Supervisão pedagógica: supervisão e/ou reflexão.
dc.contributor.author | Queiroga, Carlos Manuel Freitas | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2009-05-15T09:18:04Z | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T18:00:43Z | |
dc.date.available | 2009-05-15T09:18:04Z | pt_PT |
dc.date.available | 2013-08-14T18:00:43Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_PT |
dc.description.abstract | Esta investigação pretende descrever o Conceito de Supervisão e o Processo Supervisivo, onde estão incluídos os vários Cenários Supervisivos. A investigação pretende ser um contributo, no âmbito da Formação de Professores com a necessidade de se desenvolverem programas onde se adoptem estratégias que sejam grandes promotoras da Auto-Reflexão e que possam "moldar" o professor estagiário ao longo da Prática Pedagógica. O estudo apresentado segue as linhas de orientação acima referidas e pretende-se analisar a importância de algumas estratégias para uma formação reflexiva de professores estagiários de Educação Visual e Tecnológica. Este estudo envolve um Orientador e Três Professores Estagiários. Considerando o estudo feito como um todo, a metodologia utilizada enquadra-se no contexto de uma investigação interpretativa e qualitativa, tendo os dados sido recolhidos através de uma entrevista semi-estruturada, narrativa e diários de auto-reflexão. A informação recolhida foi sujeita à análise de conteúdo proveniente dos instrumentos de recolha de dados acima referidos. Os resultados obtidos indicam uma mudança nas representações e atitudes dos professores estagiários ao adoptarem uma atitude reflexiva sobre a sua própria actuação e assumem-se como corresponsáveis para a sua formação. Em relação às consequências deste estudo, ao nível da Investigação da Formação inicial de professores , incide para que haja um maior envolvimento dos professores em formação, quer ao nível dos Programas de Formação, quer na elaboração dos instrumentos de observação. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: Prof. Doutor João Paulo Ferreira Delgado. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Queiroga, C.M.F. (2007). Supervisão pedagógica: supervisão e/ou reflexão [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/191 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TME 323 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/191 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Didáctica escolae | pt_PT |
dc.subject | Coordenação da educação | pt_PT |
dc.subject | TME | |
dc.title | Supervisão pedagógica: supervisão e/ou reflexão. | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1