A programação linear no ensino secundário.

dc.contributor.authorPaiva, Suzete Marisa de Almeidapt_PT
dc.date.accessioned2009-05-07T16:47:28Zpt_PT
dc.date.accessioned2013-08-16T12:29:11Z
dc.date.available2009-05-07T16:47:28Zpt_PT
dc.date.available2013-08-16T12:29:11Z
dc.date.issued2008pt_PT
dc.description.abstractAs constantes transformações nas sociedades modernas repercutem-se necessariamente em todo o sistema de ensino o que exige a revisão continua de princípios, processos e objectivos do ensino/aprendizagem. Em particular no ensino da Matemática, tornou-se imperativo a aquisição de aprendizagens significativas que proporcionem o contacto com situações do quotidiano e enfatizem a resolução de problemas. O repensar da acção escolar tem de ter em conta, também, as novas tecnologias com o objectivo de reforçar a motivação para a aprendizagem e permitir a aquisição de competências capazes de ultrapassar, com sucesso, os desafios sociais. Ate ao ano lectivo 2004/2005, o estudo da Programação Linear era conteúdo programático de leccionação facultativa. Actualmente, a Programação Linear e um dos temas obrigatórios das disciplinas de Matemática A do 11o ano e Matemática B do 12o ano do Ensino Secundário e no modulo A10 (designado por Optimização) no Ensino Profissional. Esta dissertação, "A Programação Linear no Ensino Secundário", pretende mostrar os benefícios da Programação Linear enquanto aprendizagem matemática obrigatória no Ensino Secundário. Consiste numa abordagem sobre os possíveis modos de resolução de problemas de Programação Linear, salientando-se as potencialidades das novas tecnologias, nomeadamente a calculadora gráfica e o computador, enquanto suporte de novos ambientes educativos, de demonstração e discussão e como instrumentos de motivação, exploração, investigação e consolidação de conceitos matemáticos. The constant changes in modern societies certainly have repercussions on the education system which demands the continuous revision of principles, processes and aims of teaching and learning. Especially in the teaching of Mathematics, it is imperative to acquire significant learning which lead to the contact with everyday situations and emphasize problem solving. Thinking about school action has also to bear in mind new technologies aiming the reinforcement of motivation towards learning and allowing skill acquisition able to successfully overcome social challenges. Until the school year 2004 / 2005, the study of Linear Programming was an optional content in the syllabus. Currently, it is a compulsory topic in Mathematics A in 11th grade and Mathematics B in 12th grade in Secondary Education and in the module A10 (called Optimization) in Professional Courses. This dissertation “Linear Programming in Secondary Education”, aims to show the advantages of Linear Programming as compulsory mathematical learning in Secondary Education. It consists of an approach to the possible ways of solving Linear Programming problems, with emphasis on the potentialities of new technologies, mainly graphic calculator and computer, as a support of new educational atmosphere, of demonstration and discussion and as an instrument of motivation, exploration, investigation and consolidation of mathematical concepts.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof.ª Doutora Ana Ramires.pt_PT
dc.identifier.citationPaiva, S.M.A. (2008). A programação linear no ensino secundário. Dissertação de Mestrado em Matemática/Educação.pt_PT
dc.identifier.otherCota: TMMAT 101pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/566
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectProgramação linearpt_PT
dc.subjectTMMAT
dc.subjectEnsino secundário
dc.titleA programação linear no ensino secundário.pt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
TMMAT 101.pdf
Tamanho:
2.06 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format