Supervisão entre pares: contributos para a melhoria das práticas de ensino

dc.contributor.authorRibeiro, Fernanda Maria Pereirapt_PT
dc.date.accessioned2013-06-03T10:01:46Zpt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T18:00:26Z
dc.date.available2013-06-03T10:01:46Zpt_PT
dc.date.available2013-08-14T18:00:26Z
dc.date.issued2012pt_PT
dc.description.abstract  O presente estudo teve o intuito de investigar de que forma a supervisão entre pares poderia contribuir para a edificação de práticas de ensino reflexivas e, por essa via, concorrer para a melhoria das aprendizagens para o sucesso dos nossos alunos e, consequentemente, para o desenvolvimento profissional docente. Neste contexto, optamos por uma investigação de natureza qualitativa, concretamente, pelo estudo de caso, recorrendo, para isso, à observação participante e à produção de narrativas por parte da professora supervisora e supervisionada. Além disso, aplicamos um questionário aos alunos participantes neste estudo. Os dados recolhidos através dos instrumentos indicados foram tratados através da metodologia de análise de conteúdo e análise documental. A análise e discussão dos resultados obtidos permitiram concluir que os pressupostos adiantados na fundamentação teórica se confirmam. A supervisão constitui um indutor da melhoria da prática docente, facilitando e potenciando as capacidades individuais de cada um. Num plano mais abrangente, este estudo possibilitou a criação de práticas reflexivas mais aprofundadas, por parte da professora-investigadora, relativamente às suas práticas pedagógicas e sobre a importância do papel da reflexividade no seu desenvolvimento pessoal e profissional. The present study aimed to investigate in what way peer supervision could contribute to a teaching improvement in the practices, to the improvement of the learning process and, consequently, to the professional teaching development. In this context, we chose a qualitative research, more precisely, a case study, using for this, participant observation, the production of narratives by the supervisor teacher and by the supervised. Besides that we also applied a questionnaire to students that participated in this study. The data collected through the indicated instruments were treated using the methodology of content analysis and documental analysis.   The analysis and discussion of the results have showed that the assumptions pointed out by the theoretical references are confirmed. Supervision is an inducer of improving teaching practice, facilitating and enhancing the capabilities of each individual.   In a more general plan, this study made it possible the creation of reflexive practices in the investigator teacher, concerning her pedagogical practices and the importance of the reflexion in her professional and personal development.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Professora Doutora Jacinta Rosa Moreira.pt_PT
dc.identifier.citationRibeiro, F. M. P. (2012). Supervisão entre pares: contributos para a melhoria das práticas de ensino [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/156pt_PT
dc.identifier.otherCota: TME 486pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/156
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectSupervisão entre parespt_PT
dc.subjectMelhoria das práticas de ensinopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectPeer supervisionpt_PT
dc.subjectTeaching improvment in the practicespt_PT
dc.subjectProfessional developmentpt_PT
dc.subjectReflexionpt_PT
dc.subjectTME
dc.titleSupervisão entre pares: contributos para a melhoria das práticas de ensinopt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
TME 486.pdf
Tamanho:
1.78 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format