A excelência académica entorpecida
dc.contributor.author | Torres, Leonor Lima | |
dc.contributor.author | Borges, Germano | |
dc.date.accessioned | 2023-04-26T10:41:59Z | |
dc.date.available | 2023-04-26T10:41:59Z | |
dc.date.issued | 2023-04-24 | |
dc.description.abstract | A versão elitista da excelência académica que tem vindo a predominar no sistema educativo é aquela que a define como um desempenho excecional, uma qualidade distintiva de poucos que transcendem a norma da performance satisfatória, associada à ideia de que os estudantes reconhecidos por mérito escolar e integrados em “Quadros de Excelência” situam-se à margem de descontinuidades escolares, na lógica de uma excelência para memória futura. A visão romantizada do ideal performativo tem vindo a produzir efeitos nebulosos nas trajetórias estudantis, exacerbando a pressão naqueles que aspiram manter-se no patamar da excelência. Este artigo pretende analisar o percurso académico e a transição para o ensino superior dos “melhores alunos” dos cursos científico-humanísticos da escola pública portuguesa. Enquadrado numa pesquisa de doutoramento que envolveu mais de 400 estudantes, este artigo centra-se na análise das classificações no ensino superior de 142 destes alunos e de depoimentos em inquérito por questionário e entrevista. Os resultados evidenciam os efeitos de uma narrativa unidimensional da excelência, fortemente sustentada em lógicas “resultadistas”, com a excelência conquistada a revelar-se temporária e desfasada dos padrões de excelência exigidos no ensino superior. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Borges, G., & Torres, L. L. (2023). A excelência académica entorpecida. Revista Lusófona de Educação, 58, 13-30. 10.24140/issn.1645-7250.rle58.01. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4750 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.24140/issn.1645-7250.rle58.01 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1645-7250 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/4750 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias | pt_PT |
dc.relation | Este trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8749 | pt_PT |
dc.rights | open access | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Excelência académica | pt_PT |
dc.subject | Meritocracia | pt_PT |
dc.subject | Percursos estudantis | pt_PT |
dc.title | A excelência académica entorpecida | pt_PT |
dc.title.alternative | Dulled Academic Excellence | pt_PT |
dc.title.alternative | L’excellence académique ternie | pt_PT |
dc.title.alternative | La excelencia académica aletargada | pt_PT |
dc.type | journal article | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 13 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 30 | pt_PT |
degois.publication.title | Revista Lusófona de Educação | pt_PT |
degois.publication.volume | 58 | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
person.affiliation.name | I2P - Instituto Portucalense de Psicologia | |
person.familyName | Borges | |
person.givenName | Germano | |
person.identifier.ciencia-id | 6B1C-2710-7DFC | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5033-7996 | |
person.identifier.scopus-author-id | 58246620800 | |
relation.isAuthorOfPublication | bf2e9aae-c5df-433f-9a35-8b4a20d8af2d | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | bf2e9aae-c5df-433f-9a35-8b4a20d8af2d |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Borges, G., & Torres, L. L. (2023). A excelência académica entorpecida.pdf
- Size:
- 514.82 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format