Abelha, Marta

Loading...
Profile Picture

Email Address

Birth Date

Job Title

Last Name

Abelha

First Name

Marta

Name

Abelha, Marta

Biography

Research Projects

Organizational Units

Search Results

Now showing 1 - 10 of 63
  • PublicationOpen Access
    Impacto do currículo português das Ciências Físicas e Naturais nas práticas docentes.
    2011 - Martins, Idalina; Costa, Nilza; Roldão, Maria do Céu; Abelha, Marta
    Este artigo pretende disseminar resultados de uma investigação cuja principal finalidade era compreender o impacto do processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico português nas práticas curriculares e dinâmicas de trabalho de professores de Ciências Físicas e Naturais. O primeiro momento do estudo empírico assumiu uma natureza quantitativa, referindo-se os resultados a 1122 questionários preenchidos por professores que lecionavam as disciplinas da área das Ciências Físicas e Naturais. O segundo momento, de índole qualitativa, pretendeu aprofundar os dados quantitativos, através da realização de entrevistas a seis dos professores participantes no primeiro momento. Os resultados obtidos sugerem uma apropriação epidérmica dos conceitos centrais ao atual discurso educativo e indiciam que a implementação do processo de Reorganização Curricular não se traduziu em mudanças efetivas de práticas e dinâmicas de trabalho docente. Face a esta realidade, considera- mos imprescindível uma ação concertada entre professores, instituições de formação inicial e contí- nua e a administração central.
  • PublicationOpen Access
    Currículo das Ciências Físicas e Naturais e suas implicações nas conceções e práticas docentes
    2009 - Martins, Idalina; Costa, Nilza; Roldão, Maria do Céu; Abelha, Marta
    Esta comunicação explora os resultados de uma investigação cujo principal objectivo era compreender, junto de professores de ciências do ensino básico (2º e 3º ciclos), o impacte do actual currículo das Ciências Físicas e Naturais perspectivado para o desenvolvimento de competências nos alunos. Para tal, procurámos: i) caracterizar o nível de apropriação de alguns conceitos centrais ao actual discurso educativo e ii) compreender possíveis alterações de práticas docentes decorrentes da implementação do processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico. O estudo empírico decorreu em dois momentos distintos. O primeiro, durante o ano lectivo de 2006/2007, adoptou uma natureza essencialmente quantitativa, reportando-se os resultados apresentados à recepção de 1122 questionários preenchidos por professores que leccionavam as disciplinas da área curricular das Ciências Físicas e Naturais. Posteriormente, estes dados foram complementados com outros de natureza qualitativa, obtidos, no início do ano lectivo de 2007/2008, através de entrevistas de aprofundamento realizadas a seis dos professores que leccionavam esta área curricular. Os resultados obtidos indiciam uma frágil apropriação dos conceitos-chave do actual discurso educativo e sugerem que a implementação do processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico e da consequente abordagem curricular por competências não se repercutiu em mudanças significativas ao nível das práticas docentes. Não obstante a complexidade e morosidade inerentes à apropriação de mudanças curriculares e a multiplicidade de sentidos que lhes são atribuídas no contexto das práticas, consideramos que a almejada promoção de um ensino de Ciências contextualizado e democrático carece de uma concertação de esforços entre os diferentes actores educativos.
  • PublicationOpen Access
    Supervision and appraisal of Foreign Language Teachers' performance.
    2015 - Vinhais, Paula; Abelha, Marta
    This article deals with collaborative practices of teachers in the context of teacher evaluation. For this purpose and following a theoretical framework that is previously explained, we proceed to the presentation of partial results obtained in the framework of an ongoing study. In conclusion, and based on the available empirical evidence, we discuss the effect(s) of the teacher evaluation, assessing in particular, its role as a factor of induction or inhibition of collaborative practices.
  • PublicationOpen Access
    Impacte da reorganização curricular das ciências físicas e naturais nas dinâmicas de trabalho docente.
    2007 - Martins, Idalina; Costa, Nilza; Roldão, Maria do Céu; Abelha, Marta
    INTRODUÇÃO Este texto pretende assumir-se como um contributo para a compreensão do impacte da implementação do processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico na mudança das práticas curriculares e das dinâmicas de trabalho entre professores, em particular dos que leccionam a área de Ciências Físicas e Naturais. A sua sustentação teórica e os resultados apresentados resultam de dois projectos de investigação que culminaram na redacção de duas dissertações no âmbito do curso de mestrado em Gestão Curricular da Universidade de Aveiro, designadamente “Competências em Ciências Físicas e Naturais – Concepções e Práticas de Professores do Ensino Básico” (Martins, 2005) e “Cultura Docente ao nível do Departamento das Ciências: um estudo de caso” (Abelha, 2005). Apesar de serem dois estudos distintos, as problemáticas que estiveram na sua génese estão interrelacionadas, facto confirmado pelos resultados obtidos, os quais confluem num mesmo sentido, isto é, uma abordagem curricular perspectivada para o desenvolvimento de competências nos e com os alunos pressupõe a existência de uma cultura de colaboração docente. (...)
  • PublicationOpen Access
    Evaluation of Undergraduate Students’ Involvement in Research Projects.
    2009 - Huet, Isabel; Baptista, Ana Vitória; Costa, Nilza; Jenkins, Alan; Abelha, Marta
    Major changes have been taking place in Higher Education (HE) systems, part of them emerging to face the demands of the so-called Bologna Process. Within this context, researchers show a great concern with issues that may promote the quality of students’ learning. One of these concerns focuses on the importance of linking teaching and research in undergraduate studies since year one. A recent initiative of the Portuguese Ministry of Science, Technology and Higher Education is the creation of conditions to straighten this link by creating a set of research grants to undergraduate students, the so called BII (“Bolsas de Integração na Investigação”). The students can apply to these grants and get involved in research projects coordinated by senior researchers. At the University of Aveiro (Portugal), and in particular at the Department of Education, there are already undergraduate students engaged in several research projects, starting in the academic year 2008/09. Due to the novelty of these grants at Portuguese universities it is urgent to proceed to an evaluation process aiming to improve this initiative in subsequent years. Thus, the ultimate goal of this study is to (i) evaluate student outcomes of undergraduate research experience in Education; (ii) understand how the work developed is translated to European Credit Transfer System (ECTS), and (iii) identify the advantages and possible constrains of undergraduate students’ involvement in research activities. In this paper the authors will explore in detail phase one of the study, more specifically how this initiative is taking place at the Department of Education, and the data referred to a questionnaire delivered at the beginning of the research process.
  • PublicationOpen Access
    Colaboração docente em contexto educativo angolano: potencialidades e constrangimentos.
    2014 - Machado, Eusébio André; Costa-Lobo, Cristina; Abelha, Marta
    Práticas de colaboração docente são consideradas um elemento fundamental para o desenvolvimento profissional docente, traduzindo-se num trabalho docente mais eficaz e, concludentemente na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem (Horn, 2005; Sawyer & Rimm- Kaufman, 2007). Todavia, diversos estudos evidenciam que o trabalho do professor é, na generalidade das vezes, individual e solitário (Fullan & Hargreaves, 2001; Neto-Mendes, 1999; Tardif & Lessard, 2005). Neste sentido, pretende-se com esta comunicação apresentar resultados de um primeiro momento de investigação realizado em contexto angolano, cujas principais finalidades eram compreender que potencialidades e que constrangimentos docentes angolanos reconhecem ao trabalho colaborativo docente. Deste modo, com o propósito de produzir conhecimento sustentado sobre esta problemática de investigação delinearam-se os seguintes objetivos de investigação, a saber: i) averiguar que dinâmicas de trabalho são privilegiadas pelos professores participantes; ii) compreender conceções dos professores sobre o conceito de trabalho colaborativo docente e iii) identificar quais as potencialidades e constrangimentos que professores angolanos associam ao desenvolvimento de práticas de colaboração docente. Este estudo de caráter exploratório assumiu uma metodologia predominantemente quantitativa, reportando- se os resultados à receção de mais de uma centena de questionários devidamente preenchidos por professores que nos anos letivos 2011/2012 e 2012/2013, frequentavam uma formação especializada em Administração e Gestão Escolar. O inquérito por questionário e a análise estatística foram as técnicas de recolha e tratamento de dados adotadas. Resultados desta investigação indiciam, no contexto educativo angolano, a prevalência de uma cultura docente fortemente individualizada e solitária, aspeto que restringe o desenvolvimento profissional docente e, consequentemente a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. Ambicionamos, em última análise, lançar pistas de reflexão sobre possíveis mecanismos que poderão contribuir para o desenvolvimento de maiores índices de trabalho colaborativo docente.
  • PublicationOpen Access
    Perspectives on Preschool curriculum in Portugal
    2020-07 - Carrachás, N; Seabra, Filipa; Abelha, Marta
    The present communication is focused on the curriculum of preschools in Portugal (ages 3 to 6) and how preschool educators and 1st cycle (ages 6 to 10) teachers, as well as preschool children’s parents perceive it. Firstly, preschool education is contextualized in order to better frame the need for an active investment in the valuing of this educational level. Given its short existence, accompanied by advancements and setbacks, the idea often perceived in social discourse about preschool education in Portugal is often not one of an activity aimed at the global development of children, as assistentialist conceptions persist. However, while there isn’t a structured curriculum for preschool, there are Curricular Guidelines for Preschool Education (CGPE), a set of general principles which contribute to the childhood educators’ decisions about their educational practice and the educational intentionality of the activities developed with children. This document is a referential for the national network of preschool education for the construction of curriculum, which retains a wide margin of decision for the contextualization and differentiation of curriculum, acknowledging the childhood educators’ role as a curriculum decision maker. The aim of this study was to understand the conception that preschool teachers, 1st cycle teachers and some parents have about this level of education as well as to understand if they recognize the importance of developing personal and social skills together with other content areas which might be a facilitating scafold for the entrance in the following cycle. This study, using a mixed methodology, included semi-structured interviews to preschool educators (eight interviewees), and questionnaires to 1st cyle teachers (fourty nine) and parents (seventy-eight) of four schools in a region of inner Portugal, the district of Beja. The research followed the ethical norms for research in the social sciences, namely informed consent by participants and preservation of anonymity. Data gathering instruments were approved by the Ministry of Education as well as by the pedagogical councils and directors of the four school clusters involved. The main results show that all the preschool educators surveyed base their curriculum building process on the CGPE, some referring to this document as their «Bible» and also as the foundation of their planning and assessment practices. However important the document is deemed, it is not the sole foundation for their curricular decision-making, as children themselves and schools’ other internal documents and projects are also taken into account. Although primary school teachers know about the existence of the CGPE, they don’t demonstrate a broad understanding about its content, although they identify practices of coordination with preschool educators to prepare the students’ transition between educational cycles. They also recognize that the work carried out in preschool aims to facilitate future learning processes by the children. On the other hand, parents revealed a more passive attitude towards their children’s activities in preschool.
  • PublicationOpen Access
    Equidade e inclusão nas políticas de educação: perspetivas a partir dos relatórios de Avaliação Externa de Escolas
    2020-12 - Seabra, Filipa; Mouraz, Ana; Henriques, Susana; Abelha, Marta
    Regista-se uma centralidade crescente dos temas da equidade e inclusão em educação, e parece consolidar-se a viragem de perspetivas mais restritas sobre estes conceitos, para uma visão que entende a necessidade de os estender a todos os alunos, dando resposta à diversidade das suas características, necessidades e potencialidades. Em Portugal, o Decreto-lei 54/2018 veio plasmar essa viragem, acompanhando o que tem vindo a ser preconizado a nível internacional.Também a avaliação externa de escolas (AEE) salienta, no seu terceiro ciclo, temas relacio-nados com a equidade e a inclusão, incluindo no seu Quadro de Referência, referentes como a “Promoção da equidade e inclusão de todas as crianças e todos os alunos” e “Resultados para a equidade, inclusão e excelência” (IGEC, 2019). Assinalando esta convergência, e reconhecendo o papel que a AEE tem assumido em termos de indução de práticas e transformação dos discursos, apresentamos uma análise dos relatórios do terceiro ciclo de avaliação externa de escolas, salientando questões relacionadas com a equidade e inclusão. Concretamente, questionámos em que domínios do referencial se desta-cam as referências a estes conceitos, quais as perspetivas de equidade e inclusão presentes nestes documentos, quem são os alvos preferenciais desta preocupação com a equidade e inclusão, e que medidas adotadas pelas escolas são salientadas nos relatórios. Enriquecemos ainda a análise com uma perspetiva diacrónica, com base nos relatórios anteriores das mes-mas escolas agora consideradas. Os resultados apontam para uma preocupação com estes conceitos desde o arranque da AEE e uma interpretação crescentemente aberta dos mesmos.