Patrimonio rural en espazos naturais protexidos. Valorización do val do río Caldo, Lobios, Galicia
Date
2024-03-18
Embargo
Authors
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Language
Spanish
Alternative Title
Abstract
A emigración e os cambios nas formas de vida acontecidos dende a segunda metade do século pasado provocaron o esmorecemento do rural. Actualmente, nestes territorios estanse despregando estratexias de valorización que tiran proveito do patrimonio que atesouran, apoiándose no turismo rural, como actividade económica dinamizadora que mellore as condicións de vida. No caso dos espazos naturais protexidos, dada a súa fraxilidade e valor ambiental, que condicionan a actividade industrial e primaria, a posta en valor do patrimonio histórico e natural convértese nunha das únicas alternativas de progreso.
É o caso do val do río Caldo, en Lobios, enclavado no Parque Natural Baixa Limia- Serra do Xurés e na Reserva da Biosfera Trasfronteiriza Gerês- Xurés, e que conforma unha unidade territorial e ambiental co Parque Nacional Peneda-Gerês de Portugal. A degradación e o abandono que amosa o territorio español contrasta co coidado, conservación e desenvolvemento doutros territorios de iguais características. Co obxectivo de definir un proxecto de urbanismo para a valorización do patrimonio rural do val do río Caldo foi desenvolvida esta investigación, permitindo determinar estratexias de posta en valor do patrimonio rural en espazos naturais protexidos para aplicar posteriormente.
Para esta investigación, metodoloxicamente empregouse a análise documental para, no inicio, fundamentar a problemática e definir o que é o patrimonio rural e as áreas naturais protexidas, que papel xoga o turismo na dinamización das mesmas e orientar os principios de intervención nos proxectos de valorización así como a normativa asociada. Posteriormente, mediante a análise documental, a observación, a fotografía e as notas de campo, descríbese o territorio en todas as súas facianas e analízase a situación actual. Finalmente, mediante a técnica do estudo de caso foron comparados 26 exemplos de intervencións, dos cales 8 se estudaron en profundidade segundo as categorías analíticas establecidas, ante a súa idoneidade para o caso que nos ocupa.
Concluídas as principais directrices dos proxectos de posta en valor do patrimonio rural en espazos naturais protexidos, así como as necesidades do territorio en cuestión, desenvolveuse un proxecto de urbanismo que lle dera resposta. Así, proporase unha intervención que atinxa os catro principais puntos turísticos do val do Río Caldo, outorgándolle dignidade e accesibilidade aos espazos, mantendo a identidade local e creando unha estratexia integradora que canalice os fluxos de visitantes e mellore a calidade de vida da comunidade local.
A emigração e a evolução no estilo de vida a partir da segunda metade do século passado determinaram o declínio das zonas rurais. Atualmente, estão a ser implementadas estratégias nestes territórios, que através da valorização do património existente, dinamizam o turismo rural como atividade económica. No caso dos espaços naturais protegidos, dada a fragilidade e valor ambiental que condicionam a actividade industrial e primária, a valorização do património histórico e natural torna-se uma das únicas alternativas de progresso. É o caso do vale do rio Caldo, em Lobios, situado no Parque Natural Baixa Limia- Serra do Xurés e na Reserva da Biosfera Trasfronteiriça Gerês- Xurés, que forma uma unidade territorial e ambiental com o Parque Nacional da Peneda-Gerês português. A degradação e o abandono deste território contrastam com o cuidado, a conservação e o desenvolvimento de outros territórios com características semelhantes. Com o objetivo de definir um projecto urbanístico para a valorização do património rural do vale do rio Caldo, realizou-se uma investigação para determinar quais poderiam ser as estratégias a aplicar na valorização do património rural em espaços naturais protegidos. Para esta investigação, do ponto de vista metodológico, recorreu-se à análise documental para, no início, estabelecer o problema e definir o que é o património rural e os espaços naturais protegidos, o papel do turismo na sua revitalização; e orientar os princípios de intervenção nos respectivos projectos de valorização, bem como a normativa associada. Posteriormente, através da análise documental, observação, fotografia e notas de campo, o território foi descrito em todos os seus aspectos e a situação actual foi analisada. Por último, através da técnica de estudo de caso, foram comparados 26 exemplos de intervenções, dos quais 8 foram devidamente aprofundados de acordo com as categorias analíticas estabelecidas, dada a adequação ao caso em questão. Uma vez estabelecidas as grandes linhas de orientação do projecto para a valorização do património rural em espaços naturais protegidos, bem como as necessidades do território em questão, foi desenvolvido um projecto urbanístico em resposta. Assim sendo, será apresentada uma proposta de intervenção que irá atingir os quatro principais pontos turísticos do vale do rio Caldo, proporcionando dignidade e acessibilidade ao espaço, mantendo a identidade local e criando uma estratégia integradora que canalize o fluxo de visitantes e que possa melhorar a qualidade de vida da comunidade local.
Emigration and changes in lifestyles since the second half of the last century have led to the decline of rural areas. Currently in these territories, valorization strategies that take advantage of its heritage are being deployed, relying on rural tourism as a dynamic economic activity that improves living conditions. In the case of protected natural areas, given their fragility and environmental value that condition industrial and primary activity, the enhancement of historical and natural heritage becomes one of the only alternatives for progress. This is the case of the Caldo river valley, in Lobios, located in the Baixa Limia- Serra do Xurés Natural Park and in the Trasfronteiriza Gerês- Xurés Biosphere Reserve, forming a territorial and environmental unit with the Portuguese Peneda-Gerês National Park. The degradation and abandonment of the Spanish territory contrasts with the care, conservation and development of other territories with the same characteristics. With the objective of defining an urban planning project for the valorization of the rural heritage of the Río Caldo valley, a research was developed that allowed to determine strategies for the valorization of the rural heritage in protected natural spaces that could be applied. In terms of research methods, a literature review was performed to base the problem and define what rural heritage and protected natural areas are. Moreover, the role of tourism, the principles of intervention in the valorization projects as well as the associated regulations, were analyzed. Subsequently, through literature analysis, observation, photography and field notes, the territory was described in all its aspects and the current situation was analyzed. Finally, by means of the case study technique, 26 examples of interventions were compared, of which 8 were studied in depth according to the established analytical categories, in view of their suitability for the case in question. Once the main project guidelines for the enhancement of rural heritage in protected natural areas and the needs of the territory in question had been concluded, an urban planning project was developed in order to respond to them. Thus, an intervention will be proposed to reach the four main tourist points of the Caldo river valley, giving dignity and accessibility to the public space, maintaining the identity and creating an integrating strategy that channels the flow of visitors and improves the quality of life of the local community.
A emigração e a evolução no estilo de vida a partir da segunda metade do século passado determinaram o declínio das zonas rurais. Atualmente, estão a ser implementadas estratégias nestes territórios, que através da valorização do património existente, dinamizam o turismo rural como atividade económica. No caso dos espaços naturais protegidos, dada a fragilidade e valor ambiental que condicionam a actividade industrial e primária, a valorização do património histórico e natural torna-se uma das únicas alternativas de progresso. É o caso do vale do rio Caldo, em Lobios, situado no Parque Natural Baixa Limia- Serra do Xurés e na Reserva da Biosfera Trasfronteiriça Gerês- Xurés, que forma uma unidade territorial e ambiental com o Parque Nacional da Peneda-Gerês português. A degradação e o abandono deste território contrastam com o cuidado, a conservação e o desenvolvimento de outros territórios com características semelhantes. Com o objetivo de definir um projecto urbanístico para a valorização do património rural do vale do rio Caldo, realizou-se uma investigação para determinar quais poderiam ser as estratégias a aplicar na valorização do património rural em espaços naturais protegidos. Para esta investigação, do ponto de vista metodológico, recorreu-se à análise documental para, no início, estabelecer o problema e definir o que é o património rural e os espaços naturais protegidos, o papel do turismo na sua revitalização; e orientar os princípios de intervenção nos respectivos projectos de valorização, bem como a normativa associada. Posteriormente, através da análise documental, observação, fotografia e notas de campo, o território foi descrito em todos os seus aspectos e a situação actual foi analisada. Por último, através da técnica de estudo de caso, foram comparados 26 exemplos de intervenções, dos quais 8 foram devidamente aprofundados de acordo com as categorias analíticas estabelecidas, dada a adequação ao caso em questão. Uma vez estabelecidas as grandes linhas de orientação do projecto para a valorização do património rural em espaços naturais protegidos, bem como as necessidades do território em questão, foi desenvolvido um projecto urbanístico em resposta. Assim sendo, será apresentada uma proposta de intervenção que irá atingir os quatro principais pontos turísticos do vale do rio Caldo, proporcionando dignidade e acessibilidade ao espaço, mantendo a identidade local e criando uma estratégia integradora que canalize o fluxo de visitantes e que possa melhorar a qualidade de vida da comunidade local.
Emigration and changes in lifestyles since the second half of the last century have led to the decline of rural areas. Currently in these territories, valorization strategies that take advantage of its heritage are being deployed, relying on rural tourism as a dynamic economic activity that improves living conditions. In the case of protected natural areas, given their fragility and environmental value that condition industrial and primary activity, the enhancement of historical and natural heritage becomes one of the only alternatives for progress. This is the case of the Caldo river valley, in Lobios, located in the Baixa Limia- Serra do Xurés Natural Park and in the Trasfronteiriza Gerês- Xurés Biosphere Reserve, forming a territorial and environmental unit with the Portuguese Peneda-Gerês National Park. The degradation and abandonment of the Spanish territory contrasts with the care, conservation and development of other territories with the same characteristics. With the objective of defining an urban planning project for the valorization of the rural heritage of the Río Caldo valley, a research was developed that allowed to determine strategies for the valorization of the rural heritage in protected natural spaces that could be applied. In terms of research methods, a literature review was performed to base the problem and define what rural heritage and protected natural areas are. Moreover, the role of tourism, the principles of intervention in the valorization projects as well as the associated regulations, were analyzed. Subsequently, through literature analysis, observation, photography and field notes, the territory was described in all its aspects and the current situation was analyzed. Finally, by means of the case study technique, 26 examples of interventions were compared, of which 8 were studied in depth according to the established analytical categories, in view of their suitability for the case in question. Once the main project guidelines for the enhancement of rural heritage in protected natural areas and the needs of the territory in question had been concluded, an urban planning project was developed in order to respond to them. Thus, an intervention will be proposed to reach the four main tourist points of the Caldo river valley, giving dignity and accessibility to the public space, maintaining the identity and creating an integrating strategy that channels the flow of visitors and improves the quality of life of the local community.
Keywords
Patrimonio rural, Áreas naturais protexidas, Posta en valor, Río Caldo
Document Type
Master thesis
Publisher Version
Dataset
Citation
Silva, B. B. (2024). Patrimonio rural en espazos naturais protexidos. Valorización do val do río Caldo, Lobios, Galicia [Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/6137
Identifiers
TID
Designation
Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo
Access Type
Open Access