Trabalho colaborativo docente no ensino das Ciências.
Date
2014
Embargo
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
Um dos principais objetivos da escola do século XXI é desenvolver nos alunos, as competências
necessárias para que estes se tornem cidadãos detentores de uma literacia científica, que lhes permita
desenvolver hábitos de problematização, de reflexão e de pesq
uisa, de modo a que se tornem cidadãos
interventivos e capazes de participar e tomar decisões fundamentadas, o que pressupõe uma estreita
articulação entre as aprendizagens e o contexto sociocultural dos alunos.
A concretização desse objetivo passa, em no
sso entender, por um ensino mais integrado e holístico,
pressupondo um trabalho docente sustentado por uma cultura colaborativa capaz de conduzir o professor,
através de práticas reflexivas e investigadoras da sua profissionalidade, para além da sua compet
ência
científica, isto é, para o conhecimento e aperfeiçoamento de um repertório de práticas de ensino, que
permita motivar o aluno a melhorar a sua aprendizagem. Neste sentido, quisemos com o nosso estudo
compreender dinâmicas de trabalho estabelecidas en
tre professores de ciências, em contexto de
departamento curricular.
Deste modo, e com o intuito de encontrar respostas para o problema de investigação formulado, gizámos os
seguintes objetivos de investigação, a saber: i) identificar conceções de professo
res de
Ciências Físicas e
Naturais,
do terceiro ciclo e secundário, sobre o conceito de colaboração docente, ii) caracterizar dinâmicas
de trabalho docente que os professores participantes no estudo afirmam desenvolver a nível de
departamento curricular no
geral e de área disciplinar em particular e iii) averiguar possíveis fatores
potenciadores e inibidores de uma cultura de trabalho colaborativo docente no ensino das Ciências. Este estudo seguiu uma metodologia essencialmente qualitativa, tendo sido sele
cionada como estratégia de
investigação o estudo de caso. O departamento curricular de Matemática e Ciências Experimentais de uma
escola secundária com terceiro ciclo na região do grande Porto foi o caso estudado. A recolha de dados
ocorreu durante o ano l
etivo 2011/2012, tendo o inquérito por questionário, o inquérito por entrevista do tipo
semiestruturada e a análise documental sido as principais técnicas de recolha de dados.
A análise de estatística simples e a análise de conteúdo foram as técnicas de
tratamento de dados
privilegiadas.
Resultados deste estudo sugerem relações de colaboração docente superficiais, imperando formas de
trabalho docente marcadamente individualistas. Embora sejam reconhecidas pelos professores inquiridos
mais
-
valias ao trabal
ho colaborativo, nomeadamente, que possibilita a construção e partilha de recursos
materiais, ideias e experiências, uma co
-
análise e co
-
reflexão sobre práticas letivas, conduzindo a um
melhor desempenho docente, promovendo assim a construção de estratégia
s promotoras de uma
aprendizagem significativa, a falta de compatibilidade nos horários não letivos dos docentes e a prevalência
de uma cultura de individualismo docente são os principais impedimentos apontados para a sua prática.
Assim, os vestígios de tr
abalho colaborativo docente são limitados a pequenos grupos de professores que lecionam a mesma disciplina e o mesmo ano de escolaridade e, cujo conceito de colaboração assenta
essencialmente na partilha e troca de materiais didático-pedagógico, e a partil
ha de experiências e estratégias.
Keywords
Trabalho docente, Colaboração docente, Ensino das ciências
Document Type
conferenceObject
Publisher Version
Dataset
Citation
Nogueira, P., & ABELHA, M. (2014). Trabalho colaborativo docente no ensino das Ciências. In A. Lopes, M. Cavalcante, D. Oliveira, & A. Hypólito (Orgs.) Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança, Atas do II Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação, (pp. 148-158). Porto: CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas. ISBN 978-989-8471-13-0.
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Open Access