Supervisão entre pares: contributos para a melhoria das práticas de ensino
Date
2012
Embargo
Authors
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
O presente estudo teve o intuito de investigar de que forma a supervisão
entre pares poderia contribuir para a edificação de práticas de ensino reflexivas
e, por essa via, concorrer para a melhoria das aprendizagens para o sucesso
dos nossos alunos e, consequentemente, para o desenvolvimento profissional
docente.
Neste contexto, optamos por uma investigação de natureza qualitativa,
concretamente, pelo estudo de caso, recorrendo, para isso, à observação
participante e à produção de narrativas por parte da professora supervisora e
supervisionada. Além disso, aplicamos um questionário aos alunos
participantes neste estudo.
Os dados recolhidos através dos instrumentos indicados foram tratados
através da metodologia de análise de conteúdo e análise documental.
A análise e discussão dos resultados obtidos permitiram concluir que os
pressupostos adiantados na fundamentação teórica se confirmam.
A supervisão constitui um indutor da melhoria da prática docente,
facilitando e potenciando as capacidades individuais de cada um.
Num plano mais abrangente, este estudo possibilitou a criação de práticas
reflexivas mais aprofundadas, por parte da professora-investigadora,
relativamente às suas práticas pedagógicas e sobre a importância do papel da
reflexividade no seu desenvolvimento pessoal e profissional.
The present study aimed to investigate in what way peer supervision could
contribute to a teaching improvement in the practices, to the improvement of the
learning process and, consequently, to the professional teaching development.
In this context, we chose a qualitative research, more precisely, a case
study, using for this, participant observation, the production of narratives by the
supervisor teacher and by the supervised. Besides that we also applied a
questionnaire to students that participated in this study.
The data collected through the indicated instruments were treated using
the methodology of content analysis and documental analysis.
The analysis and discussion of the results have showed that the
assumptions pointed out by the theoretical references are confirmed.
Supervision is an inducer of improving teaching practice, facilitating and
enhancing the capabilities of each individual.
In a more general plan, this study made it possible the creation of reflexive
practices in the investigator teacher, concerning her pedagogical practices and
the importance of the reflexion in her professional and personal development.
Keywords
Supervisão entre pares, Melhoria das práticas de ensino, Desenvolvimento profissional, Reflexão, Peer supervision, Teaching improvment in the practices, Professional development, Reflexion, TME
Document Type
Master thesis
Publisher Version
Dataset
Citation
Ribeiro, F. M. P. (2012). Supervisão entre pares: contributos para a melhoria das práticas de ensino [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/156
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Open Access
Sponsorship
Orientação: Professora Doutora Jacinta Rosa Moreira.