Lideranças em contexto escolar: Um estudo de caso

dc.contributor.advisorMartins, Idalina, orientador científico
dc.contributor.advisorAbelha, Marta
dc.contributor.authorBlanchard, Cláudia Adjaney Kissanza Samuel
dc.date.accessioned2016-05-16T15:25:55Z
dc.date.available2016-05-16T15:25:55Z
dc.date.issued2016-01
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educaçãopt_PT
dc.description.abstractCompreender de que forma professores de uma Escola de Formação de Professores do Município de Benguela percecionam a liderança protagonizada pelo diretor é a principal finalidade da presente investigação. No sentido de encontrar resposta à problemática de investigação, anteriormente referida, gizaram-se três objetivos de investigação, nomeadamente: i)caracterizar o modo como professores de uma Escola de Formação de Professores do Município de Benguela percecionam a liderança protagonizada pelodiretor; ii)compreender a influência do diretor nas dinâmicas de trabalho docente e iii)desenvolver conhecimento sobre o estilo de liderança preconizado numa Escola de Formação de Professores do Município de Benguela. O presente estudo assumiu uma natureza essencialmente qualitativa, tendo o estudo de caso sido a estratégia de investigação adotada. O estudo empírico decorreu no ano letivo de 2014 numa Escola de Formação de Professores do Município de Benguela. O inquérito por questionárioMLQ de Avolio & Bass (2004) foi a principal técnica de recolha de dados, tendo sido respondido por sessenta e cinco docentes (n=65). A análise estatística simples foi a técnica de tratamento de dados privilegiada. Os principais resultados da presente investigação apontaram para o facto de o diretor da Escola de Formação de Professores do Município de Benguela manifestar atitudes comportamentais consonantes comas características dos três estilos de liderança, prevalecendo contudo as características associadas à Liderança Transformacional e Transacional sobre as da Liderança Laissez-faire.pt_PT
dc.description.abstractThe main purpose of this investigation is to understand how teachers in a Teacher Training School in the city of Benguela perceive leadership led by the school principal. In order to find answers to the purpose of this investigation, referred above, were defined three research objectives, namely: i)characterize how teachers of the Teacher Training School in the cityof Benguela perceive the leadership led by the school principal; ii)understand the influence of the school principal in teaching dynamics iii)develop knowledge about the leadership style performed at the Teacher Training School in the city of Benguela. This study took an essentially qualitative nature and the case study has been adopted as research strategy. The empirical study took place in the school year 2014 in a Teacher Training School in the city of Benguela. The questionnaire survey of MLQ Avolio & Bass (2004) was the main data collection technique and it was answered by sixty-five teachers (n=65). A simple statistical analysis was the privileged data processing technique. The main results of this research pointed to the fact that the school principal of the Teacher Training School in the city of Benguela manifest behavioral attitudes consonants with the characteristics of the three leadership styles, however the characteristics associated with Transformational Leadership and Transactional Leadership are prevailing above the Laissez-faire Leadership characteristics.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof. Doutora Marta Abelha e Prof. Doutora Idalina Martins.pt_PT
dc.identifier.citationBlanchard, C. A. K. S. (2016). Lideranças em contexto escolar: Um estudo de caso. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório da UPT: http://hdl.handle.net/11328/1515.pt_PT
dc.identifier.otherTME 557
dc.identifier.tid201209730pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/1515
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Portucalensept_PT
dc.rightsembargoed accesspt_PT
dc.subjectLiderança escolarpt_PT
dc.subjectLíderpt_PT
dc.subjectDiretor de escolapt_PT
dc.subjectEstilos de liderançapt_PT
dc.subjectSchool leadershippt_PT
dc.subjectLeaderpt_PT
dc.subjectSchool principalpt_PT
dc.subjectLeadership stylespt_PT
dc.titleLideranças em contexto escolar: Um estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.familyNameAbelha
person.givenNameMarta
person.identifier.ciencia-id9D1F-94B0-794A
person.identifier.orcid0000-0001-7105-3722
person.identifier.ridH-1160-2016
person.identifier.scopus-author-id35772219700
relation.isAdvisorOfPublicationb796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoveryb796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TME 557.pdf
Size:
1.4 MB
Format:
Adobe Portable Document Format