Motivação dos professores face à utilização das TIC: estudo de género

dc.contributor.authorVilas, Ana Paula de Sousa Rodriguespt_PT
dc.date.accessioned2009-06-12T14:12:41Zpt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T18:00:02Z
dc.date.available2009-06-12T14:12:41Zpt_PT
dc.date.available2013-08-14T18:00:02Z
dc.date.issued2007pt_PT
dc.descriptionNenhumpt_PT
dc.description.abstractCom esta investigação pretende-se reflectir sobre um dos problemas fundamentais da pedagogia no início deste novo século: As Tecnologias de Informação e Comunicação (T.I.C.), e os fenómenos Inclusão/Exclusão. O objectivos deste trabalho, é proporcionar uma perspectiva geral da democratização das tecnologias de informação na educação, como desafio à escola tradicional, questionar a apetência dos professores pela utilização dessas tecnologias, e em concreto, conhecer a atitude das mulheres docentes perante as TIC, promovendo o mainstreaming, isto é, a necessidade de efectuar estudos sobre os reflexos de uma realidade no mundo masculino e feminino, de modo a potenciar políticas que favoreçam igualdade de oportunidades. Assim, apresenta-se os resultados de um estudo, baseado numa primeira parte, em investigação documental e mera reflexão pessoal, que visa, numa segunda fase, através de inquéritos de opinião efectuados às docentes, fundamentar as hipóteses com base nas teorias analisadas. As mulheres possuem apetência e interesse para a utilização das TIC, no entanto, o seu percurso profissional é geralmente condicionado pela condição de maternidade e pela conciliação do trabalho com a vida familiar, dificultando assim a valorização e a sua realização profissional e pessoal.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof. Doutor Fernando Moreira.pt_PT
dc.identifier.citationVilas, A. P. S. R. (2007). Motivação dos professores face à utilização das TIC: estudo de género [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/112pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/112
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectTIC (Tecnologias da Informação e Comunicação)pt_PT
dc.subjectMainstreamingpt_PT
dc.subjectProfessor pt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectTME
dc.titleMotivação dos professores face à utilização das TIC: estudo de géneropt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
TME 348.pdf
Tamanho:
892.03 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format