Impacto do marketing político digital: a influência dos social média no processo de formação de opinião dos eleitores

dc.contributor.advisorFaria, Sílvia
dc.contributor.authorTavares , Ana Rafaela Pereira
dc.date.accessioned2024-05-15T10:51:54Z
dc.date.available2024-05-15T10:51:54Z
dc.date.issued2024-05-10
dc.description.abstractO tema da presente dissertação aborda o impacto do marketing digital no ambiente político e a influência dos social media no processo de formação de opinião dos eleitores. Este estudo tem como principais objetivos reunir informações relevantes sobre a utilização do marketing digital como ferramenta de comunicação política e compreender a influência que as redes sociais exercem sobre as preferências políticas da sociedade, principalmente dos eleitores portugueses. A revisão da literatura teve como objetos de estudo artigos em revistas de especialidade, trabalhos académicos, notícias, relatórios e livros da área. Para sustentar o enquadramento teórico, concretizou-se dois estudos exploratórios: uma análise da performance dos principais partidos políticos portugueses nas redes sociais, especialmente nas Eleições Legislativas de 2022 e uma investigação quantitativa através de um questionário online e a posterior análise dos dados obtidos. Os resultados apontam que os eleitores portugueses consideram que as redes sociais são fundamentais para a acessibilidade de informação política, para fins de campanhas eleitorais e para a formação de opinião. Também, demonstram que os partidos políticos são bastante ativos nas redes sociais, verificando-se um aumento significativo de interações em período eleitoral. Este estudo vem contribuir para a literatura atual, apoiando estudos previamente realizados e complementando esta área de estudo no contexto português.
dc.description.abstractThe dissertation’s theme addresses the impact of digital marketing on the political environment and the influence of social media on the voter opinion formation process. This study's main objectives are to gather relevant information about the use of digital marketing as a political communication tool and to understand the influence that social media have on the society’s political preferences, especially among Portuguese voters. The literature review was done based in articles at specialist magazines, academic works, news, reports and books on the subject. To support the theoretical framework, two exploratory studies were carried out: an analysis of the performance of the main Portuguese political parties on social media, especially in the 2022 Legislative Elections, and a quantitative study using an online questionnaire and subsequent analysis of the data obtained. The results indicate that Portuguese voters consider social networks to be fundamental for them to get to know political information, for the purposes of electoral campaigns and for forming opinions. They also demonstrate that political parties are very active on social media, with a significant increase of interactions during electoral periods. This study contributes to current literature, supporting previously studies and complementing this area of study in the Portuguese context.
dc.identifier.citationTavares, A. R. P. (2024). Impacto do marketing político digital: a influência dos social média no processo de formação de opinião dos eleitores [Dissertação de Mestrado em Marketing e Negócios Digitais, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5632
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11328/5632
dc.language.isopor
dc.rightsopen access
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectMarketing digital
dc.subjectMarketing político
dc.subjectRedes sociais
dc.subjectPartidos políticos
dc.subjectUtilizadores
dc.subject.fosCiências Sociais - Economia e Gestão
dc.subject.ods17 - partnerships for the goals
dc.titleImpacto do marketing político digital: a influência dos social média no processo de formação de opinião dos eleitores
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.affiliation.nameREMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
person.familyNameFaria
person.givenNameSílvia
person.identifier.ciencia-id1D19-2036-56AF
person.identifier.orcid0000-0002-7672-3972
person.identifier.ridAEE-0340-2022
person.identifier.scopus-author-id57216458139
relation.isAdvisorOfPublication8386d958-d5bd-4108-a2a5-dfb226529fdf
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thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Negócios Digitais

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