O contributo das políticas públicas educativas para a melhoria dos níveis de literacia e a criação de hábitos de leitura na população: Estudo de caso.

dc.contributor.advisorNunes, Manuela Barreto, orientador científico
dc.contributor.authorCunha, Rita Isabel Mendes Faria da
dc.date.accessioned2015-06-25T11:28:17Z
dc.date.available2015-06-25T11:28:17Z
dc.date.issued2013-02
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecaspt
dc.description.abstractA sociedade contemporânea caracteriza-se pelas constantes mudanças sociais, culturais, educativas e económicas que requerem um saber constante, aprendizagens significativas e for- mação ao longo da vida. O conhecimento, a matéria-prima da educação, é um recurso estratégi- co da sociedade actual e a leitura, a base da aprendizagem. As políticas públicas educativas e culturais centradas na escola podem mobilizar a comu- nidade educativa, as diversas instituições e despertar actores sociais para a temática da educa- ção e da cultura, contribuindo e estimulando de formas diversas para o aumento da qualidade do ensino e da educação. Fortalecem-se assim métodos e aprendizagens, enriquecendo as capa- cidades e competências da população, sensibilizando-as para as diversas áreas do conhecimen- to. Na criação de condições de acesso à informação e à cultura, ao livro e à leitura, o Plano Naci- onal de Leitura sobressai, contribuindo para a elevação dos níveis de literacia da população. Neste trabalho apresenta-se uma reflexão acerca da importância da leitura na sociedade actual e do retrato de Portugal, Brasil e Espanha no que concerne aos hábitos e práticas de leitu- ra da população, tendo em consideração resultados de estudos nacionais e internacionais. Os Planos Nacionais de Leitura dos diferentes países e respectiva avaliação são apresentados. Com o objectivo de identificar qual o contributo da implementação do Plano Nacional de Leitura nas escolas do 1º ciclo do concelho de Arganil, realizou-se um estudo de caso através de um inquérito por questionário a alunos e observação directa ao trabalho desenvolvido por do- centes e bibliotecas. Da sua análise apurámos que as escolas em estudo e respectivas bibliotecas escolares e biblioteca pública, em articulação com o PNL funcionam como meios de consolida- ção de hábitos de leitura e na elevação dos níveis de literacia.pt
dc.description.abstractThe modern society is characterized by the constant social, cultural, educational and economic changes, which demands a constant knowledge, significant learning’s and formation throughout life. Knowledge, the base of education, is a strategically resource of nowadays socie- ty and reading, is the base of learning. National public educational and cultural politics are focused in the way schools can mo- bilize the educational community, the range of institutions and the arouse of social actors for the main purpose of education and culture, leading and stimulating in different ways to the growth of education and learning quality. Strengthening them, methods and learning’s, enriching popu- lation’s capacities and competences, which will aware them for the different range of the knowledge. Creating conditions to access information and culture, to the book and to reading, the National Reading Plan, will certainly; contribute to the raise of population literacy levels. In this work it is presented a reflection about the importance of reading in the actual so- ciety and the portrait of Portugal, Brazil and Spain in what population’s habits and practice of reading is concerned, having in consideration the results of national and international studies. The National Reading Plans from the different countries and respective evaluation are present- ed. With the goal to identify which is the contribute of the National Reading Plan, in Argan- il’s primary schools, a case study through an inquiry was made to students, and also direct ob- servation to the work developed by the teachers and librarians was also made. By this analysis was able to conclude that the schools in study and their school libraries and the public library, working with the NRP function as ways to consolidate the reading habits and the growth of liter- acy levels.pt
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof. Doutora Manuela Barreto Nunespt
dc.identifier.citationCunha, R. I. F. (2013). O contributo das políticas públicas educativas para a melhoria dos níveis de literacia e a criação de hábitos de leitura na população: Estudo de caso. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal.pt
dc.identifier.otherCota: TMEB 32
dc.identifier.tid201330903
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/1241
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade Portucalensept
dc.rightsopen accesspt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectHábitos de leiturapt
dc.subjectLiteraciapt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectBibliotecas escolarespt
dc.subjectBibliotecas públicaspt
dc.subjectPolíticas públicas educativaspt
dc.subjectPlanos Nacionais de Leiturapt
dc.subjectArganilpt
dc.subjectPortugalpt
dc.subjectReadingpt
dc.subjectReading habitspt
dc.subjectLiteracypt
dc.subjectEducationpt
dc.subjectSchool librariespt
dc.subjectPublic librariespt
dc.subjectPublic educational policiespt
dc.subjectNational Reading Planspt
dc.titleO contributo das políticas públicas educativas para a melhoria dos níveis de literacia e a criação de hábitos de leitura na população: Estudo de caso.pt
dc.typemaster thesispt
dspace.entity.typePublicationen

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
TMEB 32.pdf
Tamanho:
1.76 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format