Supervisão pedagógica: supervisão e/ou reflexão.
Date
2007
Embargo
Authors
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Language
Portuguese
Research Projects
Organizational Units
Journal Issue
Alternative Title
Abstract
Esta investigação pretende descrever o Conceito de Supervisão e o Processo Supervisivo, onde estão incluídos os vários Cenários Supervisivos.
A investigação pretende ser um contributo, no âmbito da Formação de Professores com a necessidade de se desenvolverem programas onde se adoptem estratégias que sejam grandes promotoras da Auto-Reflexão e que possam "moldar" o professor estagiário ao longo da Prática Pedagógica.
O estudo apresentado segue as linhas de orientação acima referidas e pretende-se analisar a importância de algumas estratégias para uma formação reflexiva de professores estagiários de Educação Visual e Tecnológica. Este estudo envolve um Orientador e Três Professores Estagiários. Considerando o estudo feito como um todo, a metodologia utilizada enquadra-se no contexto de uma investigação interpretativa e qualitativa, tendo os dados sido recolhidos através de uma entrevista semi-estruturada, narrativa e diários de auto-reflexão.
A informação recolhida foi sujeita à análise de conteúdo proveniente dos instrumentos de recolha de dados acima referidos.
Os resultados obtidos indicam uma mudança nas representações e atitudes dos professores estagiários ao adoptarem uma atitude reflexiva sobre a sua própria actuação e assumem-se como corresponsáveis para a sua formação.
Em relação às consequências deste estudo, ao nível da Investigação da Formação inicial de professores , incide para que haja um maior envolvimento dos professores em formação, quer ao nível dos Programas de Formação, quer na elaboração dos instrumentos de observação.
Keywords
Prática pedagógica, Didáctica escolae, Coordenação da educação, TME
Document Type
Master thesis
Publisher Version
Dataset
Citation
Queiroga, C.M.F. (2007). Supervisão pedagógica: supervisão e/ou reflexão [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/191
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Open Access
Sponsorship
Orientação: Prof. Doutor João Paulo Ferreira Delgado.