagem.Item Acesso Restrito A escola continua aqui: Intervenção educativa em contexto hospitalar.(2014-06-30) Figueiredo, Joana Sofia Sousa; Cardoso, Sílvia Castro, orientador científicoA universalização do direito à educação constitui uma das conquistas mais significativas resultantes da modernização das sociedades, conferindo à liberdade para aprender - enquanto expressão do desejo de construção pessoal e social - fator fundamental de concretização dos direitos cívicos e políticos. Intitulado A Escola continua aqui: Intervenção educativa em contexto hospitalar, o presente estudo, com o foco na escolaridade obrigatória, visa contribuir para a concretização do direito ao acesso à educação escolar, por crianças/jovens hospitalizados, por tempo prolongado e impedidos de frequentar a sua escola do ensino regular, por motivo de doença. Como ponto de partida quisemos saber que medida educativa e decisões locais poderão proporcionar a realização efetiva do direito ao acesso à educação escolarizada em situação de hospitalização. Paralelamente com o trabalho de campo, procedemos à compreensão do estado da arte sobre a temática em estudo, de um modo geral, para perceber a importância dada à educação escolar como direito universal, questionando sobre o caminho que Portugal tem sido seguido para integrar debates e tendências internacionais, fundadas na “educação para todos”, pretensamente inclusiva e promotora do sucesso de todos e de cada um e alicerçada em princípios do dever, do direito e da igualdade de oportuni-dades. Isto porque, assumimos haver polissemia e multiplicidade de implicações nesta área de intervenção, com relevância fundamental para o papel do professor, agente curricular capaz de influenciar o sucesso ou insucesso das políticas educativas. Para tal, (re)visitámos a dimensão literária sobre o contexto hospitalar como espaço de educação, partilhando das experiências de outros investigadores (Fonseca, 1999; Ceccim, 1999; Carvalho, 2005; Lindquist, 1993) e procurando estabelecer um quadro de referências a nível mundial. Centrando o nosso olhar sobre o contexto português, verificámos a escassa bibliografia existente, bem como a legislação geral e específica, que estipula as opções de políticas educativas sobre a matéria em estudo, podendo apurar que as crianças/jovens com doença oncológica, sujeitos parciais deste estudo, vêem os seus direitos legislados ao ser criado o regime especial de proteção especial, em 2009. No entanto, verificámos que outras crianças/jovens com diferentes tipos de patologias não oncológicas continuam sem qualquer enquadramento legislativo de acesso e continuidade educativa quando hospitalizadas. Associamos estes resultados teóricos à compreensão de contextos hospitalares representativos da realidade nacional, no formato estudos de caso, cujo desenvolvimento da recolha e análise de dados foram ditando perceções pessoais, que foram sendo consolidadas com imersões teóricas. Através da exploração do paradigma metodológico qualitativo, configurado em termos estruturais num Estudo Multicaso, e em termos operacionais nos pressupostos da Teoria Fundamentada nos/dos Dados (Grounded Theory), refletimos sobre as não experiências, as experiências e as expectativas existentes, no sentido de produzir conhecimento organizado e de soluções adequadas para a efetivação do direito ao acesso e ao sucesso educativo, tendo por base as representações dos sujeitos e a necessidade de uma resposta institucionalizante e efetiva. Para tanto, tivemos como amostra seis hospitais públicos na forma de casos, do Continente e Ilhas, onde foram investigados documentos oficiais e sujeitos representativos dos profissionais de saúde (enfermeiros e médicos) que atuam no serviço de pediatria através da utilização de um inquérito por questionário (n=164), com o recurso à entrevista semi-estruturada recolhemos dados junto dos professores e educadoras de infância que atuam em contexto hospitalar (n=15), assim como dos pais das crianças/jovens com pelo menos quinze dias de hospitalização (n=14). A entrevista na modalidade de conversa informal e a observação informal foram as técnicas de recolha de dados aplicadas às crianças/jovens hospitalizados (n=14). Os resultados deste estudo refletem ausência de intervenção educativa estruturada e dirigida às crianças/jovens em situação de doença prolongada com internamento hospitalar, em território português, e sugerem a necessidade de uma reação proativa dos Sistemas Nacionais de Saúde e Educação para a manutenção do direito e do dever à educação que está a ser vedada a estes cidadãos. Pensamos ser urgente desencadear um processo de ajustamento socioeducativo capaz de conferir o direito de aprender a todos os cidadãos independentemente da sua condição de saúde, no qual julgamos importante uma efetiva articulação entre o Hospital, a Família, a Escola e o Estado, desencadeador de um processo de assunção da situação existente e de produção de meios e sinergias para dar combate ao que consideramos um problema socioeducativo nacional capaz de pôr em causa os direitos humanos. Trata-se de efetivar processos educativos regulares da criança/jovem hospitalizada/o, implicando determinação política, social, organizacional, apoiados na cooperação e de articulação institucional. Em primeiro lugar, dotar de meios humanos e materiais apropriados e suficientes e, em segundo lugar, imprimir a ação e o desejo de mudança, permitindo-se a estes cidadãos a liberdade de aprender e do desenvolvimento da consciência crítica, impulsionadora da melhoria das condições de vida, de educação e do bem-estar destes, no espaço de liberdade conquistado por e neste país.Item Acesso Aberto Práticas de colaboração e reflexão em contexto de formação inicial de professores: Um estudo de caso.(2014-11-19) Monteiro, Cecília; Machado, Eusébio André, orientador científicoEsta tese consiste num estudo de caso sobre práticas de colaboração e reflexão desenvolvidas num núcleo de estágio pedagógico da disciplina de francês, constituído por uma supervisora e uma estagiária, no contexto da formação inicial de professores. Partindo do princípio de que a supervisão pode constituir-se como uma atividade colaborativa e reflexiva, pretendemos com este estudo, dentro de um referencial teórico, observar, analisar e interpretar práticas de colaboração e reflexão, assim como verificar o modo como estas poderão contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores estagiários. No atual quadro das políticas educativas, esta temática reveste-se de elevada pertinência, na medida em que as práticas de colaboração e reflexão poderão ser instrumentos valiosos para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores e, consequentemente, para o desenvolvimento dos seus alunos, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ensino e da inovação pedagógica. As questões levantadas, os objetivos desta investigação bem como o objeto de estudo implicam a opção por uma metodologia de tipo qualitativo e interpretativo com base num estudo de caso. Os dados foram recolhidos através da observação não-participante, da entrevista semiestruturada e da análise de documentos. Para tratamento dos dados recorremos à análise de conteúdo. Os resultados permitem evidenciar que o seminário de orientação pedagógica na escola aparece como um potencial espaço para a prática colaborativa e reflexiva e consequentemente para o desenvolvimento pessoal e profissional da futura professora. Os dados obtidos ainda sugerem que os encontros da pré-observação e da pós-observação, do ciclo da supervisão, criam oportunidades de práticas de colaboração e reflexão entre a supervisora e a estagiária, através da problematização emergente da planificação das aulas assistidas, das atividades extracurriculares e da análise da prática pedagógica.Item Acesso Aberto Contributos educativos para evitar o stresse profissional nos terapeutas ocupacionais.(2014-05-12) Ferreira, Carla Maria Gomes; Azeredo, Zaida, orientador científicoAs profundas mudanças no mundo do trabalho à escala mundial, têm gerado um aumento vertiginoso de doenças relacionadas com o trabalho, nomeadamente o stresse, com um forte impacto na saúde dos trabalhadores, das organizações onde trabalham e da sociedade em geral (Eurofound, 2012; ILO, 2011; Lundberg & Cooper, 2011). O contexto de saúde apresenta particularidades, já que afeta não só a saúde dos seus profissionais, como também poderá afetar os cuidados daqueles que recorrem aos seus serviços (Cooper, Dewe, & O'Driscoll, 2001; NIOSH, 2008; Sacadura-Leite & Uva, 2012). A aprendizagem ao longo da vida, em que as competências e conhecimento do indivíduo se desenvolvem de forma ininterrupta nas várias dimensões da sua vida ao longo de um continuum educativo, nas várias modalidades de aprendizagem, formal, não formal e informal, nunca foi tão valorizada como no atual contexto da nossa sociedade (Antunes, 2008; Pires, 2005; Comissão Europeia, 2000). A literatura mostra que as competências para lidar em situações de stresse podem ser aprendidas e desenvolvidas (Frydenberg, 1996; Lipp, 2009), dando-se cada vez mais atenção ao desenvolvimento de currículos escolares que promovam estas competências. Conhecer as fontes e o nível global de stresse que afeta a classe dos profissionais de Terapia Ocupacional (TO), identificando quais as competências que consideram importantes para lidar com o Stresse Relacionado com o Trabalho (SRT), propondo ações no âmbito da educação para a sua prevenção, constitui a finalidade deste estudo.Item Acesso Aberto A perceção das escolas sobre a avaliação externa e o seu impacto nos resultados escolares dos alunos.(2015-05-20) Ferreira, Filipa Maria Patrão da Cruz; Lopes, Maria Celeste, orientador científicoA questão basilar que orientou esta investigação foi a de compreender em que medida a Avaliação Externa das Escolas contribui para a melhoria organizacional dos agrupamentos de escolas dos dois distritos do Minho: Braga e Viana do Castelo. A metodologia utilizada neste trabalho foi mista, embora se destaque a metodologia quantitativa na recolha dos dados, realizada através de inquérito por questionário. Os resultados revelaram que o Modelo de Avaliação Externa é complexo, valoriza muito os resultados escolares, não contempla os contextos socioeconómicos das escolas na avaliação e não contribui para que estas desenvolvam a sua autonomia. As três principais mudanças verificadas nos agrupamentos com Avaliação Externa foram: a criação de níveis de exigência mais elevados no desempenho global dos agrupamentos; o envolvimento destes com a comunidade local; e uma melhoria ao nível do trabalho colaborativo dos docentes. Como principais fatores de bloqueio à implementação dos processos de autoavaliação de escola temos: a falta de formação específica; de orientação; e de apoio prestados às equipas de autoavaliação. As aprendizagens e os resultados escolares dos alunos não apresentaram melhorias com a Avaliação Externa; a construção da autonomia das escolas tem sido marcada por um processo lento; o sistema educativo ainda está muito centralizado, dificultando o seu desenvolvimento. Existem discrepâncias relativamente à finalidade da Avaliação Externa pretendida pela Inspeção Geral de Educação e Ciência e a que é percecionada nas escolas. O estudo permite afirmar que a principal evidência desta investigação é que as mudanças organizacionais trazidas pela Avaliação Externa das Escolas são pouco significativas e não trouxeram melhorias nos resultados escolares dos alunos. Uma das principais conclusões é a falta de formação em avaliação, não só dos elementos da Equipa de Autoavaliação de Escola, mas também da generalidade dos docentes.Item Acesso Aberto Impacto dos testes intermédios de língua portuguesa do 1ºciclo nas práticas dos professores.(Universidade Portucalense, 2015-02) Mendes, Rita Susana Bastos de Oliveira; Machado, Eusébio André, orientador científicoEm Portugal, no ano letivo 2010/2011, foram introduzidos no 1ºciclo do ensino básico, os Testes Intermédios de Língua Portuguesa (TILP). Os TILP apresentam-se como um processo de avaliação de origem externa que, de acordo com indicações do Gabinete de Avaliação Educacional, pretendem diagnosticar precocemente as dificuldades dos alunos nestas áreas de forma a poder orientar a intervenção pedagógica. Os TILP são de natureza facultativa mas, não obstante, revestem-se das mesmas características de qualquer outro instrumento de avaliação externa, sendo realizados a nível nacional, à mesma hora, corrigidos com base nos mesmo critérios e comparados em termos de resultados numa lógica normativa. Ora, o presente estudo incidiu nesta problemática e teve como principal objetivo avaliar o impacto dos TILP nas práticas dos professores, tentando perceber até que ponto se mobilizam em função da realização deste processo de avaliação externa. Assim, estabeleceram-se as seguintes questões de investigação: no que diz respeito aos materiais de apoio, será que os professores selecionam esses mesmos materiais sob o ponto de vista da utilidade que possam ter relativamente à prestação dos alunos neste tipo de testes? Será que há alguma alteração na gestão dos currículos e na forma de planificação e preparação das aulas? Será que as práticas de ensino têm como referência o sucesso na realização dos testes intermédios? Será que os professores alteram as suas conceções de avaliação bem como os instrumentos que usam na avaliação dos seus alunos? Até que ponto os resultados dos alunos obtidos nos testes intermédios são importantes na alteração das práticas de ensino? Que tipo de reflexão é feita tendo em conta os testes intermédios? Será, em suma, que os professores reservam alguma importância para os testes intermédios tendo em conta que, atualmente, para além de não serem de carácter obrigatório, não têm efeitos na progressão dos alunos? Definido o corpus da análise, optou-se por uma metodologia de pendor qualitativo. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa documental sobre o estado da arte, através da qual foi definido um referencial de investigação que serviu de base à construção das entrevistas a aplicar aos intervenientes. Assim, foram realizadas entrevistas estruturadas a um conjunto de onze docentes (n=11) do 1ºciclo pertencentes a dois agrupamentos de escolas de São João da Madeira e que tinham a particularidade de já terem sido aplicadores de TILP. Optou-se também pela observação participante e elaboração de diário de bordo. A informação recolhida, quer através das entrevistas, quer através da observação participante da qual resultou o diário de bordo, foram alvo de análise de conteúdo. Os resultados obtidos confirmam que a realização dos TILP no 2ºano de escolaridade tem muito impacto, uma vez que os professores se mobilizam no sentido de dar resposta à avaliação externa. O impacto verifica-se, sobretudo, no plano das práticas de ensino e de avaliação, bem como na adoção de manuais e ações de formação. Considerando a prova de avaliação externa, os professores passam a direcionar a sua prática em função dos TILP. As práticas dos professores passam a estar ao serviço da avaliação externa, à qual se submetem quer em termos de atividades e estratégias, quer em termos de avaliação.Item Acesso Aberto Perceções do sistema de gestão de recursos humanos e o papel da confiança organizacional(Universidade do Minho, 2014-01) Ferreira, Ana Teresa; Keating, José, orientador científico; Silva, Isabel Maria Soares da, orientador científicoA gestão de recursos humanos (GRH) é um fenómeno organizacional complexo e multi-dimensional (Keating, 2007). Define regras, estrutura procedimentos entre os colaboradores e as organizações, pode ser formalizada ou não, e possui diferentes objetivos organizacionais. A compreensão do seu impacto, quer ao nível dos colaboradores, quer ao nível das organizações, é consequentemente complexa e continua a não ser compreendida de forma inequívoca. Na tentativa de ultrapassar alguns destes obstáculos, tem sido sugerido a mudança do foco de pesquisa, passando de uma abordagem centrada no conteúdo da GRH para uma abordagem centrada nos processos e/ou dinâmicas psicossociais envolvidas na GRH (Bowen & Ostroff, 2004). A presente dissertação pretende contribuir para o desenvolvimento desta área. O modelo de análise presente ao longo de todo o trabalho privilegia o estudo do detalhe processual na operacionalização do sistema de gestão de recursos humanos (SGRH) e centra-se em processos psicossociais que sejam fundamentais na compreensão da GRH. O objetivo geral desta dissertação é a compreensão do SGRH e do seu impacto em dimensões psicológicas relevantes, neste caso, a confiança organizacional e o compromisso na sua vertente afetiva. Esta investigação desenvolveu-se em duas fases. A primeira foi uma fase qualitativa exploratória e o seu objetivo principal consistiu na compreensão dos processos de operacionalização do SGRH e fatores associados, em especial a confiança. Foram realizadas 14 entrevistas semiestruturadas a informantes chave, nomeadamente diretores da organização, diretores de recursos humanos, diretores do departamento financeiro e chefias operacionais, em 7 organizações. Os resultados da fase qualitativa realçaram a importância da função de Recursos Humanos (RH) no desenvolvimento do SGRH. Sugeriram que a função RH com influência e autonomia esforça-se por desenvolver uma relação que permita aumentar o ajustamento dos colaboradores nos processos de mudança presentes na operacionalização do SGRH. A importância específica da confiança nos processos de implementação do SGRH é diferente em organizações estruturalmente semelhantes (por exemplo, burocracias) que supostamente teriam padrões de operacionalização similares, ou os mesmos fatores associados. Os resultados desta fase inicial (estudo 1) sugeriram modificações teóricas no modelo de Bowen e Ostroff (2004), as quais foram incorporadas na fase seguinte, designadamente no estudo 2. A segunda fase foi quantitativa e baseou-se na aplicação de um questionário junto a 21 organizações do setor público e privado (industrial e serviços) e envolveu no total 1677 colaboradores. Esta fase quantitativa deu origem a dois estudos. No primeiro pretendeu-se responder aos seguintes objetivos: a) apresentar uma proposta téorica para a definição do construto “perceção do SGRH” baseado no modelo de Bowen e Ostroff (2004); b) desenvolver um instrumento; c) testar e validar empiricamente o modelo definido em a). Os resultados obtidos no estudo 2 confirmaram as propostas de modificação da concetualização teórica de Bowen e Ostroff (2004). O modelo final integra duas meta-dimensões que compõem a perceção do SGRH: a) a relação com os representantes da função RH e b) os efeitos do SGRH. É discutida teoricamente a possível cadeia atribucional da “perceção do SGRH” e a sua ligação com a regulação do comportamento dos colaboradores. No segundo estudo quantitativo, o estudo 3, foi utilizado o construto “perceção do SGRH” com as dimensões finais do modelo reformulado (resultado do estudo anterior), tendo sido o seu principal objetivo compreender a relação entre a “perceção do SGRH” e o impacto desta no compromisso organizacional afetivo, considerando o papel da confiança organizacional. Nesse âmbito, foram testados dois modelos contrastantes, um modelo moderador versus modelo mediador. Os resultados indicam que o construto “perceção do SGRH” e todas as suas subdimensões estão associadas à confiança organizacional. Duas destas sub-dimensões estão diretamente relacionadas com o compromisso organizacional afetivo. Todas são mediadas (total ou parcialmente) pela confiança organizacional na chefia. Embora o modelo moderador apresente uma interação significativa, o modelo mediador aparenta trazer mais informação à compreensão do processo e do papel da confiança no mesmo. Os resultados contribuem para a robustez do construto “perceção do SGRH” e para a compreensão do seu impacto na confiança e no compromisso. O conjunto dos resultados obtidos dá a conhecer uma nova concetualização do SGRH incidindo numa análise de processos. As relações organizacionais analisadas ao nível da interação pessoal e do detalhe parecem constituir bases necessárias ao envolvimento dos indivíduos nas organizações. Estas análises micro relacionais possivelmente podem ser generalizadas pelos indivíduos para macro perceções sobre o SGRH. Se considerarmos que o SGRH é um instrumento que demonstra o envolvimento organizacional (Whitener, Brodt, Korsgaard & Werner, 1998) parece claro que estes micro processos relacionais e psicológicos são necessários na ligação dos indivíduos às organizações e, consequentemente, na criação de uma relação de emprego que satisfaça colaboradores e organizações.Item Acesso Aberto "Lucere et Fovere" - Congregação das Irmãs Hospitaleiras (CONFHIC): Um estudo sobre o ideário educativo da Co-Fundadora Beata Maria Clara do Menino Jesus(Universidade Portucalense, 2015-05) Albuquerque, Ana Sílvia; Machado, Eusébio André, orientador científicoA ideia de tentar compreender de que forma um ideário educativo católico duma congregação específica, neste caso, a CONFHIC, se enraíza na sua cofundadora - Libânia do Carmo Galvão Mexia de Moura Telles e Albuquerque, mulher que nasceu e viveu no século XIX (nome em religião – Maria Clara do Menino Jesus) - que mereceu o reconhecimento universal da sua obra, e da sua pessoa, que conduziu à sua beatificação, e indagar sobre a viabilidade desse ideário na sociedade atual, marcada por uma forte secularização, lançou as bases para a presente investigação. Percorridos múltiplos documentos eclesiásticos para compreender o sentido da educação católica nas mensagens diretas dos mais altos dignitários da Igreja; inferindo sobre o carisma fundacional da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição que passou pela análise das polissemias de conceitos de projeto, cultura e ideário; revisitada a história portuguesa oitocentista, numa vertente que privilegia a relação entre a Igreja, Estado e Sociedade, para melhor avaliar e dar a conhecer o contexto histórico que conduziu a Igreja a reconhecer o mérito da obra da Beata Maria Clara do Menino Jesus; reconstruída a história de vida da cofundadora numa vertente que visou aferir a sua identificação com o cariz franciscano; evidenciados os aspetos da sua obra pedagógica e assistencial; por fim, procedeu-se à análise de conteúdo das reflexões retrospetivas e prospetivas - constituintes do corpus de estudo empírico – do conjunto de participantes (n=11) que vivenciaram a ação educativa e educacional da CONFHIC. No presente estudo, enquadrado numa metodologia de natureza qualitativa de cariz interpretativo, adequada ao estudo de caso, como estratégia de investigação optada, que utilizou como instrumento de recolha de dados, o «inquérito por entrevista estruturada», e como técnica de análise, a «análise de conteúdo», foram concebidos três patamares para aferir as correspondentes dimensões de vivência dos participantes do estudo: (i) Uma dimensão experiencial, na qual se pretendeu conhecer a experiência dos participantes enquanto alunos e, ou professores na Escola da CONFHIC, nomeadamente quanto aos métodos de ensino, nas relações interpessoais - colegas, docentes, educadores – em conformidade com a situação individual e ainda, se em tal vivência ocorreu alguma marca pessoal e social; (ii) Uma dimensão social, a qual visou compreender o impacto do projeto educativo no caminho existencial dos participantes, nomeadamente enquanto cidadãos, profissionais e na esfera familiar, ou seja, aferir se a experiência de aluno e, ou professor em Escolas da CONFHIC, se repercutiu na sua vida social e profissional, inclusivamente se lhe atribui utilidade; (iii) Uma dimensão crítica que almejou avaliar a pertinência do ideário e do projeto educativo da CONFHIC na atualidade, ou seja, sob um prisma crítico, aferir o sentido desse ideário e projeto educativo no mundo atual e qual a sua viabilidade, na perspetiva dos participantes. As conclusões apontam no sentido de uma viabilidade do ideário e projetos católicos em estudo, na sociedade atual, desde que sejam implementadas diversas estratégias que tenham em vista a cooptação de sinergias internas e externas à CONFHIC, no sentido de continuar a obra da cofundadora Beata Maria Clara do Menino Jesus.Item Acesso Aberto Para uma biblioteca do conhecimento: Aplicações da Web semântica à organização da informação em catálogos de acesso público.(Universidade Portucalense, 2015-05) Afonso, Maria Gorete Barroso; Nunes, Manuela Barreto, orientador científico; Andrade, António Manuel, orientador científicoA recuperação da informação contida nos Web OPAC (Online public access catalog) das bibliotecas enfrenta sérias limitações provocadas pelas características próprias dos instrumentos de organização e recuperação utilizados. Índices, thesauri e classificações tradicionalmente aplicados aos registos catalográficos apenas permitem recuperar o conteúdo bibliográfico ou documental existente, alheando-se da possibilidade de que essa recuperação possibilite, desde logo, um acesso a conhecimento expandido através das mesmas palavras-chave escolhidas para a pesquisa num dado catálogo. No entanto, a Web semântica permite a transformação destes modelos de acesso ao conhecimento em modelos de ontologias de nível superior. Surge assim a questão que leva ao desenvolvimento da presente tese de doutoramento, e que procura, em primeiro lugar, indagar sobre os mecanismos de representação do conhecimento mais adequados às bibliotecas públicas e, subsequentemente, sobre a possibilidade de desenvolver um produto específico aplicável a uma biblioteca pública em concreto. Apresentando como objetivo final o desenvolvimento de um produto tecnológico com as caraterísticas acima apontadas, a investigação aplicou uma metodologia de design science que levou à concretização de um protótipo aplicado e testado preliminarmente no catálogo do Fundo Local da Biblioteca Municipal de Montalegre. A metodologia adotada, cíclica e interativa, envolveu a cooperação interdisciplinar entre os campos da Ciência da Informação, da Informática e Computação e da Educação. O desenvolvimento do protótipo permitiu, numa primeira fase, transformar a informação encerrada no catálogo em linha da Rede Concelhia de Bibliotecas de Montalegre (RCBM) e cruzar devidamente essa informação com outras fontes, como por exemplo a DBpedia, num formato adequado à Web semântica, representado por triplos RDF (Resource Description Framework) que estabelecem relações definidas em ontologias, entre os recursos oriundos de diferentes fontes. Numa segunda fase, esses dados abertos e ligados, com identificadores únicos e universais (URIs), ficaram disponíveis para exploração a partir de uma plataforma de código aberto CKAN (Comprehensive Knowledge Archive Network) usada para o efeito; esta plataforma permite que um fluxo de Título: Para uma biblioteca do conhecimento: Apl icações da Web semânt ica à organização da informação em catálogos de acesso públ ico transformação em conhecimento fique disponível para ser explorado e apropriado por terceiros. Os resultados demonstraram as potencialidades do protótipo, tendo sido comprovada uma representação adequada através de um pequeno conjunto de pesquisas SPARQL (Protocol and RDF Query Language) que cruzam os dados do catálogo (em RDF) com os dados da DBpedia. Assim, uma pesquisa no OPAC sobre um determinado autor, permite aceder, não só às obras desse mesmo autor detidas ou acessíveis através da biblioteca, mas também a um conjunto de informação biobibliográfica, estudos, representações de imagens, etc., disponível na Internet e que concretiza o objetivo de expandir o conhecimento do utilizador através de uma simples pesquisa num catálogo. Todo o trabalho está documentado e é facilmente replicável por qualquer outra biblioteca que tenha um catálogo num formato da família MARC (Machine Readable Cataloging). Conclui-se pois que, não só a Web semântica permite tornar mais eficazes os serviços de recuperação da informação das bibliotecas, como essa possibilidade é replicável e possibilita uma maior cooperação em rede entre bibliotecas de uma mesma região, ou até nacionais e internacionais.Item Acesso Aberto Lógicas de participação dos docentes na formação contínua numa perspetiva de desenvolvimento profissional(Universidade Portucalense, 2015-05) Correia, Elsa Paula Mateus Costa; Machado, Eusébio André, orientador científicoO objetivo principal deste estudo é compreender as lógicas de participação dos docentes na formação contínua como fator de desenvolvimento profissional. Pretende-se, ainda, conhecer o impacto que as atuais condições de trabalho e as lideranças escolares têm na disponibilidade dos docentes para participarem na formação. Trata-se de um estudo de natureza interpretativa que se pode incluir na categoria de estudos de caso educacionais e foi levado a cabo em cinco escolas associadas do CFAE Marco Cinfães. O seu polo de interesse não é o caso dessas escolas nem deste CFAE em particular, mas sim a questão da formação de professores como fator de desenvolvimento profissional em Portugal. A informação necessária para este estudo foi recolhida através da aplicação de um inquérito por questionário aos professores das cinco escolas selecionadas e através da análise dos dados previamente obtidos com recurso aos inquéritos de opinião para avaliação pelos formandos das ações de formação do CFAE Marco Cinfães. As principais conclusões do estudo foram as seguintes: apesar das condições de trabalho nas escolas estarem significativamente piores do que há três ou quatro anos atrás, os docentes ainda estão disponíveis para investir razoavelmente na sua formação contínua. A maior parte deles acredita que a sua prática profissional melhora após a frequência de formação contínua, que eles consideram de extrema importância para a qualidade do seu desempenho profissional. O desenvolvimento profissional é indicado, por quase todos os participantes, como o principal fator de motivação para a frequência de formação contínua. O estudo inclui sugestões de investigação futura nesta área de estudo e sugere medidas que podem ser tomadas nos Centros de Formação de Associação de Escolas, nas Escolas e Agrupamentos e noutros centros de decisão.Item Acesso Aberto A formação inicial de professores do Ensino Básico e a geometria: um estudo de dois casos.(Universidade Portucalense, 2015-05) Couto, Angela Maria Pinto do; Vale, Maria Isabel Piteira do, orientador científicoNas últimas décadas a educação tem sofrido mudanças que ainda hoje se estão a tentar perceber. Alguns professores não se encontram preparados para as necessidades de uma sociedade em permanente transformação. Os resultados dos sistemas de avaliação nacionais e internacionais mostram um fraco desempenho dos nossos estudantes particularmente em relação à Geometria. São inúmeras as variáveis que intervêm nestes resultados mas a prática docente é decisiva. Nesta conjuntura a formação inicial e a formação contínua de professores assumem uma importância fundamental. A Geometria tem sido considerada como o conteúdo do currículo de matemática onde os alunos aprendem a raciocinar e a compreender a estrutura axiomática da matemática (NCTM, 2008). Como área favorável ao desenvolvimento do pensamento geométrico, a Geometria é um excelente recurso para representar e dar significado ao mundo que nos envolve (e.g., Abrantes, Serrazina & Oliveira, 1999; Battista, 2007; van Hiele, 1999; Veloso, 2008). E o seu ensino deve proporcionar a experimentação e a descoberta favorecendo o desenvolvimento de uma outra forma de raciocínio – o raciocínio geométrico. Este estudo, realizado no âmbito da unidade curricular (UC) de Geometria do curso de Licenciatura em Educação Básica de uma Escola Superior de Educação, teve como objetivo principal a identificação do conhecimento e do raciocínio geométrico dos futuros professores, num contexto natural de sala de aula, através da realização de testes de diagnóstico e da aplicação de um conjunto diversificado de nove tarefas desafiantes, bem como das suas atitudes em relação à Geometria. Enunciaram-se três questões orientadoras, a saber: (Q1) Como se pode caracterizar o conhecimento geométrico dos estudantes, identificando as principais dificuldades ao longo dos testes e das tarefas?; (Q2) Como se pode caracterizar, de acordo com os níveis de van Hiele, o raciocínio geométrico dos estudantes ao longo dos testes e das tarefas?; e (Q3) Que atitudes manifestam os estudantes em relação às tarefas que realizaram e à UC de Geometria? A investigação seguiu uma abordagem de natureza qualitativa de caráter descritivo e interpretativo. A recolha de dados, realizada numa turma do 2º ano, debruçou-se apenas sobre as quatro alunas que constituíam os dois grupos-caso. Os dados foram recolhidos em ambiente natural, durante as aulas da UC de Geometria que ocorreram no 2º semestre, recorrendo à observação da realização das tarefas propostas, às filmagens e gravações efetuadas, aos documentos produzidos pelos alunos (testes e tarefas) e às várias entrevistas realizadas aos grupos-caso. Antes da UC de Geometria os resultados deste estudo evidenciaram um baixo nível no conhecimento e compreensão de conceitos e de conhecimentos matemáticos exigidos no programa de matemática do ensino básico (ME, 2007). Estas fragilidades relevam a pouca importância que tem sido dada à Geometria no ensino básico e secundário parecendo querer evidenciar que o conhecimento anterior estaria mais memorizado do que compreendido. Após a UC de Geometria houve um nítido progresso no conhecimento e compreensão dos conceitos geométricos, na linguagem matemática utilizada e uma diminuição nos erros cometidos mostrando que os conceitos geométricos evoluem com a instrução. No raciocínio geométrico há a destacar que num dos grupos-caso a evolução foi de mais de um grau no respetivo nível de van Hiele. Este resultado é bem mais otimista pois a investigação mostra que após programas intensivos de Geometria esse progresso é de apenas um grau na aquisição dos níveis de van Hiele. As tarefas utilizadas neste estudo, para além de privilegiarem a componente visual, foram selecionadas de modo a poderem ser implementadas por estes alunos na sua futura atividade docente. O desempenho e a atitude dos grupos indicaram que tarefas que incluam o desafio, a componente visual e a aplicabilidade futura são determinantes para o envolvimento dos grupos e potenciam o desenvolvimento do raciocínio geométrico. Este estudo corroborou que a motivação do estudante para se envolver no processo de ensino e aprendizagem é crucial. A vontade de querer aprender, a pretensão de abraçar a carreira docente, a consciência das dificuldades e a vontade em as superar foram fatores que pesaram na predisposição afetiva positiva para a Geometria. Esta investigação permitiu recolher informação relevante para que se desenvolva uma reflexão aprofundada sobre a UC de Geometria e seu conteúdo, facilitando a sua reformulação e melhoria em aspetos relacionados com os temas a tratar e como os abordar.Item Acesso Aberto Trabalho colaborativo entre docentes num território educativo de intervenção prioritária: estudo de caso(Universidade Portucalense, 2015-04) Leite, Fernanda Margarida Monteiro da Silva Ferreira Bastos; Costa-Lobo, Cristina, orientador científicoEste estudo segue a linha teórica de diversos autores, entre eles, Alarcão (1996, 2000, 2000b, 2001, 2003, 2009), Roldão (1999, 1999a, 1999b, 2000, 2007, 2007b), Abelha (2008, 2011, 2014), Hargreaves (1998, 2001, 2002), Costa Lobo (2011, 2014) e Seco (2009), e cumpre o propósito de estudar o trabalho colaborativo entre os docentes do Agrupamento de Escolas D. Pedro I. Participaram os professores do Agrupamento supramencionado, situado na freguesia de Canidelo, concelho de Vila Nova de Gaia e distrito do Porto. Este Agrupamento faz parte dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). Fizeram parte desta investigação 87 docentes do género feminino e 19 do género masculino, com idades compreendidas entre os 32 e 63 anos. A maior parte dos inquiridos situa-se ente os 7 e os 18 anos de serviço e, no que diz respeito às habilitações académicas, 82,1% são licenciados. Sessenta e seis por cento dos professores deste Agrupamento pertencem ao Quadro de Agrupamento, 25,5% ao Quadro de Zona Pedagógica e somente 8,5% são contratados. Relativamente ao cargo desempenhado, destacam-se os diretores de turma, com 51,9%. Neste estudo rentabilizou-se, essencialmente, o instrumento de trabalho de inquérito por questionário, que nos pareceu o mais adequado tendo em conta o tipo de investigação que se pretendia. Realizou-se, ainda, a análise psicométrica da parte do instrumento utilizado no que diz respeito à escala de satisfação com as dinâmicas de trabalho docente, que nos permitiu a sua validação e confirmar o grau de fiabilidade do instrumento usado. Utilizámos um design metodológico do tipo quantitativo, começando por selecionar a amostra pretendida e, a partir da entrega dos questionários e posterior recolha dos mesmos já preenchidos, estudar as diferentes opiniões dos professores pertencentes ao contexto educativo em estudo, acerca das suas representações sobre as dinâmicas de trabalho colaborativo e das suas conceções sobre conceitos como currículo, gestão curricular, desenvolvimento curricular e projeto educativo. As informações recolhidas foram submetidas a análises estatísticas, com o apoio da ferramenta informática de cálculo SPSS (Statistical Package for the Social Sciencies), versão 22. Perante os resultados obtidos somos então confrontados com o alcance do objetivo inicial deste estudo, isto é, a compreensão da apropriação dos respondentes relativamente aos conceitos já elencados, compreensão da gestão que fazem do currículo a nível de subdepartamentos, coordenações de ano, conselhos de turma e unidades educativas, caracterização das dinâmicas de trabalho também a nível da gestão curricular e avaliação das alterações manifestadas ao nível da satisfação dos docentes com a dinâmica de trabalho mediante as características pessoais e profissionais dos inquiridos, tendo ficado bem patente o espírito de trabalho em equipa, com a elaboração de vários projetos em conjunto, o que vai na linha de pensamento de vários autores referidos relativamente ao trabalho colaborativo, e que se reflete na qualidade do ensino / aprendizagem. Em suma, este Agrupamento, pelos resultados deste estudo, pode ser considerado um exemplo de boas práticas colaborativas, com uma gestão eficaz e uma liderança que apoia, incentiva e motiva os seus docentes. Posto isto, concluímos que, para que haja uma verdadeira intervenção no domínio da educação, é necessário prosseguir no investimento da formação do corpo docente, deste e de outros Agrupamentos, com particular importância e particular relevo nas temáticas de aprendizagem colaborativa, da gestão do ensino em articulação com o exercício pedagógico e do desenvolvimento curricular. Esta investigação deixa em aberto potenciais cenários futuros de investigação e intervenção no domínio da escola reflexiva, privilegiando as culturas escolares de referência.Item Acesso Restrito A supervisão no âmbito da formação de docentes no 1.º ciclo: contributos para a identidade e o desenvolvimento profissional.(Universidade Portucalense, 2015-05) Garcia, Maria José Bordalo; Alves, Maria Palmira Carlos, orientador científicoAs atuais reformas políticas retomam a ideia da profissionalização dos docentes do 1.º ciclo do ensino básico (CEB), sublinhando a importância de uma formação adequada e instaurando novos sistemas de controlo e de responsabilização do corpo docente, legitimando, assim, um discurso de autoridade sobre a profissão docente. Neste contexto, as nossas reflexões apontam para conceitos como investigação-ação, professor-investigador e supervisão reflexiva. A supervisão no âmbito da formação de docentes do 1.º CEB insere-se na realidade escolar, pois a vida na escola é bastante complexa, heterogénea, às vezes ambígua e em muitas ocasiões marcada por contradições e incertezas. É no espaço escolar que se deve enriquecer a multidimensionalidade da vida real. Para tal, é fundamental que os docentes repensem a sua formação no sentido de responderem aos desafios da globalização, complexidade, mutação, contextualização, interatividade, entre outros. Assim, esta investigação tem como objetivo principal compreender em que medida e, do ponto de vista dos docentes, a formação inicial e contínua de docentes do 1.º CEB contribui para o exercício da profissão e para o papel de avaliador, numa lógica de supervisão, identificada com os princípios de uma escola reflexiva e com o paradigma do profissional reflexivo. Do ponto de vista metodológico, optámos por uma abordagem quantitativa, com recurso ao inquérito por questionário. O questionário foi aplicado a 203 docentes com habilitação profissional para lecionar no 1.º CEB, encontrando-se estes a exercerem a sua atividade profissional em quatro agrupamentos de escolas do concelho de Matosinhos, dois deles agrupamentos de escolas TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária). A escolha da temática da supervisão no âmbito da formação de docentes no 1.º CEB como objeto de estudo permitiu-nos fazer uma análise de uma realidade, que demonstramos, neste estudo, ser marcante na vida dos docentes, nas práticas escolas, na sensibilização e no serviço das entidades responsáveis pela supervisão, na consciencialização das comunidades educativas e na consciencialização da sociedade face a esta problemática. Ao mesmo tempo, apuramos que todas as instituições responsáveis pela supervisão têm uma grande responsabilidade na preparação dos principais agentes da escola para todos, uma escola multicultural e inclusiva, comprometida nas comunidades educativa e empenhada socialmente.Item Acesso Aberto Crenças de autoeficácia e perceção do apoio social na transição do ensino superior para o mundo do trabalho: Estudo de caso em estudantes finalistas.(Universidade Portucalense, 2015-07) Souza, Alcina Maria Teixeira Neves Barroso de; Lobo, Cristina Costa, orientador científico; Santana, Paula, orientador científicoEste trabalho tem como motes primordiais oferecer contributos para uma melhor compreensão da transição para o mundo do trabalho dos estudantes universitários em fase final de ciclo de estudos, analisar a confiança destes alunos no que diz respeito à sua empregabilidade após terminarem o ano letivo, entender as suas expectativas e verificar qual a importância atribuída ao suporte social neste processo. Segundo Bandura (1997), a persuasão verbal e as influências sociais são elementos que concedem ao individuo esclarecimento sobre a perceção que os outros têm das suas capacidades. Do ponto de vista das possibilidades de uso da investigação da autoeficácia em Orientação Profissional, Betz e Borgen (2000) e mais recentemente Teixeira e Gomes (2005) afirmam que esse construto funciona como um mediador do comportamento de escolha. Neste estudo, assente no modelo hipotético-dedutivo, é atribuído ênfase ao apoio social percebido pelos indivíduos que vivenciam a transição para o mercado de trabalho, assim sendo, todas as referências que faremos a apoio social, referem-se ao apoio social percebido pelo individuo. A amostra do estudo apresentado é constituída por 239 estudantes universitários finalistas, de ambos os géneros, dos cursos de licenciatura e de mestrado de Educação Física e Desporto do Instituto Superior da Maia – ISMAI. Os instrumentos utilizados neste estudo são a Escala de Autoeficácia para o Trabalho (AETT; Vieira & Coimbra, 2005), a Escala de Apoio Social (SSA; Antunes e Fontaine, 1994/1995) e o Inventário Demográfico e Vocacional (IDV; Souza & Costa Lobo, 2011). O tratamento dos dados colhidos envolveu recurso ao Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), na sua versão 20.0, no sentido de realizar a análise descritiva das variáveis quantitativas, a análise de frequência das variáveis qualitativas, bem como a análise bivariada para testar as hipóteses de investigação formuladas. Como verificado por Bowers, Dickeman & Fuqua, (2001) os sujeitos aqui estudados, sugerem não acreditar que somente a preparação académica os garante um emprego apos o término dos estudos, mas que outros factores estão envolvidos, tornando então esta uma situação mais complexa. Este estudo, na sequência do trabalho de Vieira e Coimbra (2006), aponta para a utilidade das instituições oferecerem programas de assistência aos alunos para que se sentissem mais seguros nesta fase de transição do estudo ao mercado de trabalho. Os resultados deste estudo, na sequência do estudo de Sarrico (2013), no que respeita à empregabilidade dos licenciados, dá uma perspetiva muito otimista, já que 96% dos estudantes, afirmaram estarem no curso de sua 1ª opção. Assim, segundo o referido estudo, o número de colocados em 1ª opção face ao número total de colocados está associado a menor desemprego, podendo então ter uma perspetiva otimista. Destaca-se que 71% dos alunos perspetivam positivamente a aceitação de uma vaga de emprego no estrangeiro, o que é convergente com as conclusões de Cardoso, Escária, Ferreira, Madruga, Raimundo e Varanda, (2013) no que diz respeito à problemática da migração de diplomados. Os resultados a nivel de autoeficácia para a procura de emprego, foram analisados e discutidos tendo em conta que não temos a informação se estamos perante um quadro de desemprego voluntário, ou se, por outro lado, é um cenário causado pela falta de vagas de emprego. O facto de pesquisas longitudinais recentes de Lent (2011, 2013), pesquisas realizadas com amostras de graduados do ensino superior, indicarem que a escolha ocupacional pode ser guiada pela acessibilidade das ocupações concretas, pela autoeficácia e pelas expectativas de resultados, mais do que pelos interesses vocacionais, fez-nos aumentar a percepção da utilidade de prosseguir a análise destas variáveis, em abordagens longitudinais, para perceber o real impacto destes factores neste contexto social.
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