Investimento na educação e desenvolvimento económico: O caso de Angola

dc.contributor.advisorPacheco, Luís Miguel
dc.contributor.authorCorreia, Carlos Chipala
dc.date.accessioned2017-07-10T10:46:27Z
dc.date.available2017-07-10T10:46:27Z
dc.date.issued2017-06-22
dc.date.submitted2017-03
dc.description.abstractO presente trabalho trata-se de uma dissertação de mestrado, fruto de uma pesquisa teóricoempírica desenvolvida em Angola, cujo objeto incide sobre o investimento na educação em Angola, visando avaliar efetivamente o contributo da educação para o desenvolvimento económico nacional. Na perspetiva de fortalecer o quadro teórico-conceptual, procurou-se levar a cabo uma reflexão profunda em torno de três conceitos-chave: Investimento, Educação e Desenvolvimento Económico, no âmbito de se proporcionar uma melhor compreensão do objeto de estudo. As unidades de análise demonstrarão as variáveis mais expressivas, relativamente à realidade do setor educacional e às dinâmicas de desenvolvimento por que tem passado o país, de forma a mensurar a necessidade de investimento neste setor fundamental do ser humano face ao contexto de constrangimentos e recursos existentes ao longo dos anos. A educação em Angola tem revelado nos últimos cinco anos progressos quantitativos e qualitativos, traduzidos no incremento das matrículas e da frequência escolar no ensino primário e na qualificação dos professores. Nesta base, tem-se materializado a bom nível o 2º Objetivo de Desenvolvimento do Milénio (alcançar o ensino primário universal) mas tem sido problemática a realização do Objetivo nº 3, respeitante à promoção da igualdade de género na educação. Entre os fatores explicativos das desigualdades contam-se: a estrutura da rede escolar deficitária no meio rural, a pobreza das famílias e as tradições culturais (ritos de iniciação) que, em conjugação, impedem a permanência das raparigas na escola, conduzem ao abandono precoce, ao que se segue o casamento e a maternidadept_PT
dc.description.abstractThe present work it is a master thesis, fruit of an empirical research developed in Angola, whose object is levied on the research in education in Angola, aiming to assess effectively the contribution of education to the national economic development. In view of strengthening the theoretical-conceptual framework, we sought to undertake a profound reflection around three key concepts: investment, education and economic development, in the context of whether to have provided a better understanding of the object of study. The units of analysis will demonstrate the variables more expressive, in relation to the reality of the educational setor and dynamics of development by that has passed the country in order to measure the need for investment in this key sector of the human being with regard to the context of constraints and existing resources over the years. The education in Angola has revealed to us in the last five years the quantitative and qualitative progress, translated in the increment of enrolment and of school attendance in primary education and qualification of teachers. On this basis, it has materialized the good level the 2nd Millennium goal (achieve universal primary education) but has been problematic the achievement of the 3rd goal, concerning the promotion of gender equality in education. Among the explanatory factors of inequalities are: the structure of the school network deficient in rural areas the poverty of families; and the cultural traditions (Rites of Initiation) which, in combination, prevent the permanence of girls in school, lead to the early discontinuation, to that follows the marriage and motherhood.pt_PT
dc.identifier.citationCorreia, C.C. (2017). Investimento na educação e desenvolvimento económico: O caso de Angola. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1885pt_PT
dc.identifier.tid201711125
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/1885
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.subjectInvestimentopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectPopulaçãopt_PT
dc.subjectCrescimentopt_PT
dc.subjectInvestmentpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectDevelopmentpt_PT
dc.subjectPopulationpt_PT
dc.subjectGrowthpt_PT
dc.subject.fosFinancespt_PT
dc.titleInvestimento na educação e desenvolvimento económico: O caso de Angolapt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.familyNamePacheco
person.givenNameLuís Miguel
person.identifier.ciencia-idBF16-0EF2-107B
person.identifier.orcid0000-0002-9066-6441
person.identifier.ridE-5193-2010
person.identifier.scopus-author-id55945343700
relation.isAdvisorOfPublicationa25aba90-4787-45a8-b908-646f24b32dfc
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoverya25aba90-4787-45a8-b908-646f24b32dfc
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Finanças sob a orientação do Prof. Doutor Luís Pachecopt_PT

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMF 115.pdf
Size:
836.99 KB
Format:
Adobe Portable Document Format