Os erros ortográficos em língua materna dos alunos do ensino básico na perspectiva do trabalho curricular dos professores
dc.contributor.author | Fernandes, Verónica Helena Pinto Marques | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2010-07-28T11:28:42Z | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T18:01:01Z | |
dc.date.available | 2010-07-28T11:28:42Z | pt_PT |
dc.date.available | 2013-08-14T18:01:01Z | |
dc.date.issued | 2008 | pt_PT |
dc.description.abstract | O trabalho de investigação que apresentamos emergiu de uma inquietação que tem acompanhado a nossa prática pedagógica docente: a de saber qual o lugar que o erro ortográfico ocupa nas práticas curriculares dos professores, nomeadamente, dos professores de Língua Portuguesa. Nesta sequência, o presente estudo tem como fulcro a abordagem das representações dos professores de língua materna, do ensino básico, acerca daquilo que consideram ser o erro ortográfico e da importância que lhe atribuem nas suas práticas curriculares. É também nossa intenção perceber quais são as causas dos erros ortográficos, na perspectiva da nossa população-alvo, e analisar quais os meios de actuação pedagógico-didáctica que os docentes utilizam e consideram eficazes nas suas práticas profissionais quotidianas, tendo em vista a prevenção e a remediação dos erros ortográficos. Como forma de operacionalização do problema, foi realizado um estudo empírico, descritivo, no qual foram considerados e comparados três agrupamentos de escolas que se distinguem quanto à sua população escolar em termos de diversidade cultural (um agrupamento monocultural, um agrupamento híbrido e um agrupamento multicultural). Por outro lado, pretendemos também verificar até que ponto existem representações partilhadas entre os professores do 1º, 2º e 3º ciclos quanto à concepção de erros e quanto às opções metodológicas adoptadas na promoção da competência ortográfica. O instrumento de recolha dos dados baseou-se num inquérito por questionário distribuído aos docentes visados. Após a análise dos dados, verificou-se que os sujeitos da nossa amostra revelaram convicções não muito discordantes em relação à forma como perspectivam e concebem o erro ortográfico. O mesmo não pode dizer-se das práticas curriculares, sendo que são os professores com uma população escolar mais diversificada os que valorizam uma abordagem mais eclética das situações em que existe erro ortográfico. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: Professora Doutora Ana Maria Mouraz Lopes | pt_PT |
dc.identifier.citation | Fernandes, V. H. P. M. (2008). Os erros ortográficos em língua materna dos alunos do ensino básico na perspectiva do trabalho curricular dos professores [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/210 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TME 417 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/210 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_PT |
dc.subject | Ortografia | pt_PT |
dc.subject | Currículo docente | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico | pt_PT |
dc.subject | TME | |
dc.title | Os erros ortográficos em língua materna dos alunos do ensino básico na perspectiva do trabalho curricular dos professores | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1