Avaliação da Eficácia do Modelo de Denver de Intervenção Precoce: Estudo Comparativo de Casos.

dc.contributor.advisorJesus, Paulo Renato
dc.contributor.authorRamos, Sofia Leonor Coelho de Resende
dc.date.accessioned2017-10-02T17:05:11Z
dc.date.available2017-10-02T17:05:11Z
dc.date.issued2017-05
dc.date.submitted2017-06
dc.description.abstractÉ hoje consensual que as crianças com PEA necessitam de intervenção intensiva o mais cedo possível. O ESDM é um modelo de intervenção precoce intensiva naturalista criado por Rogers, Dawson & Vismara (2012) com evidências científicas desenhado para crianças com PEA entre os 12 e os 60 meses. O objetivo deste modelo consiste em reduzir a severidade dos sintomas de PEA e acelerar o desenvolvimento das crianças em todas as áreas de desenvolvimento. A implementação do ESDM consiste numa avaliação das competências da criança e a definição de objetivos em todas as áreas do desenvolvimento com base nessa avaliação. O objetivo deste trabalho visa avaliar a eficácia terapêutica de aplicações do ESDM adaptadas às necessidades e contextos das famílias das crianças com PEA. A amostra deste estudo é constituída por seis crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos e os seus pais. A recolha de dados efetuou-se através dos registos das sessões de intervenção das seis crianças durante os primeiros cinco meses de intervenção para cada criança e das respostas dos pais a um inquérito. Os resultados sugerem que, de uma forma geral, para este grupo de crianças foram obtidos progressos significativos, o que aponta no sentido de que apesar de uma intervenção com menor intensidade do que o modelo prevê, manteve a sua efetividade, embora seja necessário um período maior de tempo para os resultados serem observáveis. Seria positivo planificar uma intervenção junto dos pais no sentido de otimizar as suas atitudes relativamente ao seu filho com PEA e promover uma parentalidade positiva numa perspectiva de treino parental.pt_PT
dc.description.abstractIt is consensual today that the children with ASD need an intensive intervention as early as possible. ESDM is an intensive natural early start model developed by Rogers, Dawson & Vismara (2012) with scientific evidence designed to children between 12 and 60 months. The objective of this model is to reduce the severity of the ASD symptoms and accelerate the development of the children in every developmental area. The ESDM implementation includes an assessment of the child skills and the definition of objectives in every developmental area based on that assessment. This work´s objective is to evaluate the effectiveness of ESDM adaptations to the needs and environment of the families of children with ASD. The sample of this study is composed by six children with ages from 3 to 5 years old and their parents. The data collection was made through the records of the six children´s intervention sessions during the first five months of intervention of each child and through the parent´s responses of an inquiry. The results suggest that, in general, this group of children obtained significant progress what points to in spite of the a less intensive intervention from the one that the model advises, it maintained the its effectiveness but needs a larger period of time so that the results can be observed. It would be positive to plan an intervention to the parents to maximize their attitudes towards their son with ASD and to promote a positive parenthood on a perspective of parent training.pt_PT
dc.identifier.citationRamos, S.L.C.R. (2017). Avaliação da eficácia do modelo de Denver de intervenção precoce: Estudo comparativo de casos. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1936pt_PT
dc.identifier.tid201726548
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/1936
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.subjectPerturbações do Espectro do Autismopt_PT
dc.subjectIntervenção Precocept_PT
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_PT
dc.subjectAtitudes parentaispt_PT
dc.subjectEarly Start Denver Modelpt_PT
dc.subjectParent attitudespt_PT
dc.subjectAutism Spectrum Disorder (ASD)pt_PT
dc.subjectChildhood developmentpt_PT
dc.subjectEarly Start Interventionpt_PT
dc.subjectModelo de Denver de Intervenção Precoce
dc.subject.fosEducationpt_PT
dc.titleAvaliação da Eficácia do Modelo de Denver de Intervenção Precoce: Estudo Comparativo de Casos.pt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.familyNameJesus
person.givenNamePaulo Renato
person.identifier.ciencia-id341A-6BE0-202D
person.identifier.orcid0000-0002-8707-1877
person.identifier.ridC-4078-2013
person.identifier.scopus-author-id35362004900
relation.isAdvisorOfPublication17f1402c-cf58-4fa9-a799-0bb5a16e2a34
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery17f1402c-cf58-4fa9-a799-0bb5a16e2a34
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Educação Especial sob a orientação do Prof. Doutor Paulo Renato Jesuspt_PT

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