Avaliação da docência no Ensino Superior: Contributos para um modelo compreensivo de avaliação do desempenho

dc.contributor.authorOliveira, Íris Martins
dc.contributor.authorMesquita, Diana
dc.contributor.authorAbelha, Marta
dc.contributor.authorCarvalho, Olívia da Conceição
dc.contributor.authorJesus, Paulo Renato
dc.contributor.authorFernandes, Sara M.
dc.contributor.authorLeite, Jorge
dc.contributor.authorFernandes, Sandra
dc.date.accessioned2019-08-12T10:35:25Z
dc.date.available2019-08-12T10:35:25Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractEsta comunicação tem como objetivo apresentar a proposta de um projeto de investigação sobre avaliação do desempenho docente no Ensino Superior. Esta proposta surgiu da atividade de colaboração desenvolvida por um grupo de docentes da Universidade Portucalense (UPT) no contexto de uma ação de formação subordinada à temática Scholarhip of Teaching and Learning (SoTL), promovida pelo Centre for Excellence in Teaching da UPT. Este centro foi criado pela Reitoria da UPT em Maio de 2017, para potenciar o desenvolvimento de estratégias favorecedoras da reflexão e melhoria das práticas pedagógicas dos/as docentes. Neste âmbito, um dos seus objetivos consiste em promover competências que se consideram fundamentais para a inovação pedagógica e curricular por parte dos/as docentes, tais como trabalho colaborativo, capacidade de ultrapassar desafios, reflexão sobre a prática e investigação. A formação sobre SoTL, organizada em quatro sessões (3h cada), tem periodicidade mensal entre abril e julho 2018. Esta formação pretende: apresentar, discutir e analisar os princípios do SoTL; desenvolver tempos e espaços de reflexão crítica sobre a prática de ensino e das aprendizagens; bem como desenvolver e apresentar uma proposta de investigação sobre a prática pedagógica. Como o SoTL assenta numa abordagem que favorece a reflexão sobre e para a prática pedagógica, numa lógica de contínua indagação profissional (Shulman, 2000; 2011; Vieira, 2009), as sessões de formação dedicadas à temática procuram refletir esse mesmo princípio e apropriar esta metodologia para o desenvolvimento profissional dos docentes (Fanghanel, 2013). A proposta de projeto apresentada surge como resultado da aplicação da abordagem SoTL em contexto de formação e da inerente indagação da prática docente, por parte dos elementos do grupo. Em particular, a presente comunicação deriva da reflexão sobre a valorização da docência enquanto uma das funções do/a docente universitário/a. Esta tem sido uma preocupação crescente por parte das Instituições de Ensino Superior (IES), que se deparam atualmente com desafios no que se refere às questões da avaliação da qualidade dos/as docentes e do ensino superior, decorrentes do Processo de Bolonha, do financiamento das IES e da garantia e certificação da Qualidade. (...)pt_PT
dc.identifier.citationOliveira, I. M., Fernandes, S., Abelha, M.,Fernandes, S.M., Carvalho, O., Jesus, P. R., ...Mesquita, D. (2018). Avaliação da docência no Ensino Superior: Contributos para um modelo compreensivo de avaliação do desempenho. In 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: Livro de Resumos do CNaPPES. 2018, Braga, Portugal, 12-13 jul.2018 (p. 197). Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2863pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2863
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Minhopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://cnappes.org/files/2018/07/CNaPPES2018_book.pdfpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectDesempenho docentept_PT
dc.subjectScholarship of teaching and learningpt_PT
dc.titleAvaliação da docência no Ensino Superior: Contributos para um modelo compreensivo de avaliação do desempenhopt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.locationUniversidade do Minho, Braga, Portugalpt_PT
degois.publication.title5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superiorpt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameIJP - Instituto Jurídico Portucalense
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.familyNameAbelha
person.familyNameCarvalho
person.familyNameJesus
person.familyNameFernandes
person.familyNameLeite
person.familyNameFernandes
person.givenNameMarta
person.givenNameOlívia da Conceição
person.givenNamePaulo Renato
person.givenNameSara M.
person.givenNameJorge
person.givenNameSandra
person.identifier.ciencia-id9D1F-94B0-794A
person.identifier.ciencia-idFA19-7B5C-E2F3
person.identifier.ciencia-id341A-6BE0-202D
person.identifier.ciencia-id5B1A-1694-0186
person.identifier.ciencia-idA71F-2404-41CE
person.identifier.ciencia-idD617-2C98-5011
person.identifier.gsid03piNtgAAAAJ
person.identifier.orcid0000-0001-7105-3722
person.identifier.orcid0000-0002-6968-5277
person.identifier.orcid0000-0002-8707-1877
person.identifier.orcid0000-0003-4257-0530
person.identifier.orcid0000-0002-0323-9012
person.identifier.orcid0000-0003-4712-4249
person.identifier.ridH-1160-2016
person.identifier.ridC-4078-2013
person.identifier.ridG-9849-2016
person.identifier.ridE-4404-2013
person.identifier.ridQ-2679-2019
person.identifier.scopus-author-id35772219700
person.identifier.scopus-author-id57211886778
person.identifier.scopus-author-id35362004900
person.identifier.scopus-author-id57213450875
person.identifier.scopus-author-id47761976700
person.identifier.scopus-author-id16315361800
relation.isAuthorOfPublicationb796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff
relation.isAuthorOfPublicationaff65b05-63c9-4ea4-89f0-c9e76e3db94d
relation.isAuthorOfPublication17f1402c-cf58-4fa9-a799-0bb5a16e2a34
relation.isAuthorOfPublicationbfc63547-8cbd-4aca-b548-1388c1a5c8d8
relation.isAuthorOfPublication9dc1f0ec-b563-4cf4-b876-aafc02d0db23
relation.isAuthorOfPublication31cac8f7-2343-4567-9a41-454606455b42
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 2 de 2
A carregar...
Miniatura
Nome:
CNaPPES2018.pdf
Tamanho:
38.77 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
A carregar...
Miniatura
Nome:
Apresentacao_SOTL - POSTER.pdf
Tamanho:
158.66 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format