Consumidor vulnerável: Qualificação jurídica e proteção
Date
2025-07-24
Embargo
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
FIB - Faculdades Integradas de Bauru
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
Se, por um lado, todos somos, em determinadas alturas, consumidores e, por isso, vulneráveis[1], enquanto parte mais débil da relação que estabelecemos com os profissionais, por outro, há consumidores que apresentam uma vulnerabilidade agravada em razão de determinadas características individuais ou de grupo, que os fragilizam perante o mercado. Falamos dos idosos, dos menores, daqueles que possuem menos literacia, menor desenvolvimento cognitivo, de entre outros.
O que caracteriza o consumidor vulnerável é o facto de este se encontrar em uma situação de especial subordinação, mostrando-se indefeso, incapaz para o exercício dos seus direitos em igualdade com os restantes consumidores. O consumidor vulnerável surge, assim, como um tipo de consumidor, carecendo de medidas de proteção diferentes.
Pretendemos com este trabalho, através de uma metodologia exploratória identificar as fragilidades da legislação existente e a necessidade urgente de cada sociedade em concreto eleger medidas capazes de tutelar as fragilidades dos consumidores com vulnerabilidade agravada.
Concluiremos, contrariando a “visão apocalíptica” da vulnerabilidade do consumidor vulnerável, procurando traçar de iure condendo um estatuto de proteção especial para esta categoria de consumidores.
Keywords
Consumidor, Vulnerável, Garantias. Direito do consumidor
Document Type
Journal article
Version
Publisher Version
Citation
Anjos, M. R., & Mimoso, M. J. (2025). Consumidor vulnerável: Qualificação jurídica e proteção. Revista JurisFIB, 16(16), 135-156. https://doi.org/10.59237/jurisfib.v16i16.823. Repositório Institucional UPT. https://hdl.handle.net/11328/6553
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Open Access