A excelência académica entorpecida

dc.contributor.authorTorres, Leonor Lima
dc.contributor.authorBorges, Germano
dc.date.accessioned2023-04-26T10:41:59Z
dc.date.available2023-04-26T10:41:59Z
dc.date.issued2023-04-24
dc.description.abstractA versão elitista da excelência académica que tem vindo a predominar no sistema educativo é aquela que a define como um desempenho excecional, uma qualidade distintiva de poucos que transcendem a norma da performance satisfatória, associada à ideia de que os estudantes reconhecidos por mérito escolar e integrados em “Quadros de Excelência” situam-se à margem de descontinuidades escolares, na lógica de uma excelência para memória futura. A visão romantizada do ideal performativo tem vindo a produzir efeitos nebulosos nas trajetórias estudantis, exacerbando a pressão naqueles que aspiram manter-se no patamar da excelência. Este artigo pretende analisar o percurso académico e a transição para o ensino superior dos “melhores alunos” dos cursos científico-humanísticos da escola pública portuguesa. Enquadrado numa pesquisa de doutoramento que envolveu mais de 400 estudantes, este artigo centra-se na análise das classificações no ensino superior de 142 destes alunos e de depoimentos em inquérito por questionário e entrevista. Os resultados evidenciam os efeitos de uma narrativa unidimensional da excelência, fortemente sustentada em lógicas “resultadistas”, com a excelência conquistada a revelar-se temporária e desfasada dos padrões de excelência exigidos no ensino superior.pt_PT
dc.identifier.citationBorges, G., & Torres, L. L. (2023). A excelência académica entorpecida. Revista Lusófona de Educação, 58, 13-30. 10.24140/issn.1645-7250.rle58.01. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4750pt_PT
dc.identifier.doi10.24140/issn.1645-7250.rle58.01pt_PT
dc.identifier.issn1645-7250
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/4750
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologiaspt_PT
dc.relationEste trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PTpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8749pt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectExcelência académicapt_PT
dc.subjectMeritocraciapt_PT
dc.subjectPercursos estudantispt_PT
dc.titleA excelência académica entorpecidapt_PT
dc.title.alternativeDulled Academic Excellencept_PT
dc.title.alternativeL’excellence académique terniept_PT
dc.title.alternativeLa excelencia académica aletargadapt_PT
dc.typejournal articlept_PT
degois.publication.firstPage13pt_PT
degois.publication.lastPage30pt_PT
degois.publication.titleRevista Lusófona de Educaçãopt_PT
degois.publication.volume58pt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.familyNameBorges
person.givenNameGermano
person.identifier.ciencia-id6B1C-2710-7DFC
person.identifier.orcid0000-0001-5033-7996
person.identifier.scopus-author-id58246620800
relation.isAuthorOfPublicationbf2e9aae-c5df-433f-9a35-8b4a20d8af2d
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Borges, G., & Torres, L. L. (2023). A excelência académica entorpecida.pdf
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