A comunicação e a educação social: A pertinência de um modelo de comunicação adaptado à Educação Social - MESC

dc.contributor.advisorFerreira, Ana Luísa, orientador científico
dc.contributor.authorPereira, Soraia Catarina Sampaio
dc.date.accessioned2016-03-10T12:39:42Z
dc.date.available2016-03-10T12:39:42Z
dc.date.issued2014-01
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ciências de Educação na Especialização em Educação Social.pt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação foi elaborada no âmbito do Mestrado em Ciências de Educação - Especialização em Educação Social e resulta de um estudo efetuado com alunos da Licenciatura em Educação Social da Universidade Portucalense. O estudo problematiza a pertinência de um Modelo de Comunicação adaptado à Educção Social partindo do problema - "Qual a pertinência da criação de um modelo de comunicação adaptadoa Educação Social?" Definiram-se os seguintes objetivos: compreender e identificar através de inquéritos as dificuldades de comunicação sentidas pelos Educadores Sociais; descrever e analisar os Modelos e Teorias de Comunicação existentes; compreender em que medida será necessário criar um Modelo de Comunicação adaptado à Educação Social (MESC) MESC é a sigla dada ao modelo de Comunicação criado e sinifica Modelo de Educação Social Comunicação. Para o efeito, recorremos a uma abordagem de natureza essencialmente qualitativa, uma aproximeação ao estudo de caso, com recurso às técnicas de inquérito por questionário. O enquadramento teórico incidiu em determinados conceitos como o de Comunicação, nas Teorias e Modelos de Comunicação; a distinção entre Modelo e Teoria; apresentação de Teorias e Modelos de Comunicação, a Utopia da Comunicação e a Génese da versão sobre a Comunicação e a Educação Social, nomeadamente ao nível educacional, comnunicacional, de interação, colaboração, promoção da iniciativa pessoal, resolução de problemas e objetivos comuns, concluímos que as perceções apontam para a pertinência da criação de um modelo de comunicação adaptado às necessidades da educação social.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Professora Doutora Ana Luísa Ferreira.pt_PT
dc.identifier.citationPereira, S. C. S. (2014). A comunicação e a educação social: A pertinência de um modelo de comunicação adaptado à Educação Social - MESC. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1468pt_PT
dc.identifier.otherCota: TMES 29
dc.identifier.tid201168979pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/1468
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Portucalensept_PT
dc.rightsrestricted accesspt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectComunidadept_PT
dc.subjectModelos de comunicaçãopt_PT
dc.subjectTeorias de comunicaçãopt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectCommunication Modelspt_PT
dc.subjectCommunication theoriespt_PT
dc.titleA comunicação e a educação social: A pertinência de um modelo de comunicação adaptado à Educação Social - MESCpt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educaçãopt_PT

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
Acesso Restrito.pdf
Tamanho:
406.96 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format