Os erros ortográficos em língua materna dos alunos do ensino básico na perspectiva do trabalho curricular dos professores

Date

2008

Embargo

Advisor

Coadvisor

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Language
Portuguese

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Alternative Title

Abstract

O trabalho de investigação que apresentamos emergiu de uma inquietação que tem acompanhado a nossa prática pedagógica docente: a de saber qual o lugar que o erro ortográfico ocupa nas práticas curriculares dos professores, nomeadamente, dos professores de Língua Portuguesa. Nesta sequência, o presente estudo tem como fulcro a abordagem das representações dos professores de língua materna, do ensino básico, acerca daquilo que consideram ser o erro ortográfico e da importância que lhe atribuem nas suas práticas curriculares. É também nossa intenção perceber quais são as causas dos erros ortográficos, na perspectiva da nossa população-alvo, e analisar quais os meios de actuação pedagógico-didáctica que os docentes utilizam e consideram eficazes nas suas práticas profissionais quotidianas, tendo em vista a prevenção e a remediação dos erros ortográficos. Como forma de operacionalização do problema, foi realizado um estudo empírico, descritivo, no qual foram considerados e comparados três agrupamentos de escolas que se distinguem quanto à sua população escolar em termos de diversidade cultural (um agrupamento monocultural, um agrupamento híbrido e um agrupamento multicultural). Por outro lado, pretendemos também verificar até que ponto existem representações partilhadas entre os professores do 1º, 2º e 3º ciclos quanto à concepção de erros e quanto às opções metodológicas adoptadas na promoção da competência ortográfica. O instrumento de recolha dos dados baseou-se num inquérito por questionário distribuído aos docentes visados. Após a análise dos dados, verificou-se que os sujeitos da nossa amostra revelaram convicções não muito discordantes em relação à forma como perspectivam e concebem o erro ortográfico. O mesmo não pode dizer-se das práticas curriculares, sendo que são os professores com uma população escolar mais diversificada os que valorizam uma abordagem mais eclética das situações em que existe erro ortográfico.

Keywords

Língua portuguesa, Ortografia, Currículo docente, Ensino básico, TME

Document Type

Master thesis

Publisher Version

Dataset

Citation

Fernandes, V. H. P. M. (2008). Os erros ortográficos em língua materna dos alunos do ensino básico na perspectiva do trabalho curricular dos professores [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/210

Identifiers

TID

Designation

Access Type

Open Access

Sponsorship

Orientação: Professora Doutora Ana Maria Mouraz Lopes

Description