Formação de profissionais para a Parentalidade Positiva

dc.contributor.authorOliveira, Belkis
dc.contributor.authorVázquez-Justo, Enrique
dc.contributor.authorGonzález Lozano, María Pilar
dc.contributor.authorCarvalho, Olívia da Conceição
dc.date.accessioned2019-08-13T10:57:15Z
dc.date.available2019-08-13T10:57:15Z
dc.date.issued2019
dc.descriptionOs apoios disponibilizados aos pais para o exercício da parentalidade, incluindo Educação Parental (EP) e intervenção psicossocial podem ser essenciais. O papel que os Profissionais de Educação Parental (PEP) desempenham, neste processo, tem-se revelado determinante para o sucesso dos programas e ações neste domínio. O objetivo deste artigo é evidenciar a importância da formação dos (PEP) e conhecer a relação existente entre a sua formação e a qualidade das suas práticas no desenvolvimento de competências parentais e na promoção da Parentalidade Positiva. Para isso, inquirimos sobre as suas práticas e a sua formação em diferentes níveis (de base, pós-graduada e especializada), sujeitos que integraram uma amostra de PEP, que de entre as suas funções, tinham a do trabalho com famílias no desenvolvimento de competências parentais. A eficácia da intervenção psicossocial na parentalidade exige, dos PEP, competências cruciais para a prática, descritas no questionário “Competências para o trabalho com os pais”. Aplicamos, por isso, este instrumento, para além de um questionário sociodemográfico, para caraterizar os PEP. Os resultados obtidos revelaram que existem diferenças estatisticamente significativas entre os PEP com e sem formação pós-graduada e especializada, o que leva a concluir que existe a necessidade de promover, organizar e oferecer formação dirigida aos PEP, tendo como objetivo principal a promoção da Parentalidade Positiva.
dc.identifier.citationCarvalho, O., Oliveira, B., Vázquez-Justo, E., & González Lozano, M. P. (2019). Formação de profissionais para a Parentalidade Positiva. In Livro de Atas do 3.º Congresso Internacional da Criança e do Adolescente, Fundação Cupertino de Miranda, Porto, Portugal, 23-25 Janeiro 2019 (pp. 49-51). Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2870pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-54102-0-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2870
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEventQualiapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://icca.eventqualia.net/es/2019/inicio/resumos/publicacoes/pt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectParentalidadept_PT
dc.subjectParentalidade positivapt_PT
dc.subjectEducação parentalpt_PT
dc.subjectFormação de educadores parentaispt_PT
dc.titleFormação de profissionais para a Parentalidade Positivapt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage49pt_PT
degois.publication.lastPage51pt_PT
degois.publication.locationPorto, Portugalpt_PT
degois.publication.title3.º Congresso Internacional da Criança e do Adolescentept_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameIJP - Instituto Jurídico Portucalense
person.familyNameCarvalho
person.givenNameOlívia da Conceição
person.identifier.ciencia-idFA19-7B5C-E2F3
person.identifier.orcid0000-0002-6968-5277
person.identifier.scopus-author-id57211886778
relation.isAuthorOfPublicationaff65b05-63c9-4ea4-89f0-c9e76e3db94d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryaff65b05-63c9-4ea4-89f0-c9e76e3db94d

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
atas_ICCA2019.pdf
Size:
1019.69 KB
Format:
Adobe Portable Document Format