Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1º ano do Ensino Superior

dc.contributor.authorCasanova, Joana R.
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.
dc.contributor.authorAraújo, Alexandra M.
dc.date.accessioned2021-07-01T14:54:07Z
dc.date.available2021-07-01T14:54:07Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO Ensino Superior coloca diversos desafios aos estudantes que nele ingressam. A ocorrência e intensidade de tais dificuldades dependem dos níveis de maturidade e dos recursos que os estudantes conseguem mobilizar para fazer face a tais exigências. Neste artigo são analisadas as dificuldades antecipadas e sentidas por estudantes recém-chegados ao Ensino Superior, tomando o início e um ponto intermédio do 1.º semestre letivo. Uma amostra de 650 estudantes respondeu a um breve questionário contendo seis situações descritivas de possíveis dificuldades (adaptação à instituição, aprendizagem, relacionamento interpessoal, autonomia, recursos económicos e projeto vocacional). Os resultados mostram que, exceto na área da aprendizagem onde aumentam as dificuldades sentidas pelos estudantes quando comparados os dois momentos de avaliação, os estudantes diminuem os níveis de dificuldade sentida à medida que decorrem as semanas de aulas. Esta análise foi ainda realizada em função do género e da mudança de residência para frequentar o ES, evidenciando efeitos de interação destas variáveis, especialmente ao nível das dificuldades interpessoais e de autonomia. A reflexão sobre as dificuldades antecipadas e mais tarde experienciadas pelos estudantes no processo de adaptação ao Ensino Superior é importante na definição de medidas de apoio por parte das Instituições de Ensino Superior.pt_PT
dc.identifier.citationCasanova, J.R., Araújo, A.M., & Almeida, L.S. (2020). Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1º ano do Ensino Superior. E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde, 9(1), 165-181. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3576pt_PT
dc.identifier.issn2182-7591 (Electronic)
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/3576
dc.language.isoporpt_PT
dc.relation.ispartofseries;1
dc.relation.publisherversionhttps://revistaepsi.com/wp-content/uploads/artigos/2020/Ano9-Volume1-Artigo11.pdfpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjecttransiçãopt_PT
dc.subjectAdaptação académicapt_PT
dc.subjectDificuldades de adaptaçãopt_PT
dc.titleDificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1º ano do Ensino Superiorpt_PT
dc.typejournal articlept_PT
degois.publication.firstPage165pt_PT
degois.publication.lastPage181pt_PT
degois.publication.titleE-Psipt_PT
degois.publication.volume9pt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.familyNameAraújo
person.givenNameAlexandra M.
person.identifier.ciencia-idF513-2F7A-A091
person.identifier.orcid0000-0003-4345-0856
person.identifier.ridF-5093-2012
person.identifier.scopus-author-id55749283100
relation.isAuthorOfPublication034a1fc8-5096-446d-ad59-be00e92093f0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery034a1fc8-5096-446d-ad59-be00e92093f0

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
Ano9-Volume1-Artigo11.pdf
Tamanho:
453.67 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format