Estratégias na aprendizagem da programação: como o LMS se pode tornar útil.

dc.contributor.authorPimenta, Pedro Cravo
dc.contributor.authorSobral, Sónia Rolland
dc.date.accessioned2014-02-26T15:54:20Z
dc.date.available2014-02-26T15:54:20Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractO insucesso do ensino introdutório de programação nos anos iniciais de 1º ciclo da área de Informática causa muitas vezes abandono escolar e desmotivação nos estudantes. O b-learning num ambiente construtivista apresenta-se como uma possibilidade de solução para este grave problema. A investigação apresentada usou a plataforma MOODLE e decorreu em dois anos lectivos sucessivos. Teve como base a unidade curricular semestral de Algoritmia comum ao 1º ano das três Lic.s em Informática ministradas na Universidade Portucalense. No 1º ano de investigação o uso do MOODLE estava acessível aos vinte e quatro alunos de uma das turmas práticas, sendo de noventa e dois o total de alunos inscritos. No 2º ano, que se realizou no paradigma de Bolonha, permitiu-se a inscrição na e-unidade curricular a todos os noventa e três alunos inscritos, tendo sido usada por setenta e cinco deles. A grande questão é “Será que o b-learning ajuda a melhorar as taxas de aprovação numa u.c. de Algoritmia (Alg.)?”. Outros factores foram também estudados, tais como verificar se existem características nos alunos que influenciam o sucesso na u.c. de Alg. quando complementada com uma ferramenta como o MOODLE. Estudar se há uma relação directa entre a presença dos alunos na e-u.c. (a quantidade de acessos, posts inseridos e posts certos) e o seu resultado final. E também se há uma relação directa entre a presença dos alunos nas aulas e o seu resultado final. Desenvolveram-se múltiplas estratégias para complemento das aulas presenciais, tendo-se retirado várias lições para alunos, docentes e instituições. Concluiu-se que a utilização da aprendizagem mista foi muito eficaz quer objectivamente em relação ao insucesso quer subjectivamente em relação ao nível de satisfação por parte dos alunos envolvidos, sobretudo se sabendo que a presença na e-u.c. ou qualquer actividade no MOODLE não era considerada na fórmula de avaliação final da unidade curricular.pt
dc.identifier.citationSobral, S.R., & Pimenta, P.C. (2008). Estratégias na aprendizagem da programação: como o LMS se pode tornar útil, In Atas da Conferência Ibero-Americana WWW/Internet 2008, Lisboa.pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/659
dc.language.isoporpt
dc.rightsopen access
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt
dc.subjectBolonhapt
dc.subjectMOODLEpt
dc.subjectIntrodução à programação e Algoritmiapt
dc.subjectB-learningpt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.titleEstratégias na aprendizagem da programação: como o LMS se pode tornar útil.pt
dc.typeconferenceObjectpt
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameREMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
person.familyNameSobral
person.givenNameSónia Rolland
person.identifier.ciencia-idED15-C9EC-5996
person.identifier.orcid0000-0002-5041-3597
person.identifier.ridG-2227-2014
person.identifier.scopus-author-id37091626900
relation.isAuthorOfPublication2eea0284-22be-4cb8-8a14-192e56671b77
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2eea0284-22be-4cb8-8a14-192e56671b77

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
EnviarCIAWI08.pdf
Size:
226.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format