REMIT - Publicações em Livros de Atas Nacionais / Papers in National Proceedings

URI permanente para esta coleção:

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 20 de 32
  • PublicaçãoAcesso Restrito
    Optimal participation of virtual power plants in the electricity market considering multi-energy systems
    (IEEE, 2023-09-27) Javadi, Mohammad S.; Osório, Gerardo J.; Parente, Andre S.; Catalão, João P. S.
    The growth and modernization of the power system are the keys to enabling economic progress. The deregulation, added to the new emerging production technologies, conversion, and storage, triggered a change in the way of managing the power system worldwide. This work analyses the optimal dispatch of a virtual power plant (VPP) with active participation in the electricity market, considering multi-energy systems. The objective is to minimize the total operating cost of the power plant. The power plant is fed by two external networks: electrical and natural gas. The VPP is composed of energy production, conversion, and storage technologies, also considering the integration of a wind turbine and a set of electric vehicles (EVs). In addition to the Grid-to-Vehicle (G2V) charging, the advantage of Vehicle-to-Grid (V2G) technology is also verified, which allows the injection of power into the grid through the vehicles and Vehicle-to-Load (V2L) technology, enabling EVs to contribute to the satisfaction of the electrical load, reducing the costs, showing the advantages as well of EVs' integration in the VPP under analysis.
  • ItemAcesso Aberto
    Caraterísticas e relevância que os diretores dos estabelecimentos da educação públicos atribuem ao atual modelo de gestão em vigor
    (UA Editora, 2021) Romão, Paula; Delgado, Paulo; Carvalho, João M. S.
    Tendo-se cumprido, em 2018, uma década de implementação do modelo de gestão das escolas públicas, entendeu-se levar a cabo um ba- lanço da sua vigência, na perspetiva dos Diretores, enquanto principais agentes decisores nos Agrupamentos das Escolas/ Escolas não Agrupadas (AE-EnA). Este estudo foi realizado no âmbito de um projeto desen- volvido por uma equipa de investigadores no Centro de investigação e Inovação em Educação (inED) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. O seu objetivo é analisar os resultados de implementação do regime jurídico de Autonomia, Administração e Gestão Escolar, em vigor, o qual se encontra consagrado no Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, alterado pelo Decreto-Lei n.º 224/2009, de 11 de setembro, e, posteriormente, pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho. E é neste enquadramento que surge este trabalho cujos objetivos específicos se propõem identificar as caraterísticas e relevância que os diretores dos estabelecimentos da educação públicos atribuem ao atual modelo de gestão em vigor. Das entrevistas exploratórias realizadas em 2018, numa amostra estratificada composta por 30 Diretores em funções no distrito do Porto, surgiram dez categorias de análise que foram agrupadas em três: (1) Concordância/discordância/indiferença com o modelo; (2) Vantagens do modelo e (3) Principais problemas do modelo. Ao ser revisto o regime jurídico da autonomia, administração e gestão das escolas, pretendia o Ministério da Educação, “reforçar a participação das famílias e comunidades na direção estratégica dos esta- belecimentos de ensino” e permitir a “constituição de lideranças fortes”. Relembra-se que este modelo veio pôr termo a uma longa tradição em Portugal de liderança por órgãos colegiais e a organização interna da escola passou a estar centrada na pessoa do Diretor. Os dados recolhi- dos permitem concluir que para uma parte significativa dos diretores escolares o modelo não veio alterar aquilo que era fundamental e que consistiria numa maior autonomia na capacidade de decisão e ação do órgão de gestão e de administração, seja ele colegial ou unipessoal, para gerir recursos humanos docentes e não docentes e poder escolher, sem restrições, as suas lideranças intermédias. A falta de apoio, por parte da tutela, na área financeira e jurídica foi um dos principais problemas elencados pelos diretores entrevistados. A constituição e a competência do Conselho Geral também foram referidas na medida em que este órgão pode integrar elementos menos bem preparados e também pelo facto de ser um órgão praticamente “invisível” tendo o seu expoente máximo na eleição do diretor.
  • ItemAcesso Aberto
    Motivação de alunos com e sem utilização das TIC em sala de aula
    (Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, 2012) Sobral, Sónia Rolland; Menezes, Natércia do Céu Andrade Pesqueira
    A constatação de elevados índices de insucesso nas várias disciplinas é uma realidade e, como professores é nossa convicção que o aparecimento de novas tecnologias poderá contribuir para a criação de “novos ambientes” de trabalho que promovam a motivação e o sucesso na aprendizagem. Pretende-se, com este estudo, compreender a motivação dos alunos aquando a utilização das TIC em sala de aula e alcançar um melhor conhecimento do processo de ensino aprendizagem, no que se refere à utilização das TIC, do seu potencial papel motivador na aprendizagem em geral. Ou seja, o estudo tem como objetivo saber se a utilização das TIC em sala de aula contribui para melhorar significativamente, os índices de motivação, de concentração, de empenho e se é facilitador na aquisição de novos conhecimentos e competências nos alunos, assim como uma influência positiva no relacionamento entre aluno e professor. Como estudo de caso, a aplicação de um questionário aos alunos do 8º e 9º ano, pretende-se, com os resultados e conclusões apresentados, promover nos professores a consciência da sua prática pedagógica, concluir se os alunos têm papel ativo e motivador na construção das aprendizagens aquando a utilização das TIC em sala de aula.
  • ItemAcesso Aberto
    A internacionalização no setor da cortiça: Estudo exploratório às empresas
    (2013) Tavares, Fernando Oliveira; Marques, André Luís Martins
    Com a globalização dos mercados, a concorrência é cada vez maior e torna-se imperativo que as empresas procurem penetrar em novos mercados, para desta forma sobrevivam às conjunturas económicas e situações adversas. No atual contexto económico a internacionalização surge como fator essencial para o aumento de competitividade das empresas. Neste trabalho foi desenvolvido um estudo exploratório com vista a estudar o processo de internacionalização das empresas do setor corticeiro, composto maioritariamente por micro e pequenas empresas localizadas no concelho de Santa Maria da Feira. Neste sentido este trabalho procura analisar e tentar compreender a internacionalização do setor corticeiro, no concelho que agrega mais empresas e produtos de cortiça. Assim contribui para identificar as perspetivas de evolução deste setor, perspetivas das empresas, as vantagens competitivas a nível internacional, pontos fortes, pontos fracos, oportunidades, ameaças que possui para ser líder mundial neste setor. Para estudar o processo de internacionalização das empresas do setor da cortiça, foi elaborado um inquérito. A construção do questionário partiu do estudo preliminar, que passou por uma revisão da literatura e do estudo de teorias de autores e a sua consistência quando relacionada com a internacionalização. O inquérito foi entregue em 200 empresas, associadas da APCOR e com instalações no concelho de Santa Maria da Feira. Responderam ao inquérito 121 empresas. A opção por este concelho teve por base o facto de ser o maior aglomerado de empresas do setor corticeiro. Trata-se de uma amostra de conveniência em termos geográficos, embora se entenda que é uma amostra representativa do setor. O artigo está organizado em quatro partes, reservadas à revisão da literatura sobre a internacionalização das empresas de cortiça, à metodologia usada para realização dos inquéritos, à sua análise através da estatística descritiva e fatorial e por fim discussão dos resultados obtidos e respetivas conclusões. Desta investigação podemos concluir que apesar de algumas empresas estarem fortemente implantadas no mercado internacional, a maior parte dedica-se quase exclusivamente à produção com forte orientação para a qualidade. Os fatores de sucesso deste setor são: Capacidade de Inovação, Capacidade de Investimento, Domínio da Cadeia de Distribuição, Qualidade do Produto.
  • ItemAcesso Aberto
    Determinantes da política de dividendos: Evidência nas empresas portuguesas
    (2014) Almeida, Luís A. Gomes; Pereira, Elisabeth Teixeira; Tavares, Fernando Oliveira
    The issue of policy dividends is one of the themes that have designed more theoretical and empirical work in the area of corporate finance, being considered one of the most important financial decisions in businesses, associated with the investment and financing. This issue was considered by Black (1976) as dividend puzzle, making the analogy between non- consensus of the findings of the various studies to solve this issue. Theories as the theory to the relevance of dividends, the theory of agency, and signaling and information asymmetry have contributed financial arguments to explain the dividend policy. Some financial determinants were tested, such as profitability, size and stability in non-financial companies listed on Euronext Lisbon, for the period between 1997and 2011. The findings suggest that evidence for the Portuguese capital market firms follow a dividend policy in line with the theory of the relevance of dividends proposed by Lintner (1956).
  • ItemAcesso Aberto
    O rendimento na avaliação imobiliária: O caso Português
    (Universidade do Algarve, 2012) Tavares, Fernando Oliveira; Pereira, Elisabeth Teixeira; Moreira, António Carrizo
    É de esperar que os mercados imobiliários tenham um comportamento idêntico aos mercados financeiros, apesar de no curto prazo qualquer mercado poder apresentar bolhas especulativas e mispricing, espera-se que no médio e longo prazo o mercado seja racional e apresente um retorno naturalmente associado ao risco. Dessa forma os rendimentos gerados pela propriedade imobiliária estão na base do crescimento e da sustentabilidade urbana. O artigo faz uma revisão da literatura e analisa a utilização do modelo do rendimento na avaliação imobiliária. São estudadas 63 séries de dados (dezasseis concelhos e as freguesias do concelho de Lisboa e do Porto) de 2006 a 2009 referentes ao mercado imobiliário português. São apresentadas as médias de rendas e de yields das séries, fazendo-se uma comparação através de análise de clusters. Por fim, analisa como o método do rendimento ajuda na explicação da realidade portuguesa, no qual foram obtidos três clusters de rendas e três clusters de yields para cada uma das amostras. Os clusters das yields não se apresentam coincidentes com os clusters das rendas, implicando naturalmente em diferentes dinâmicas de crescimento regional e de sustentabilidade urbana. Os resultados demonstram que: (a) ambos os clusters, das yields e das rendas são formados por diferentes elementos (b) que o valor da oferta é explicado pelo método do rendimento, pelo cluster das yields e pela densidade populacional.
  • ItemAcesso Aberto
    Desenvolvimento de um sistema de informação Lean na EDP Distribuição.
    (2013) Costa, Joana; Seruca, Isabel
    Este artigo tem como objetivo a identificação de uma solução de SI que apoie a gestão do Programa Lean EDP Distribuição 2012-2014 na sistematização e gestão da informação produzida pelas várias equipas de projeto, com vista a facilitar a tomada de decisão e a divulgação de uma cultura Lean em toda a organização. A solução apresentada consiste no desenvolvimento de um sistema que permite a gestão de informação de uma forma eficaz e que resolve os problemas de redundância e integração das várias fontes de informação existentes, melhora os tempos de resposta, a capacidade de emissão de relatórios e elimina recursos desnecessários. As principais vantagens associadas à implementação do sistema são a melhoria da qualidade e a diminuição de custos na gestão da informação associada a este Programa Lean. O sistema proposto, designado por Koritsu, suporta a gestão do Programa referido e foi desenvolvido segundo os princípios do Lean IT.
  • ItemAcesso Aberto
    Método de classificação com rejeição por indecisão e observação atípicas.
    (2004) Santos-Pereira, Carla; Pires, Ana M.
    Num problema típico de classificação, o objectivo é criar uma regra de decisão que permita afectar um objecto, de origem desconhecida, a uma de c classes pré-definidas, a partir dos valores observados de um conjunto de p variáveis numa amostra de treino. Na impossibilidade de separação absoluta ou numa situação de dúvida (quando as funções de decisão assumem valores muito idênticos ou a quando da existência de observações atípicas-outliers) poderá ser preferívelnão classificar do que optar por classificar com uma probabilidade de erro elevada. Nesse caso introduz-se uma opção de rejeição, por indecisão ou por existência de observações atípicas pelo que de uma forma genérica teremos um classificador em c + 2 classes. Neste trabalho apresenta-se um método de classificação em c + 2 classes com especial realce no tratamento das observações atípicas. Propõe-se uma nova regra de rejeição de outliers, RRO, baseada em análise de clusters e utilização de distâncias tipo Mahalanobis com estimadores clássicos e robustos que demonstrou ter bom comportamento em simulações de dados normais e não normais, com e sem outliers. Como método de clustering utilizaram-se o k-means, pam (partitioning around methods) e mclust (model based clustering) e para estimadores do vector de médias e de matriz de covariâncias o RMCD25 (Reweight Mininum Covariance Determinant com um ponto de rotura aproximado de 25%), os estimadores clássicos e o estimador OGK de Maronna e Zamar. O método apresentado é ilustrado com dois exemplos práticos.
  • ItemAcesso Aberto
    Classificação supervisionada com dúvidas: compromisso erro/rejeição.
    (2001) Santos-Pereira, Carla; Pires, Ana M.
    Num problema de classificação supervisionada, o objectivo é criar uma regra de decisão que permita afectar um objecto, de origem desconhecida, a uma de c classes (ou grupos) pré-definidas, a partir dos valores observados de um conjunto de p variáveis. Na impossiblidade de separação absoluta ou numa situação de indecisão (quando as funções de decisão assumem valores muito idênticos ou quando da existência de objectos muito diferentes dos restantes - observações atíticas), poderá ser preferível não classificar, introduzindo-se uma opção de rejeição, do que optar por uma decisão com probabilidade de erro elevada. Isto acontece, por exemplo, no diagnóstico médico. Consequentemente poderão ser criadas mais duas classes, uma de indecisão e outra de observações atípicas. Neste trabalho estuda-se uma solução para o problema da dúvida derivada da decisão, pela introdução de uma opção de rejeição, para as regras de classificação baseadas nas discriminantes linear, quadrática e logística. Consideram-se vários procedimentos para a estimação das taxas de erro e rejeição, em particular recorrendo-se à simulação. Para ilustrar estas metodologias serão apresentados dois exemplos.
  • ItemAcesso Aberto
    Algumas questões em aberto em análise descriminante para três grupos.
    (1999) Santos-Pereira, Carla; Pires, Ana M.
    No desenvolvimento da maior parte dos métodos de estimação de regras discriminantes (com excepção dos critérios genéricos de optimização)são, em geral, considerados apenas dois grupos, pressupondo-se que a generalização a mais de dois grupos é simples e directa. Se isso é verdade para, por exemplo, a regra discriminante linear de Fisher, já não o é para muitos outros tipos de metodologias, em que se incluem alguns métodos não paramétricos e a maior parte dos métodos robustos. Neste trablho ilustram-se algumas dificuldades que podem surgir nas aplicações a três grupos e apontam-se possíveis soluções. Pelo facto de ser mais fácil a visualização das soluções adoptadas bem como das respectivas consequências, consideram-se apenas o caso bivariado.
  • ItemAcesso Aberto
    O aparecimento de valores omissos no contexto da regressão logística.
    (1996) Santos-Pereira, Carla
    Um dos problemas mais complexos na análise estatística de dados é o problema da ocorrência de valores omissos. Ele pode surgir em várias situações oriundas de diversos factores tais como o tipo de estudo realizado, o processo de amostragem utilizado e o objectivo do inquérito elaborado. Neste trabalho tenta-se alertar para esta situação mencionando-se algumas alterações que poderão ocorrer quando se procede ao ajustamento de um modelo de regressão logística. São ainda apresentadas algumas soluções nomeadamene pela aplicação de algumas técnicas a um exemplo no contexto da medicina.
  • ItemAcesso Aberto
    Caracterização da variabilidade natural da resistência ao corte de um solo residual de granito do Porto
    (2014) Branco, Luís Pinheiro; Gomes, António Topa; Cardoso, António Silva; Santos-Pereira, Carla
    A renovação imposta pelos Eurocódigos nas metodologias de avaliação da segurança carece da análise estatística da variabilidade das propriedades geotécnicas dos maciços. Porém, os estudos publicados na literatura não contemplam os materiais que ocupam a maioria da superfície da região noroeste de Portugal – os solos residuais de granito – aos quais se encontra associada uma forte heterogeneidade. Assim, recorrendo a um número bastante significativo de ensaios experimentais, procedeu-se à caracterização estatística da variabilidade natural de um solo residual de granito do Porto, com especial incidência sobre as suas propriedades geomecânicas, tendo em vista a definição de uma base de projeto para a análise probabilística de problemas envolvendo este tipo de formações – modelação da variabilidade através da lei estatística teórica mais adequada e sua quantificação, por via do coeficiente de variação e da escala de flutuação.
  • ItemAcesso Aberto
    Aferição cognitiva das ferramentas Web X.0.
    (2012) Peixoto, Nuno Miguel Cardoso; Sobral, Sónia Rolland
    As ferramentas Web 2.0 e 3.0 estão ao alcance de todos, nomeadamente ao serviço do ensino. Mas nem sempre são usadas da melhor forma, sendo muitas das vezes uma tropia ao sucesso do ensino-aprendizagem. Este artigo pretende criar uma forma de avaliar e validar as características das ferramentas web na vertente ensino, para que possam ser reutilizá-las na aprendizagem. Foram analisadas as principais ferramentas web utilizadas pelos alunos e criada uma grelha que permitiu aferir as potencialidades cognitivas das mesmas, identificando desta forma quais as ferramentas web com maiores capacidades no domínio da aprendizagem. Web Tools 2.0 and 3.0 are available to everyone, including at the service of education. But not always used optimally, and often a tropy to the success of teaching and learning. This article aims to create a way to assess and validate the characteristics of web tools in the shed so that teaching can be reuse in learning. We analyzed the main web tools used by students and created a grid that allowed the assessment of the cognitive potential of the same, thus identifying which tools web with greater capabilities in the field of learning.
  • ItemAcesso Aberto
    As mudanças no ensino superior e a oportunidade do e-Learning.
    (2009) Sobral, Sónia Rolland; Pimenta, Pedro Cravo
    A tecnologia evoluiu muito e faz parte do quotidiano das pessoas. O Ensino Superior (ES) sofreu alterações que são difíceis de acompanhar. A Web poderá ser a ferramenta que impulsiona as Instituições de Ensino Superior (IES) a acompanhar as mudanças, isto é, a necessidade de graus e de conhecimentos para um novo e mais abrangente público com outras características e simultaneamente incorporando a tecnologia que possibilita a flexibilidade do Ensino e Aprendizagem. Neste artigo faz-se uma reflexão sobre as mudanças e de como o ensino a distância poderá ser uma preciosa ajuda.
  • ItemAcesso Aberto
    Relato de uma boa experiência e-learning no ensino superior
    (CISTI, 2009) Sobral, Sónia Rolland; Pimenta, Pedro Cravo
    O ensino introdutório de programação nos primeiros anos das licenciaturas de Informática têm uma elevada taxa de reprovações. A aprendizagem mista aparece como uma possibilidade de solução para este grave problema de insucesso. Relata-se a experiência que usou o MOODLE, em dois anos lectivos sucessivos e teve como base a unidade curricular semestral de algoritmia. No primeiro ano de investigação o uso do MOODLE estava acessível aos vinte e quatro alunos de uma das turmas práticas, sendo de noventa e dois o total de alunos inscritos. No segundo ano permitiu-se a inscrição na e-unidade curricular a todos os noventa e três alunos inscritos, tendo sido usada por setenta e cinco deles. Retiraram-se várias lições para alunos, docentes e instituições e concluiu-se que a utilização da aprendizagem mista foi muito eficaz quer objectivamente em relação ao insucesso quer subjectivamente em relação ao nível de satisfação por parte dos alunos.
  • ItemAcesso Aberto
    O ensino da programação: exercitar a distância para combate às dificuldades.
    (CISTI, 2009) Sobral, Sónia Rolland; Pimenta, Pedro Cravo
    As unidades curriculares de introdução à programação têm uma elevada taxa de insucesso. Os alunos têm dificuldade em esquematizar os problemas que lhes são propostos mesmo quando estes são similares a tomadas de decisão ou constituem situações normais do seu dia-a-dia. O problema coloca-se a todos os intervenientes no processo: de um lado o que ensinar e como fazê-lo; do outro lado como conseguir atingir as competências necessárias. Exercitar é a chave para conseguir melhores resultados e o ensino a distancia, sob a forma de ensino misto, poderá revelar-se uma ajuda eficaz para solucionar uma parte do problema. Neste artigo faz-se uma reflexão sobre o ensino introdutório de programação e a forma como o ensino a distância poderá ser uma preciosa ajuda.
  • ItemAcesso Aberto
    O uso atual das ferramentas Web X.0 no ensino.
    (2012) Peixoto, Nuno Miguel Cardoso; Sobral, Sónia Rolland
    Atualmente, os métodos de ensino usados pela maior parte dos professores estão a ficar obsoletos. Fruto da rápida evolução tecnológica à qual os estudantes hoje em dia têm acesso, as metodologias de ensino tradicional não se adequam de todo com a realidade. Muitas das ferramentas Web X.0 são utilizadas pelos alunos fora do contexto de aprendizagem, mesmo sem estes nunca terem tirado algum curso para as saberem utilizar. O incentivo e inovação das metodologias de ensino terão de passar obrigatoriamente pela utilização destas ferramentas, sendo esta uma das formas que os professores atualmente têm para captar a atenção dos seus alunos. Assim sendo, com este artigo pretende-se fazer um levantamento sobre o uso atual das ferramentas web X.0 no ensino. Utilizando o Repositório Cientifico de Acesso Aberto de Portugal – RCAAP, foram analisados todos os documentos científicos publicados entre 2010 e 2011 que se encontram armazenados nesta base de dados e que de alguma forma fazem referência à utilização das ferramentas web, permitindo desta forma aferir o que está a ser feito dentro desta área em Portugal.
  • ItemAcesso Aberto
    Estratégias na aprendizagem da programação: como o LMS se pode tornar útil.
    (2008) Sobral, Sónia Rolland; Pimenta, Pedro Cravo
    O insucesso do ensino introdutório de programação nos anos iniciais de 1º ciclo da área de Informática causa muitas vezes abandono escolar e desmotivação nos estudantes. O b-learning num ambiente construtivista apresenta-se como uma possibilidade de solução para este grave problema. A investigação apresentada usou a plataforma MOODLE e decorreu em dois anos lectivos sucessivos. Teve como base a unidade curricular semestral de Algoritmia comum ao 1º ano das três Lic.s em Informática ministradas na Universidade Portucalense. No 1º ano de investigação o uso do MOODLE estava acessível aos vinte e quatro alunos de uma das turmas práticas, sendo de noventa e dois o total de alunos inscritos. No 2º ano, que se realizou no paradigma de Bolonha, permitiu-se a inscrição na e-unidade curricular a todos os noventa e três alunos inscritos, tendo sido usada por setenta e cinco deles. A grande questão é “Será que o b-learning ajuda a melhorar as taxas de aprovação numa u.c. de Algoritmia (Alg.)?”. Outros factores foram também estudados, tais como verificar se existem características nos alunos que influenciam o sucesso na u.c. de Alg. quando complementada com uma ferramenta como o MOODLE. Estudar se há uma relação directa entre a presença dos alunos na e-u.c. (a quantidade de acessos, posts inseridos e posts certos) e o seu resultado final. E também se há uma relação directa entre a presença dos alunos nas aulas e o seu resultado final. Desenvolveram-se múltiplas estratégias para complemento das aulas presenciais, tendo-se retirado várias lições para alunos, docentes e instituições. Concluiu-se que a utilização da aprendizagem mista foi muito eficaz quer objectivamente em relação ao insucesso quer subjectivamente em relação ao nível de satisfação por parte dos alunos envolvidos, sobretudo se sabendo que a presença na e-u.c. ou qualquer actividade no MOODLE não era considerada na fórmula de avaliação final da unidade curricular.
  • ItemAcesso Aberto
    O MOODLE como ferramenta de apoio a Algoritmia.
    (2008) Sobral, Sónia Rolland; Pimenta, Pedro Cravo
    O ensino introdutório de programação nos primeiros anos das Licenciaturas da área da Informática tem uma elevada taxa de reprovações. É um insucesso muitas vezes causador de abandono escolar ou de desmotivação. Porém, pelo seu aspecto propedêutico é uma matéria curricular chave determinante na formação dos alunos e onde o seu desempenho influirá decisivamente no êxito do resto dos estudos da Licenciatura. O b-learning num ambiente construtivista “à Bolonha” aparece como uma possibilidade de solução para este grave problema de insucesso. A questão fundamental que se põe, particularmente com Bolonha é: esta possibilidade de solução resulta? Diminui o insucesso? Para responder a esta questão ealizou-se esta investigação que usou a plataforma MOODLE, decorreu em dois anos lectivos sucessivos e teve como base a unidade curricular semestral de Algoritmia comum ao primeiro ano das Licenciaturas em Informática ministradas na Universidade Portucalense. No primeiro ano de investigação o uso do MOODLE estava acessível aos vinte e quatro alunos de uma das turmas práticas, sendo de noventa e dois o total de alunos inscritos. No segundo ano permitiu-se a inscrição na e-unidade curricular a todos os noventa e três alunos inscritos, tendo sido usada por setenta e cinco deles, e já se realizou no paradigma de Bolonha com a consequente mudança traduzida na nova aproximação ao ensino centrado no aluno e no desenvolvimento das suas competências. Retiraram-se várias lições para alunos, docentes e instituições e concluiu-se que a utilização da aprendizagem mista foi muito eficaz quer objectivamente em elação ao insucesso quer subjectivamente em relação ao nível de satisfação por parte dos alunos envolvidos.
  • ItemAcesso Aberto
    Podcast: potencialidades na educação.
    (Universidade do Porto, 2006) Moura, Adelina; Carvalho, Ana Amélia Amorim
    O podcasting está a revelar-se uma tecnologia com grande interesse na sociedade e, em particular, na Educação. O reconhecimento das potencialidades do podcast na sala de aula levou-nos a realizar um estudo sobre a sua utilização no apoio ao processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares da disciplina de Português, no Ensino Secundário e Profissional. O estudo decorreu durante dois trimestres, inquirindo-se a reacção dos alunos ao podcast através de um questionário. Os resultados apontam para uma atitude favorável por parte dos alunos à utilização pedagógica dos podcasts.