Aprender história: a cultura medieval.

dc.contributor.authorOliveira, Carla Sofia Freitas
dc.date.accessioned2013-10-25T16:32:36Z
dc.date.available2013-10-25T16:32:36Z
dc.date.issued2013-07
dc.description.abstractEste relatório final de Estágio Pedagógico, apresentado à Universidade Portucalense Infante D. Henrique para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção de grau de Mestre em Ensino de História e de Geografia no 3°ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, realizado sob a orientação da Professora Doutora Isabel Vaz de Freitas e da Professora Doutora Marta Abelha reflete a minha experiência vivenciada ao longo do percurso de formação enquanto estagiária de História na Escola EB 2,3 de Frazão, no ano letivo 2012/2013. O percurso formativo envolveu a concretização de diversas atividades, entre elas: a lecionação a uma turma de sétimo ano, a dinamização de uma palestra. Na lecionação a temática abordada foi a cultura na Idade Média. Fazemos uma descrição e fundamentação teórica das práticas pedagógicas que se desenvolveram em sala de aula. Também apresentamos os dados da investigação que desenvolvemos no âmbito da Educação Histórica, mais especificamente, os dados relativo à percepção dos alunos sobre a História e o seu ensino. A intervenção desenvolvida em contexto escolar permitiu-me concluir que o sucesso da aprendizagem em História está intimamente relacionado com a promoção de uma aprendizagem ativa e significativa e com a valorização das percepções dos alunos. A aposta no desenvolvimento profissional docente, em contexto escolar, com apoio dos colegas, também favorece o sucesso da Educação Histórica. This final report on the Initiation of Professional Practice, presented at the ‘Universidade Portucalense Infante D. Henrique’, in order to accomplish the necessary requirements for the completion of the master’s degree in Teaching History and Geography at the middle and secondary education - and performed under the guidance of Professor Isabel Vaz de Freitas and Professor Marta Abelha - reflects my experience lived by the intern of History at the ‘Agrupamento de Escolas de Frazão’, in the academic year of 2012/2013. The formative process involved many activities, among them: teaching one group of 7th grade; the dynamization of a discussion. The culture of the Medieval Age was the subject matter taught. We made a description and a theoretical basis of the pedagogical practice that we developed in the classroom. We also presented the data of the research that we have developed in Historical Education, more specifically, the data related with the students perception about History and History teaching. The activity developed in school context let me conclude that the success of History learning is closely related to the promotion of an active and meaningful learning and to the worthiness of students´ perceptions. The challenge of the teacher professional development, in an education context, with the colleagues’ support, also favour the success of Historical Education.pt
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof.ª Doutora Isabel Freitas e Prof.ª Doutora Marta Abelha.pt
dc.identifier.citationOliveira, C.S.F. (2013). Aprender história: a cultura medieval. Dissertação de Mestrado em História e Geografia.pt
dc.identifier.issnCota: TMEHG 7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/630
dc.language.isoporpt
dc.rightsrestricted access
dc.subjectCultura medievalpt
dc.subjectEducação históricapt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectAlunospt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectMedieval culturept
dc.subjectHistorical educationpt
dc.subjectLearningpt
dc.subjectTeachingpt
dc.subjectStudentspt
dc.subjectTMEHG
dc.titleAprender história: a cultura medieval.pt
dc.typemaster thesispt
dspace.entity.typePublicationen

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
TMEHG 7(RESUMO).pdf
Tamanho:
39.59 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format