Insucesso na matemática no 3º Ciclo: causas e estratégias de combate.
dc.contributor.author | Filipe, Sara Filipa Patrão Peres | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T17:59:23Z | |
dc.date.available | 2013-08-14T17:59:23Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_PT |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação. | |
dc.description.abstract | Sendo o insucesso escolar na matemática um tema actual, reconhecido por todos e com frequência pela comunicação social (épocas de exames, análise de resultados dos mesmos, das provas de aferição e doutros estudos), pareceu-nos pertinente fazer uma investigação sobre a problemática do insucesso escolar na Matemática no terceiro ciclo do Ensino Básico. Neste estudo procuramos reflectir e investigar sobre as principais causas do insucesso na disciplina de Matemática, não nos limitando a identificá-las, mas também procuramos avaliar quais as estratégias que a escola e os professores adoptam para o combater. Delimitamos como objecto de estudo os alunos que frequentam o 3º ciclo do Ensino Básico, inquirindo-os, bem como inquirindo os professores que leccionam Matemática nas escolas do concelho de Esposende. É feita uma abordagem teórica fundamentada na perspectiva de alguns investigadores articulada com o estudo empírico realizado junto de alunos e professores. Optámos pela apresentação de inquéritos por questionário e por entrevista estruturados tendo em conta os objectivos e as hipóteses, de modo a recolher indicadores das causas do insucesso e de estratégias para o seu combate. Da análise dos dados recolhidos, apresentamos as conclusões e sugestões que as escolas, os professores, os alunos e a sociedade devem ter presentes para combater o insucesso na disciplina de Matemática. Após reflexão poderemos concluir que os objectivos pretendidos foram atingidos e as hipóteses foram total ou parcialmente confirmadas. Terminamos o trabalho com a certeza de que não se deve desistir de lutar contra o insucesso. O papel do professor será gratificante se a sua prática, motivação, empenho, trabalho individual e cooperativo contribuírem para melhorar a aprendizagem e a imagem da Matemática junto dos alunos. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: Prof.ª Doutora Maria Luísa Santos. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Filipe, S. F. P. P. (2007). Insucesso na matemática no 3º Ciclo: causas e estratégias de combate [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TME 325 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/5 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Portucalense | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Insucesso escolar | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Insucesso escolar - matemática | pt_PT |
dc.subject | TME | |
dc.title | Insucesso na matemática no 3º Ciclo: causas e estratégias de combate. | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
Files
Original bundle
1 - 5 of 9
Loading...
- Name:
- TME 325 - metodologia.pdf
- Size:
- 870.35 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
Loading...
- Name:
- TME 325 - enquadramento teorico.pdf
- Size:
- 1.17 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
Loading...
- Name:
- TME 325 - c-res-siglas.pdf
- Size:
- 661.38 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format