Aprender história: a cultura medieval.
Date
2013-07
Embargo
Authors
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
Este relatório final de Estágio Pedagógico, apresentado à Universidade
Portucalense Infante D. Henrique para cumprimento dos requisitos necessários
à obtenção de grau de Mestre em Ensino de História e de Geografia no 3°ciclo
do Ensino Básico e no Ensino Secundário, realizado sob a orientação da
Professora Doutora Isabel Vaz de Freitas e da Professora Doutora Marta
Abelha reflete a minha experiência vivenciada ao longo do percurso de
formação enquanto estagiária de História na Escola EB 2,3 de Frazão, no ano
letivo 2012/2013.
O percurso formativo envolveu a concretização de diversas atividades,
entre elas: a lecionação a uma turma de sétimo ano, a dinamização de uma
palestra. Na lecionação a temática abordada foi a cultura na Idade Média.
Fazemos uma descrição e fundamentação teórica das práticas pedagógicas
que se desenvolveram em sala de aula. Também apresentamos os dados da
investigação que desenvolvemos no âmbito da Educação Histórica, mais
especificamente, os dados relativo à percepção dos alunos sobre a História e o
seu ensino.
A intervenção desenvolvida em contexto escolar permitiu-me concluir
que o sucesso da aprendizagem em História está intimamente relacionado com
a promoção de uma aprendizagem ativa e significativa e com a valorização das
percepções dos alunos. A aposta no desenvolvimento profissional docente, em
contexto escolar, com apoio dos colegas, também favorece o sucesso da
Educação Histórica.
This final report on the Initiation of Professional Practice, presented at the
‘Universidade Portucalense Infante D. Henrique’, in order to accomplish the
necessary requirements for the completion of the master’s degree in Teaching
History and Geography at the middle and secondary education - and performed
under the guidance of Professor Isabel Vaz de Freitas and Professor Marta
Abelha - reflects my experience lived by the intern of History at the
‘Agrupamento de Escolas de Frazão’, in the academic year of 2012/2013.
The formative process involved many activities, among them: teaching
one group of 7th grade; the dynamization of a discussion. The culture of the
Medieval Age was the subject matter taught. We made a description and a
theoretical basis of the pedagogical practice that we developed in the
classroom. We also presented the data of the research that we have developed
in Historical Education, more specifically, the data related with the students
perception about History and History teaching.
The activity developed in school context let me conclude that the success
of History learning is closely related to the promotion of an active and
meaningful learning and to the worthiness of students´ perceptions. The
challenge of the teacher professional development, in an education context,
with the colleagues’ support, also favour the success of Historical Education.
Keywords
Cultura medieval, Educação histórica, Ensino, Alunos, Aprendizagem, Medieval culture, Historical education, Learning, Teaching, Students, TMEHG
Document Type
Master thesis
Publisher Version
Dataset
Citation
Oliveira, C.S.F. (2013). Aprender história: a cultura medieval. Dissertação de Mestrado em História e Geografia.
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Restricted Access
Sponsorship
Orientação: Prof.ª Doutora Isabel Freitas e Prof.ª Doutora Marta Abelha.