A inclusão de alunos de percurso curricular alternativo na escola
dc.contributor.author | Moreira, Rute Cristina dos Santos Almeida Ferreira | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2009-09-23T15:51:25Z | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T17:59:58Z | |
dc.date.available | 2009-09-23T15:51:25Z | pt_PT |
dc.date.available | 2013-08-14T17:59:58Z | |
dc.date.issued | 2009 | pt_PT |
dc.description.abstract | Numa altura que em Portugal se defende a inclusão de crianças e jovens com NEE é importante que o professor do Ensino Básico, confrontado com as realidades educacionais utilize princípios metodológicos diversificados, isto é, que pratique a Diferenciação Pedagógica. Assim, na Escola Inclusiva é exigido aos docentes um papel mais dinamizador perante um vasto leque de competências e saberes. Não nos podemos descurar que, a Escola Inclusiva surgiu numa perspectiva de educação para Todos. Como tal, aplicam-se respostas adequadas a cada criança/jovem, relativamente ao seu nível de desempenho e aprendizagem, desenhando os programas que satisfaçam as necessidades educativas no seu próprio meio, não só superando as suas dificuldades, como também descobrindo talentos e desenvolvendo potencialidades. Desta forma a intervenção tem de ser construída a partir do conhecimento dos interesses e dos saberes, das dificuldades dos alunos e das causas que as originam e, ainda, das suas expectativas. Deste modo estabelecida propõe-se contribuir para que o professor, que continua a ser o principal dinamizador das estratégias e actividades dentro da sala de aula, consiga gerir as matérias curriculares a adquirir, os saberes já realizados, as expectativas dos alunos e os tempos a disponibilizar para tudo isto. Em suma, preconiza-se uma escola, na qual todos os alunos de uma mesma comunidade, sempre que possível, aprendam juntos, independentemente das diferenças e dificuldades individuais. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: Prof. Doutor António Vieira. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Moreira, R. C. S. A. F. (2009). A inclusão de alunos de percurso curricular alternativo na escola [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/94 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TME 380 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/94 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Educação especial | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Percurso curricular alternativo | pt_PT |
dc.subject | TME | |
dc.title | A inclusão de alunos de percurso curricular alternativo na escola | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
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