Motivação dos professores face à utilização das TIC: estudo de género
dc.contributor.author | Vilas, Ana Paula de Sousa Rodrigues | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2009-06-12T14:12:41Z | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T18:00:02Z | |
dc.date.available | 2009-06-12T14:12:41Z | pt_PT |
dc.date.available | 2013-08-14T18:00:02Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_PT |
dc.description | Nenhum | pt_PT |
dc.description.abstract | Com esta investigação pretende-se reflectir sobre um dos problemas fundamentais da pedagogia no início deste novo século: As Tecnologias de Informação e Comunicação (T.I.C.), e os fenómenos Inclusão/Exclusão. O objectivos deste trabalho, é proporcionar uma perspectiva geral da democratização das tecnologias de informação na educação, como desafio à escola tradicional, questionar a apetência dos professores pela utilização dessas tecnologias, e em concreto, conhecer a atitude das mulheres docentes perante as TIC, promovendo o mainstreaming, isto é, a necessidade de efectuar estudos sobre os reflexos de uma realidade no mundo masculino e feminino, de modo a potenciar políticas que favoreçam igualdade de oportunidades. Assim, apresenta-se os resultados de um estudo, baseado numa primeira parte, em investigação documental e mera reflexão pessoal, que visa, numa segunda fase, através de inquéritos de opinião efectuados às docentes, fundamentar as hipóteses com base nas teorias analisadas. As mulheres possuem apetência e interesse para a utilização das TIC, no entanto, o seu percurso profissional é geralmente condicionado pela condição de maternidade e pela conciliação do trabalho com a vida familiar, dificultando assim a valorização e a sua realização profissional e pessoal. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: Prof. Doutor Fernando Moreira. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Vilas, A. P. S. R. (2007). Motivação dos professores face à utilização das TIC: estudo de género [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/112 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/112 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) | pt_PT |
dc.subject | Mainstreaming | pt_PT |
dc.subject | Professor | pt_PT |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Motivação | pt_PT |
dc.subject | TME | |
dc.title | Motivação dos professores face à utilização das TIC: estudo de género | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1