Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1º ano do Ensino Superior
Date
2020
Embargo
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
O Ensino Superior coloca diversos desafios aos estudantes que nele ingressam. A ocorrência e
intensidade de tais dificuldades dependem dos níveis de maturidade e dos recursos que os
estudantes conseguem mobilizar para fazer face a tais exigências. Neste artigo são analisadas
as dificuldades antecipadas e sentidas por estudantes recém-chegados ao Ensino Superior,
tomando o início e um ponto intermédio do 1.º semestre letivo. Uma amostra de 650
estudantes respondeu a um breve questionário contendo seis situações descritivas de possíveis
dificuldades (adaptação à instituição, aprendizagem, relacionamento interpessoal, autonomia,
recursos económicos e projeto vocacional). Os resultados mostram que, exceto na área da
aprendizagem onde aumentam as dificuldades sentidas pelos estudantes quando comparados
os dois momentos de avaliação, os estudantes diminuem os níveis de dificuldade sentida à
medida que decorrem as semanas de aulas. Esta análise foi ainda realizada em função do
género e da mudança de residência para frequentar o ES, evidenciando efeitos de interação
destas variáveis, especialmente ao nível das dificuldades interpessoais e de autonomia. A
reflexão sobre as dificuldades antecipadas e mais tarde experienciadas pelos estudantes no
processo de adaptação ao Ensino Superior é importante na definição de medidas de apoio por
parte das Instituições de Ensino Superior.
Keywords
Ensino superior, transição, Adaptação académica, Dificuldades de adaptação
Document Type
Journal article
Publisher Version
Dataset
Citation
Casanova, J.R., Araújo, A.M., & Almeida, L.S. (2020). Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1º ano do Ensino Superior. E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde, 9(1), 165-181. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3576
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Open Access