Os erros ortográficos em língua materna dos alunos do ensino básico na perspectiva do trabalho curricular dos professores
Date
2008
Embargo
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Coadvisor
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Language
Portuguese
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Abstract
O trabalho de investigação que apresentamos emergiu de uma inquietação que
tem acompanhado a nossa prática pedagógica docente: a de saber qual o lugar que o
erro ortográfico ocupa nas práticas curriculares dos professores, nomeadamente, dos
professores de Língua Portuguesa. Nesta sequência, o presente estudo tem como fulcro
a abordagem das representações dos professores de língua materna, do ensino básico,
acerca daquilo que consideram ser o erro ortográfico e da importância que lhe atribuem
nas suas práticas curriculares. É também nossa intenção perceber quais são as causas
dos erros ortográficos, na perspectiva da nossa população-alvo, e analisar quais os
meios de actuação pedagógico-didáctica que os docentes utilizam e consideram eficazes
nas suas práticas profissionais quotidianas, tendo em vista a prevenção e a remediação
dos erros ortográficos.
Como forma de operacionalização do problema, foi realizado um estudo
empírico, descritivo, no qual foram considerados e comparados três agrupamentos de
escolas que se distinguem quanto à sua população escolar em termos de diversidade
cultural (um agrupamento monocultural, um agrupamento híbrido e um agrupamento
multicultural). Por outro lado, pretendemos também verificar até que ponto existem
representações partilhadas entre os professores do 1º, 2º e 3º ciclos quanto à concepção
de erros e quanto às opções metodológicas adoptadas na promoção da competência
ortográfica. O instrumento de recolha dos dados baseou-se num inquérito por
questionário distribuído aos docentes visados.
Após a análise dos dados, verificou-se que os sujeitos da nossa amostra
revelaram convicções não muito discordantes em relação à forma como perspectivam e
concebem o erro ortográfico. O mesmo não pode dizer-se das práticas curriculares,
sendo que são os professores com uma população escolar mais diversificada os que
valorizam uma abordagem mais eclética das situações em que existe erro ortográfico.
Keywords
Língua portuguesa, Ortografia, Currículo docente, Ensino básico, TME
Document Type
Master thesis
Publisher Version
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Citation
Fernandes, V. H. P. M. (2008). Os erros ortográficos em língua materna dos alunos do ensino básico na perspectiva do trabalho curricular dos professores [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/210
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TID
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Open Access
Sponsorship
Orientação: Professora Doutora Ana Maria Mouraz Lopes