Aprendizagem mista na resolução de exercícios de programação.

dc.contributor.authorPimenta, Pedro Cravo
dc.contributor.authorSobral, Sónia Rolland
dc.date.accessioned2015-11-10T16:23:30Z
dc.date.available2015-11-10T16:23:30Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractO ensino introdutório de programação nos primeiros anos das Licenciaturas da área da Informática tem uma elevada taxa de reprovações. A aprendizagem mista aparece como uma possibilidade de solução para este grave problema de insucesso. Esta investigação, que usou a plataforma MOODLE, decorreu em dois anos lectivos sucessivos e teve como base a unidade curricular semestral de Algoritmia comum ao primeiro ano das Licenciaturas em Informática ministradas na Universidade Portucalense. No primeiro ano de investigação o uso do MOODLE estava acessível aos vinte e quatro alunos de uma das turmas práticas, sendo de noventa e dois o total de alunos inscritos. No segundo ano permitiu-se a inscrição na e-unidade curricular a todos os noventa e três alunos inscritos, tendo sido usada por setenta e cinco deles, e já se realizou no paradigma de Bolonha com a consequente mudança traduzida na nova aproximação ao ensino centrado no aluno e no desenvolvimento das suas competências. Retiraram se várias lições para alunos, docentes e instituições e concluiu se que a utilização da aprendizagem mista foi muito eficaz quer objectivamente em relação ao insucesso quer subjectivamente em relação ao nível de satisfação por parte dos alunos envolvidos.pt
dc.identifier.citationSobral, S. R., & Pimenta, P. C. (2009). Aprendizagem mista na resolução de exercícios de programação, In Atas VI Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges, 2009, Braga.pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/1304
dc.language.isoporpt
dc.rightsopen accesspt
dc.subjectAprendizagem mistapt
dc.subjectEnsino a distânciapt
dc.subjectAlgoritmiapt
dc.subjectIntrodução à programaçãopt
dc.subjectAmbientes colaborativospt
dc.titleAprendizagem mista na resolução de exercícios de programação.pt
dc.typeconferenceObjectpt
degois.publication.locationBragapt
degois.publication.titleVI Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges.pt
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameREMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
person.familyNameSobral
person.givenNameSónia Rolland
person.identifier.ciencia-idED15-C9EC-5996
person.identifier.orcid0000-0002-5041-3597
person.identifier.ridG-2227-2014
person.identifier.scopus-author-id37091626900
relation.isAuthorOfPublication2eea0284-22be-4cb8-8a14-192e56671b77
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2eea0284-22be-4cb8-8a14-192e56671b77

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
Challenges2009_Aprendizagem mista na resolução de exercícios de programação.pdf
Tamanho:
674 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format