O papel do diretor na organização escolar: Um estudo de caso em Angola

dc.contributor.advisorMartins, Idalina, orientador científico
dc.contributor.advisorAbelha, Marta
dc.contributor.authorChihoco, Joaquim Jundo Magrinho
dc.date.accessioned2019-11-19T10:51:30Z
dc.date.available2019-11-19T10:51:30Z
dc.date.issued2019-11-14
dc.date.submitted2019-07
dc.description.abstractAssumindo como problemática desta investigação a compreensão das competências essenciais ao exercício do cargo de diretor escolar, gizaram-se três objetivos de investigação, a saber: i) averiguar competências essenciais ao exercício do cargo de diretor de escola, segundo a perceção de professores, ii) compreender aspetos inerentes ao exercício do cargo de diretor de escola, na perspetiva de professores, e iii) desenvolver conhecimento sobre o perfil de competências de um diretor de escola, tendo por referência a perceção de professores. O estudo empírico decorreu durante o ano letivo de 2015 numa Escola Missionária do I e II Ciclo do Ensino Secundário do Município de Benguela, adotou uma natureza essencialmente qualitativa, tendo sido o estudo de caso a estratégia de investigação adotada. A principal técnica de recolha de dados foi o inquérito por questionário, tendo sido aplicado a uma amostra de quarenta e dois docentes de um universo de sessenta e dois. A análise documental foi adotada como meio complementar de recolha de dados. A análise de estatística simples foi a técnica de tratamento de dados privilegiada. Os principais resultados da presente investigação indicam que, segundo os professores participantes, o cargo de diretor deveria ser exercido por um docente com formação especializada na área da gestão e administração escolar. As competências previlegiadas para o exercício do cargo de diretor foram as relacionadas com o trabalho em equipa, a comunicação, a gestão de recursos humanos, a capacidade de liderança, a motivação docente, a valorização do trabalho docente e a gestão e negociação de conflitos.pt_PT
dc.description.abstractAssuming as the problematic of this investigation the understanding of the essential competencies to the exercise of the position of school principal, three research objectives were defined, namely: i) to ascertain the essential competencies to the exercise of the position of school principal, according to the teachers' perception, ii) to understand aspects inherent to the exercise of the position of school principal, from the perspective of teachers, and iii) to develop knowledge about the competency profile of a school principal, with reference to the perception of teachers. The research methodology adopted was primarily qualitative, with the case study being the privileged research strategy. The empirical study took place in the academic year of 2016, in a Teacher Training School in the city of Benguela. The questionnaire survey was the main data collection technique, and it was answered by fifty teachers (n=50). Documentary analysis and direct observation were adopted as the complementary means of data collection. A simple statistical analysis was the privileged data treatment technique. The main results of the present investigation indicate that, according to the participating teachers, the position of school principal should be exercised by a teacher with specialized training in the area of school management and administration. The main competencies for the position of school principal were those related to teamwork, communication, human resources management, leadership skills, teacher motivation, the valorisation of teaching work and the management and negotiation of conflicts.pt_PT
dc.identifier.citationChihoco, J. J. M. (2019). O papel do diretor na organização escolar: um estudo de caso em Angola. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2948pt_PT
dc.identifier.tid202311538pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2948
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestricted accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDiretor escolarpt_PT
dc.subjectGestão escolarpt_PT
dc.subjectPerfil de competênciaspt_PT
dc.subjectSchool principalpt_PT
dc.subjectSchool managementpt_PT
dc.subjectCompetency profilept_PT
dc.subject.fosEducationpt_PT
dc.titleO papel do diretor na organização escolar: Um estudo de caso em Angolapt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.familyNameAbelha
person.givenNameMarta
person.identifier.ciencia-id9D1F-94B0-794A
person.identifier.orcid0000-0001-7105-3722
person.identifier.ridH-1160-2016
person.identifier.scopus-author-id35772219700
relation.isAdvisorOfPublicationb796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoveryb796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff
thesis.degree.nameMestrado em Administração e Gestão da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Name:
TME 623.pdf
Size:
1.97 MB
Format:
Adobe Portable Document Format