Aprendizagem mista na resolução de exercícios de programação.
dc.contributor.author | Pimenta, Pedro Cravo | |
dc.contributor.author | Sobral, Sónia Rolland | |
dc.date.accessioned | 2015-11-10T16:23:30Z | |
dc.date.available | 2015-11-10T16:23:30Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | O ensino introdutório de programação nos primeiros anos das Licenciaturas da área da Informática tem uma elevada taxa de reprovações. A aprendizagem mista aparece como uma possibilidade de solução para este grave problema de insucesso. Esta investigação, que usou a plataforma MOODLE, decorreu em dois anos lectivos sucessivos e teve como base a unidade curricular semestral de Algoritmia comum ao primeiro ano das Licenciaturas em Informática ministradas na Universidade Portucalense. No primeiro ano de investigação o uso do MOODLE estava acessível aos vinte e quatro alunos de uma das turmas práticas, sendo de noventa e dois o total de alunos inscritos. No segundo ano permitiu-se a inscrição na e-unidade curricular a todos os noventa e três alunos inscritos, tendo sido usada por setenta e cinco deles, e já se realizou no paradigma de Bolonha com a consequente mudança traduzida na nova aproximação ao ensino centrado no aluno e no desenvolvimento das suas competências. Retiraram se várias lições para alunos, docentes e instituições e concluiu se que a utilização da aprendizagem mista foi muito eficaz quer objectivamente em relação ao insucesso quer subjectivamente em relação ao nível de satisfação por parte dos alunos envolvidos. | pt |
dc.identifier.citation | Sobral, S. R., & Pimenta, P. C. (2009). Aprendizagem mista na resolução de exercícios de programação, In Atas VI Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges, 2009, Braga. | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/1304 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | open access | pt |
dc.subject | Aprendizagem mista | pt |
dc.subject | Ensino a distância | pt |
dc.subject | Algoritmia | pt |
dc.subject | Introdução à programação | pt |
dc.subject | Ambientes colaborativos | pt |
dc.title | Aprendizagem mista na resolução de exercícios de programação. | pt |
dc.type | conferenceObject | pt |
degois.publication.location | Braga | pt |
degois.publication.title | VI Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges. | pt |
dspace.entity.type | Publication | en |
person.affiliation.name | REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies | |
person.familyName | Sobral | |
person.givenName | Sónia Rolland | |
person.identifier.ciencia-id | ED15-C9EC-5996 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5041-3597 | |
person.identifier.rid | G-2227-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 37091626900 | |
relation.isAuthorOfPublication | 2eea0284-22be-4cb8-8a14-192e56671b77 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2eea0284-22be-4cb8-8a14-192e56671b77 |
Ficheiros
Principais
1 - 1 de 1
A carregar...
- Nome:
- Challenges2009_Aprendizagem mista na resolução de exercícios de programação.pdf
- Tamanho:
- 674 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format