O moodle e a formação contínua de professores: estudo de caso
dc.contributor.author | Almeida, Carlos Manuel Carvalho Serrano de | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T17:59:29Z | |
dc.date.available | 2013-08-14T17:59:29Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_PT |
dc.description.abstract | Os sistemas on-line de gestão da aprendizagem e de trabalho em cooperação são hoje reconhecidos como indispensáveis para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem, possibilitando um maior e mais variado contacto entre professores e alunos, reforçando a capacidade de intervenção dos professores e aumentando os recursos postos à disposição dos alunos. O seu uso está cada vez mais generalizado nas universidades portuguesas. O moodle como plataforma b-Learning conjugando as componentes presenciais e de ensino à distância, desenvolve-se na base do sócioconstrutivismo de Vigostky e poderá ser uma forma de ir ao encontro das expectativas dos professores na sua actualização de conhecimentos, potenciando a sua autoformação e ajudando-os a promover o sucesso escolar. Este trabalho, que segue uma linha metodológica de estudo de caso sobre formação contínua de professores utilizando a plataforma Moodle, reporta as actividades em três Centros de Formação e encontra-se dividido em duas partes: a primeira constituída pelo enquadramento teórico e a segunda pela investigação empírica. Desta forma, pretende-se percepcionar em que medida os docentes aceitam e estão disponíveis para esta nova forma de ensino e de aprender fazendo. Após uma análise deste estudo, verifica-se que o Moodle é uma boa plataforma de apoio à aquisição de conhecimentos dos professores e um facilitador do processo que os leva ao encontro das expectativas de formação por estes desejada. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: Prof.º Doutor Fernando Moreira | pt_PT |
dc.identifier.citation | Almeida, C. M. C. S.(2007). O moodle e a formação contínua de professores: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/18 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TME 162 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/18 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Moodle | pt_PT |
dc.subject | Ensino | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Formação contínua | pt_PT |
dc.subject | Professor | pt_PT |
dc.subject | E-Learning | pt_PT |
dc.subject | TME | |
dc.title | O moodle e a formação contínua de professores: estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1