Estratégias na aprendizagem da programação: como o LMS se pode tornar útil.
dc.contributor.author | Pimenta, Pedro Cravo | |
dc.contributor.author | Sobral, Sónia Rolland | |
dc.date.accessioned | 2014-02-26T15:54:20Z | |
dc.date.available | 2014-02-26T15:54:20Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description.abstract | O insucesso do ensino introdutório de programação nos anos iniciais de 1º ciclo da área de Informática causa muitas vezes abandono escolar e desmotivação nos estudantes. O b-learning num ambiente construtivista apresenta-se como uma possibilidade de solução para este grave problema. A investigação apresentada usou a plataforma MOODLE e decorreu em dois anos lectivos sucessivos. Teve como base a unidade curricular semestral de Algoritmia comum ao 1º ano das três Lic.s em Informática ministradas na Universidade Portucalense. No 1º ano de investigação o uso do MOODLE estava acessível aos vinte e quatro alunos de uma das turmas práticas, sendo de noventa e dois o total de alunos inscritos. No 2º ano, que se realizou no paradigma de Bolonha, permitiu-se a inscrição na e-unidade curricular a todos os noventa e três alunos inscritos, tendo sido usada por setenta e cinco deles. A grande questão é “Será que o b-learning ajuda a melhorar as taxas de aprovação numa u.c. de Algoritmia (Alg.)?”. Outros factores foram também estudados, tais como verificar se existem características nos alunos que influenciam o sucesso na u.c. de Alg. quando complementada com uma ferramenta como o MOODLE. Estudar se há uma relação directa entre a presença dos alunos na e-u.c. (a quantidade de acessos, posts inseridos e posts certos) e o seu resultado final. E também se há uma relação directa entre a presença dos alunos nas aulas e o seu resultado final. Desenvolveram-se múltiplas estratégias para complemento das aulas presenciais, tendo-se retirado várias lições para alunos, docentes e instituições. Concluiu-se que a utilização da aprendizagem mista foi muito eficaz quer objectivamente em relação ao insucesso quer subjectivamente em relação ao nível de satisfação por parte dos alunos envolvidos, sobretudo se sabendo que a presença na e-u.c. ou qualquer actividade no MOODLE não era considerada na fórmula de avaliação final da unidade curricular. | pt |
dc.identifier.citation | Sobral, S.R., & Pimenta, P.C. (2008). Estratégias na aprendizagem da programação: como o LMS se pode tornar útil, In Atas da Conferência Ibero-Americana WWW/Internet 2008, Lisboa. | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/659 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt |
dc.subject | Bolonha | pt |
dc.subject | MOODLE | pt |
dc.subject | Introdução à programação e Algoritmia | pt |
dc.subject | B-learning | pt |
dc.subject | Ensino superior | pt |
dc.title | Estratégias na aprendizagem da programação: como o LMS se pode tornar útil. | pt |
dc.type | conferenceObject | pt |
dspace.entity.type | Publication | en |
person.affiliation.name | REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies | |
person.familyName | Sobral | |
person.givenName | Sónia Rolland | |
person.identifier.ciencia-id | ED15-C9EC-5996 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5041-3597 | |
person.identifier.rid | G-2227-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 37091626900 | |
relation.isAuthorOfPublication | 2eea0284-22be-4cb8-8a14-192e56671b77 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2eea0284-22be-4cb8-8a14-192e56671b77 |
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