A inclusão de alunos de percurso curricular alternativo na escola

dc.contributor.authorMoreira, Rute Cristina dos Santos Almeida Ferreirapt_PT
dc.date.accessioned2009-09-23T15:51:25Zpt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T17:59:58Z
dc.date.available2009-09-23T15:51:25Zpt_PT
dc.date.available2013-08-14T17:59:58Z
dc.date.issued2009pt_PT
dc.description.abstractNuma altura que em Portugal se defende a inclusão de crianças e jovens com NEE é importante que o professor do Ensino Básico, confrontado com as realidades educacionais utilize princípios metodológicos diversificados, isto é, que pratique a Diferenciação Pedagógica. Assim, na Escola Inclusiva é exigido aos docentes um papel mais dinamizador perante um vasto leque de competências e saberes. Não nos podemos descurar que, a Escola Inclusiva surgiu numa perspectiva de educação para Todos. Como tal, aplicam-se respostas adequadas a cada criança/jovem, relativamente ao seu nível de desempenho e aprendizagem, desenhando os programas que satisfaçam as necessidades educativas no seu próprio meio, não só superando as suas dificuldades, como também descobrindo talentos e desenvolvendo potencialidades. Desta forma a intervenção tem de ser construída a partir do conhecimento dos interesses e dos saberes, das dificuldades dos alunos e das causas que as originam e, ainda, das suas expectativas. Deste modo estabelecida propõe-se contribuir para que o professor, que continua a ser o principal dinamizador das estratégias e actividades dentro da sala de aula, consiga gerir as matérias curriculares a adquirir, os saberes já realizados, as expectativas dos alunos e os tempos a disponibilizar para tudo isto. Em suma, preconiza-se uma escola, na qual todos os alunos de uma mesma comunidade, sempre que possível, aprendam juntos, independentemente das diferenças e dificuldades individuais.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof. Doutor António Vieira.pt_PT
dc.identifier.citationMoreira, R. C. S. A. F. (2009). A inclusão de alunos de percurso curricular alternativo na escola [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/94pt_PT
dc.identifier.otherCota: TME 380pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/94
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectPercurso curricular alternativopt_PT
dc.subjectTME
dc.titleA inclusão de alunos de percurso curricular alternativo na escolapt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TME 380.pdf
Size:
918.98 KB
Format:
Adobe Portable Document Format