A importância da organização do espaço de sala de aula na Educação de Infância: uma perspectiva para alunos com necessidades educativas especiais.

dc.contributor.authorPereira, Ildeci Bessa dos Reispt_PT
dc.date.accessioned2011-08-05T10:06:39Zpt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T18:00:20Z
dc.date.available2011-08-05T10:06:39Zpt_PT
dc.date.available2013-08-14T18:00:20Z
dc.date.issued2011pt_PT
dc.description.abstractA necessidade de pensar o espaço escolar e, em particular, o espaço da sala de aula, na educação de infância, tem sido nos últimos anos objecto de estudo de vários autores prestigiados. Assim, pretendendo desenvolver este tema, elegemos como objectivo verificar a importância da organização do espaço da sala de aula, no desenvolvimento e inclusão de todos os alunos na educação de infância e, em particular, os alunos com necessidades educativas especiais. O presente estudo, na sua fundamentação teórica aborda a educação de infância, a sua importância para o desenvolvimento da criança, as questões relacionadas com a organização do espaço escolar, a organização do espaço de sala de aula e a sua interferência no comportamento e desenvolvimento da criança, os aspectos mais importantes a considerar na organização de um espaço de sala de aula, a necessidade educativa especial compreendendo o seu conceito e classificação e, por fim, a abordagem acerca da inclusão de alunos com necessidade educativa especial na escola regular de educação de infância. De seguida desenvolve-se a componente empírica, com a apresentação do percurso da investigação, a metodologia e conclusão deste estudo. Através de uma metodologia de investigação de carácter mista, com recurso aos métodos qualitativo e quantitativo, os resultados obtidos possibilitam concluir que a influência da organização do espaço de sala de aula é marcante durante os primeiros anos de vida, especificamente dos zero aos seis anos de idade. Depois de ponderadas as hipóteses levantadas, somos levados a concluir que a organização do espaço da sala de aula pode interferir positiva ou negativamente no processo de desenvolvimento e inclusão das crianças.
dc.description.sponsorshipOrientação de: Professora Doutora Maria Luísa Moreira Santos.pt_PT
dc.identifier.citationPereira, I. B. R. (2011). A importância da organização do espaço de sala de aula na Educação de Infância: uma perspectiva para alunos com necessidades educativas especiais [Dissertação de Mestrado em Educação Especial, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/145pt_PT
dc.identifier.otherCota: TME 457pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/145
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestricted access
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectEspaçopt_PT
dc.subjectSala de aulapt_PT
dc.subjectOrganizaçãopt_PT
dc.subjectNecessidade educativa especialpt_PT
dc.subjectTME
dc.titleA importância da organização do espaço de sala de aula na Educação de Infância: uma perspectiva para alunos com necessidades educativas especiais.pt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen

Files

Original bundle

Now showing 1 - 4 of 4
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TME 457.Lei_3_08.pdf
Size:
243.45 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TME 457.decreto 147.pdf
Size:
83.1 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
lei ed. infancis.pdf
Size:
46.04 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TME 457.Resumo.pdf
Size:
20.94 KB
Format:
Adobe Portable Document Format