Cooperativas de aprendizagem nas escolas rurais: Empreender na prática dos direitos humanos

dc.contributor.authorMartins, Racquel Valério
dc.contributor.authorQuinteiro, María Esther Martínez
dc.contributor.authorCampina, Ana
dc.date.accessioned2020-01-07T11:00:56Z
dc.date.available2020-01-07T11:00:56Z
dc.date.issued2019-05
dc.description.abstractTratamos nesse artigo de realidades distintas, mas com muitas similitudes quando a temática é Educação em Direitos Humanos (EDH) e para a Cidadania Democrática. Em ambos países, Brasil e Portugal, evidencia-se a morosidade para a implantação de políticas educativas, embora nas medidas teórico-práticas ou medidas de carácter curricular, para sua efetivação, nas últimas décadas Portugal têm assumido uma posição dianteira. Utilizamos o método histórico crítico e através de uma pesquisa bibliográfica e da legislação pertinente, fazemos uma descrição da situação nos dois países, evidenciando os últimos 30 anos no Brasil, período que culmina em um retrocesso sofrido no primeiro quadrimestre deste ano de 2019. Ademais, realizamos uma etnografia na Escola da Ponte, com o intuito de levantar as semelhanças com a Cooperativa de Enseñanza Laica (CEL), fazendo um paralelo dos princípios (autonomia, interculturalidade e gestão democrática) que norteiam ambos modelos, analisando, portanto, como o instrumento do cooperativismo poderia transformar a realidade das escolas ubicadas no meio rural.pt_PT
dc.description.abstractEste artículo aborda diferentes realidades, pero con muchas similitudes cuando el tema es Educación en Derechos Humanos (EDH) y Ciudadanía Democrática. En ambos países, Brasil y Portugal, la lentitud de implementación de las políticas educativas es evidente, aunque en las medidas teórico-prácticas o medidas curriculares para su implementación, en las últimas décadas, Portugal ha asumido una posición de liderazgo. Utilizamos el método histórico crítico y, mediante una búsqueda en la literatura y la legislación pertinente, describimos la situación en ambos países, destacando los últimos 30 años en Brasil, un período que culmina en un revés sufrido en el primer trimestre de este año 2019. Además, Realizamos una etnografía en la Escola da Ponte, con el fin de establecer similitudes con la Cooperativa Enseñanza Laica (CEL), haciendo un paralelo de los principios (autonomía, interculturalidad y gestión democrática) que guían ambos modelos, analizando así como el instrumento. El cooperativismo podría transformar la realidad de las escuelas rurales.pt_PT
dc.identifier.citationMartins, R. V., Quinteiro, M. E. M., & Campina, A. (2019). Cooperativas de aprendizagem nas escolas rurais: Empreender na prática dos direitos humanos. Revista Eletrônica Arma da Crítica, 11, 6-27. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2982pt_PT
dc.identifier.issn1984-4735
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2982
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49027pt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação e trabalhopt_PT
dc.subjectCooperativismopt_PT
dc.subjectMeio ruralpt_PT
dc.subjectEDH em Brasilpt_PT
dc.subjectEDH em Portugalpt_PT
dc.subjectEducación y trabajopt_PT
dc.subjectCooperativismopt_PT
dc.subjectEntorno ruralpt_PT
dc.subjectEDH en Brasilpt_PT
dc.subjectEDH en Portugalpt_PT
dc.titleCooperativas de aprendizagem nas escolas rurais: Empreender na prática dos direitos humanospt_PT
dc.title.alternativeCooperativas de aprendizage en las escuelas rurales: Emprender en la practica de los derechos humanospt_PT
dc.typejournal articlept_PT
degois.publication.firstPage6pt_PT
degois.publication.issue11pt_PT
degois.publication.lastPage27pt_PT
degois.publication.locationFortaleza, Brasilpt_PT
degois.publication.titleRevista Eletrônica Arma da Críticapt_PT
dspace.entity.typePublicationen

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