Insucesso na matemática no 3º Ciclo: causas e estratégias de combate.

dc.contributor.authorFilipe, Sara Filipa Patrão Perespt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T17:59:23Z
dc.date.available2013-08-14T17:59:23Z
dc.date.issued2007pt_PT
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação.
dc.description.abstractSendo o insucesso escolar na matemática um tema actual, reconhecido por todos e com frequência pela comunicação social (épocas de exames, análise de resultados dos mesmos, das provas de aferição e doutros estudos), pareceu-nos pertinente fazer uma investigação sobre a problemática do insucesso escolar na Matemática no terceiro ciclo do Ensino Básico. Neste estudo procuramos reflectir e investigar sobre as principais causas do insucesso na disciplina de Matemática, não nos limitando a identificá-las, mas também procuramos avaliar quais as estratégias que a escola e os professores adoptam para o combater. Delimitamos como objecto de estudo os alunos que frequentam o 3º ciclo do Ensino Básico, inquirindo-os, bem como inquirindo os professores que leccionam Matemática nas escolas do concelho de Esposende. É feita uma abordagem teórica fundamentada na perspectiva de alguns investigadores articulada com o estudo empírico realizado junto de alunos e professores. Optámos pela apresentação de inquéritos por questionário e por entrevista estruturados tendo em conta os objectivos e as hipóteses, de modo a recolher indicadores das causas do insucesso e de estratégias para o seu combate. Da análise dos dados recolhidos, apresentamos as conclusões e sugestões que as escolas, os professores, os alunos e a sociedade devem ter presentes para combater o insucesso na disciplina de Matemática. Após reflexão poderemos concluir que os objectivos pretendidos foram atingidos e as hipóteses foram total ou parcialmente confirmadas. Terminamos o trabalho com a certeza de que não se deve desistir de lutar contra o insucesso. O papel do professor será gratificante se a sua prática, motivação, empenho, trabalho individual e cooperativo contribuírem para melhorar a aprendizagem e a imagem da Matemática junto dos alunos.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof.ª Doutora Maria Luísa Santos.pt_PT
dc.identifier.citationFilipe, S. F. P. P. (2007). Insucesso na matemática no 3º Ciclo: causas e estratégias de combate [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5pt_PT
dc.identifier.otherCota: TME 325pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/5
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Portucalensept_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectInsucesso escolarpt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectInsucesso escolar - matemáticapt_PT
dc.subjectTME
dc.titleInsucesso na matemática no 3º Ciclo: causas e estratégias de combate.pt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen

Files

Original bundle

Now showing 1 - 5 of 9
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TME 325 - metodologia.pdf
Size:
870.35 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TME 325 - Introdução.pdf
Size:
652.3 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TME 325 - enquadramento teorico.pdf
Size:
1.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TME 325 - c-res-siglas.pdf
Size:
661.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TME 325 - Conclusão.pdf
Size:
461.14 KB
Format:
Adobe Portable Document Format