O papel do amigo crítico/colaborativo no plano de desenvolvimento do docente/educador de infância

dc.contributor.advisorTeixeira, Cláudia, orientador científico
dc.contributor.authorSaraiva, Maria Clotilde Gomes
dc.date.accessioned2012-06-28T16:21:27Z
dc.date.available2012-06-28T16:21:27Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo primordial investigar a função do amigo crítico/colaborativo, no plano de desenvolvimento profissional do educador de infância. A importância desta temática resulta da preocupação de refletir sobre melhoria da qualidade da prática pedagógica dos educadores de infância, uma vez que estes profissionais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Como resultado da investigação de cariz qualitativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, constatou-se um reconhecimento, pela larga maioria das entrevistadas, dos benefícios da amizade crítica no desenvolvimento profissional dos docentes, o que veio corroborar, que o amigo crítico permite melhorar a prática pedagógica dos educadores, através de uma reflexão conjunta baseada num diálogo constante e uma crítica construtiva.The present study had the primordial objective to investigate the function of the critical/collaborative friend in the professional development of the kindergarten educator. The importance of this issue results from a concern to reflect on improving the quality of teaching practice in kindergarten, since these professionals play a key role in the development of children. As a result of the nature of qualitative research, conducted through interviews, it was found a recognition, by the large majority of the interviewees, of the benefits of critical friendship in the professional development of teachers, which corroborated that the critical friend can improve the teaching practice of the educators, through a joint analysis based on constant dialogue and constructive criticism.pt
dc.identifier.citationSaraiva, M. C. G. (2012). O papel do amigo crítico/colaborativo no plano de desenvolvimento do docente/educador de infância. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/609pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/609
dc.language.isoporpt
dc.rightsopen access
dc.subjectEducador de infânciapt
dc.subjectAmigopt
dc.subjectCríticopt
dc.subjectSupervisão colaborativapt
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt
dc.subjectKindergarten Educatorpt
dc.subjectCritical friendpt
dc.subjectCollaborative supervisionpt
dc.subjectProfessional developmentpt
dc.subjectTME
dc.titleO papel do amigo crítico/colaborativo no plano de desenvolvimento do docente/educador de infânciapt
dc.typemaster thesispt
dspace.entity.typePublicationen
thesis.degree.nameMestrado em Supervisão e Coordenação da Educação

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
TME 496.pdf
Tamanho:
1.24 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format