The Role of Employer Branding on Attracting, Developing and Retaining Talent: The Case of a Leading Portuguese Business Group

dc.contributor.authorArriscado, Paula
dc.contributor.authorSousa, Bianca
dc.contributor.authorQuesado, Helena
dc.contributor.authorFerreira, Pedro
dc.date.accessioned2019-04-01T15:17:20Z
dc.date.available2019-04-01T15:17:20Z
dc.date.issued2015-10
dc.description.abstractA estratégia de Employer Branding tem ganho crescente reconhecimento por parte das Empresas e do mundo académico nos últimos anos. Acreditase que a marca corporativa só pode ser verdadeiramente implementada quando chega a todos os stakeholders e não só ao cliente final. Nesta perspetiva, a construção de uma marca empregadora forte tem em conta duas dimensões. Uma que reflete e atinge stakeholders externos, como as pessoas à procura de emprego, e outra que olhe para os stakeholders internos, nomeadamente os colaboradores. Marca e marketing interno desempenham um papel chave neste processo, pois explicam como é que as organizações podem construir as suas marcas de dentro para fora. Apesar de existir uma grande quantidade de literatura sobre a importância das empresas construírem a sua marca empregadora, pouca atenção tem sido dada às ações concretas que as organizações desenham ao enfrentar o desafio do desenvolvimento de uma marca empregadora. Baseado nos conceitos de marketing interno, marca corporativa, employer branding e marca interna (colaboradores, envolvimento e empowerment), o presente paper descreve a abordagem adotada por um grupo empresarial líder em Portugal, nomeadamente os passos desenvolvidos para a construção e sustentação de uma marca empregadora competitiva. A par disso, foi elaborada uma reflexão sobre a importância da estratégia da Employer Branding na atração, desenvolvimento retenção de talento. Criar, apresentar e comunicar uma proposta de valor baseada em benefícios funcionais, emocionais e simbólicos direcionada para os atuais e potenciais Colaboradores emerge como um fator chave na estratégia de negócio, em tempos de crise.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2629
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.subjectNovas abordagens de marketingpt_PT
dc.subjectMArketing internopt_PT
dc.subjectBrandingpt_PT
dc.subjectEmployer brandingpt_PT
dc.titleThe Role of Employer Branding on Attracting, Developing and Retaining Talent: The Case of a Leading Portuguese Business Grouppt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.locationPortopt_PT
degois.publication.titleThe Portuguese Marketing Conferencept_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.familyNameFerreira
person.givenNamePedro
person.identifier.ciencia-idAC15-11F0-83AF
person.identifier.orcid0000-0002-6506-7869
person.identifier.ridG-5855-2015
person.identifier.scopus-author-id56166174000
relation.isAuthorOfPublication44e2395d-c2cf-4c8c-af39-28c3062c9195
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