A importância da organização do espaço de sala de aula na Educação de Infância: uma perspectiva para alunos com necessidades educativas especiais.
dc.contributor.author | Pereira, Ildeci Bessa dos Reis | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2011-08-05T10:06:39Z | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T18:00:20Z | |
dc.date.available | 2011-08-05T10:06:39Z | pt_PT |
dc.date.available | 2013-08-14T18:00:20Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_PT |
dc.description.abstract | A necessidade de pensar o espaço escolar e, em particular, o espaço da sala de aula, na educação de infância, tem sido nos últimos anos objecto de estudo de vários autores prestigiados. Assim, pretendendo desenvolver este tema, elegemos como objectivo verificar a importância da organização do espaço da sala de aula, no desenvolvimento e inclusão de todos os alunos na educação de infância e, em particular, os alunos com necessidades educativas especiais. O presente estudo, na sua fundamentação teórica aborda a educação de infância, a sua importância para o desenvolvimento da criança, as questões relacionadas com a organização do espaço escolar, a organização do espaço de sala de aula e a sua interferência no comportamento e desenvolvimento da criança, os aspectos mais importantes a considerar na organização de um espaço de sala de aula, a necessidade educativa especial compreendendo o seu conceito e classificação e, por fim, a abordagem acerca da inclusão de alunos com necessidade educativa especial na escola regular de educação de infância. De seguida desenvolve-se a componente empírica, com a apresentação do percurso da investigação, a metodologia e conclusão deste estudo. Através de uma metodologia de investigação de carácter mista, com recurso aos métodos qualitativo e quantitativo, os resultados obtidos possibilitam concluir que a influência da organização do espaço de sala de aula é marcante durante os primeiros anos de vida, especificamente dos zero aos seis anos de idade. Depois de ponderadas as hipóteses levantadas, somos levados a concluir que a organização do espaço da sala de aula pode interferir positiva ou negativamente no processo de desenvolvimento e inclusão das crianças. | |
dc.description.sponsorship | Orientação de: Professora Doutora Maria Luísa Moreira Santos. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pereira, I. B. R. (2011). A importância da organização do espaço de sala de aula na Educação de Infância: uma perspectiva para alunos com necessidades educativas especiais [Dissertação de Mestrado em Educação Especial, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/145 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TME 457 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/145 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | restricted access | |
dc.subject | Educação de infância | pt_PT |
dc.subject | Espaço | pt_PT |
dc.subject | Sala de aula | pt_PT |
dc.subject | Organização | pt_PT |
dc.subject | Necessidade educativa especial | pt_PT |
dc.subject | TME | |
dc.title | A importância da organização do espaço de sala de aula na Educação de Infância: uma perspectiva para alunos com necessidades educativas especiais. | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
Files
Original bundle
1 - 4 of 4