Envolvimento e desinvestimento na escola, inteligência emocional, e bem-estar subjetivo: um estudo de clusters

dc.contributor.advisorAraújo, Alexandra M.
dc.contributor.authorCoelho, Inês Alexandra da Silva
dc.date.accessioned2023-09-11T10:49:01Z
dc.date.available2023-09-11T10:49:01Z
dc.date.issued2023-09-07
dc.description.abstractO envolvimento e o desinvestimento na escola são conceitos-chave para a compreensão do desenvolvimento e educação dos adolescentes, referindo-se ao grau de comprometimento (ou falta dele) dos estudantes com o ambiente escolar e com as suas atividades académicas. O presente estudo tem como objetivos gerais: a identificação de perfis com base nas variáveis de envolvimento e desinvestimento na escola, numa amostra de alunos do ensino básico e secundário; a relação destes clusters com variáveis de inteligência emocional, bem-estar subjetivo e rendimento académico; e a análise destes grupos em função de variáveis sociodemográficas e escolares, como o sexo e ano de escolaridade. Participaram no estudo 467 adolescentes, de ambos os sexos (44.8% rapazes, 54.3% raparigas), com idades compreendidas entre os 12 e 19 anos (M = 15.13, DP = 1.31). A análise de clusters identificou cinco perfis: “Elevado envolvimento agenciativo e afetivo/Elevado desinvestimento”, “Baixo envolvimento afetivo e cognitivo/ Elevado desinvestimento”, “Baixo envolvimento agenciativo, cognitivo e comportamental/ Elevado desinvestimento”, “Elevado envolvimento afetivo, cognitivo e comportamental/ Baixo envolvimento agenciativo e desinvestimento” e “Elevado envolvimento / Baixo desinvestimento”. Os clusters diferenciam-se significativamente nas variáveis em estudo, nomeadamente na inteligência emocional, bem-estar subjetivo e rendimento académico. Globalmente, clusters com níveis mais elevados de envolvimento e níveis inferiores de desinvestimento na escola obtiveram resultados superiores nas variáveis estudadas. Estes resultados apoiam a utilidade de examinar os perfis de envolvimento e desinvestimento na escola, de forma multidimensional, com implicações práticas ao nível psicoeducacional.pt_PT
dc.description.abstractSchool engagement and disengagement are key concepts for understanding the development and education of adolescents, referring to the degree of commitment (or lack thereof) of students to the school environment and their academic activities. The present study aims to: identify profiles based on the variables of engagement and disengagement in school in a sample of students from basic and secondary education; examine the relationship of these clusters with variables of emotional intelligence, subjective well-being, and academic performance; and analyze these groups based on sociodemographic and school variables, such as gender and grade level. A total of 467 adolescents participated in the study, comprising both sexes (44.8% boys, 54.3% girls), with ages ranging from 12 to 19 years (M = 15.13, SD = 1.31). Cluster analysis identified five profiles: "High agency and affective engagement/High disengagement," "Low affective and cognitive engagement/High disengagement," "Low agency, cognitive, and behavioral engagement/High disengagement," "High affective, cognitive, and behavioral engagement/Low agency and disengagement," and "High engagement/Low disengagement." The clusters significantly differed in the variables under study, namely emotional intelligence, subjective well-being, and academic performance. Overall, clusters with higher levels of engagement and lower levels of disengagement in school achieved better results in the studied variables. These results support the usefulness of examining multidimensional profiles of engagement and disengagement in school, with practical implications for psychoeducational interventions.pt_PT
dc.identifier.citationCoelho, I. A. S. (2023). Envolvimento e desinvestimento na escola, inteligência emocional, e bem-estar subjetivo: um estudo de clusters [Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5071pt_PT
dc.identifier.tid203496370
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/5071
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnvolvimento na escolapt_PT
dc.subjectDesinvestimentopt_PT
dc.subjectInteligência emocionalpt_PT
dc.subjectBem-estar subjetivopt_PT
dc.subjectClusterspt_PT
dc.subject.fosPsicologia Clínica e da Saúdept_PT
dc.titleEnvolvimento e desinvestimento na escola, inteligência emocional, e bem-estar subjetivo: um estudo de clusterspt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.familyNameAraújo
person.givenNameAlexandra M.
person.identifier.ciencia-idF513-2F7A-A091
person.identifier.orcid0000-0003-4345-0856
person.identifier.ridF-5093-2012
person.identifier.scopus-author-id55749283100
relation.isAdvisorOfPublication034a1fc8-5096-446d-ad59-be00e92093f0
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery034a1fc8-5096-446d-ad59-be00e92093f0
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica e da Saúdept_PT

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
exemplar_2771.pdf
Tamanho:
3.96 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format