CIAUD-UPT - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations.

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    Reabilitação da fábrica TOR em Barcelos
    (2023-06-09) Silva, Patrícia Veloso da; Sousa , Goreti, orientador científico; Pacheco, Luís Paulo, orientador científico
    A presente investigação consiste na realização de um projeto de arquitetura que perdente valorizar o património Industrial na cidade de Barcelos. Foi com abertura da linha férrea até Barcelos, em 1877, que as fábricas têxteis se implantaram, devido ao fácil acesso às matérias-primas. Uma das principais fábrica a serem contruídas, foi a fábrica Tor, fundada em meados da década 40, e encerrada em 2008, devido ao mercado de trabalho, encontrando-se atualmente inutilizado, o que levou à sua degradação, sendo uma perda para o património industrial da cidade. Com a intenção de manter vivas as memórias e os valores do edifício, esta Dissertação, aborda este conjunto arquitetónico, identificando os seus variados valores e analisa estratégias de intervenção no património industrial, com referencia aos casos de estudo, possibilitando uma intervenção adequada espacialmente à preexistência. O método de investigação que se pretende utilizar, recorre à análise documental, coleta de dados existentes e trabalho de campo, fotografias, notas de campo e diagnóstico, e entrevistas. Este procedimento, permitiu um conhecimento do objeto de estudo partindo de uma análise contextual geral ao caso particular – o edifício. Temos também o estudo de multicasos, que pretende analisar três casos de estudo de intervenção no património industrial. Os temas abordados nesta investigação, contribuem para o conhecimento do local de intervenção, a sua história e a problemática existente na cidade que a carateriza e onde esta inserido, num contexto particular, o projeto que se pretende desenvolve. Através desta investigação foi possível propor uma nova função para a Fábrica TOR, em Barcelos, propondo a sua reabilitação: um edifício multifuncional.
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    A permacultura como ferramenta de projeto de arquitetura
    (2023-06-21) Pereira, João Manuel Sousa Cruz; Sousa , Goreti, orientador científico; Pacheco, Luís Paulo, orientador científico
    Na atualidade projeta-se e materializa-se a arquitetura como se não houvesse aprendizagens a retirar dos últimos cinquenta anos. Do planeamento de uma cidade ao de uma habitação, de um modo geral, não se encontra qualquer reflexo da evolução do conhecimento científico relativamente à ecologia e sustentabilidade. Dos poucos passos tomados nesse sentido denota-se um maior interesse no fomento do consumo de soluções de índole tecnológico em detrimento de soluções ambientais. Tendo em conta estes fatores, a presente dissertação pretende apresentar uma série de soluções arquitetónicas cujos princípios serão ecológicos e regenerativos. Com os princípios da permacultura como guia traçam-se os objetivos desta dissertação de através deles identificar soluções arquitetónicas, e que estas minimizem os impactos negativos que as habitações têm nos ecossistemas. Para tal, procura-se uma nova estratégia, que permita que as habitações projetadas por estes princípios transitem de um modelo de consumo para um modelo de produção. A diminuição, ou mesmo a eliminação, da dependência de serviços externos ao local é a linha orientadora deste processo. A produção de energia e de alimentos serão os exemplos mais significantes na persecução destes objetivos, no que toca a necessidades de abastecimento. Em relação às necessidades de eliminação pretende-se que no local de intervenção seja dado destino final aos resíduos resultantes do dia a dia. Na presente dissertação serão aplicadas duas estratégias metodológicas. Para atingir os objetivos propostos optou-se por seguir uma combinação dominante/subordinada por ser a mais apropriada. Assim, como estratégia dominante será usado o método correlacional. Este método é apropriado à compreensão de fenómenos abrangentes, já que explora a relação entre diferentes variáveis, dando enfase à análise de padrões. O método será usado para a análise dos vários conceitos e diversos fatores que compõem a fundamentação teórica e a análise do local de intervenção. Num segundo momento, o do desenvolvimento do projeto de arquitetura, aplica-se como estratégia subordinada a prática reflexiva em que o próprio processo de projeto é objeto de análise. Com este método pretende-se que a ponderação de todos os fatores analisados, com base no método anterior, leve à elaboração de uma solução projetual fundamentada. Como desfecho, apresenta-se uma análise exaustiva do projeto desenvolvido com base nos princípios da permacultura, justificando-se igualmente a linha de raciocínio que leva a cada tomada de decisão sobre o mesmo. Mais adiante, faz-se uma reflexão crítica sobre a permacultura como ferramenta de planeamento arquitetónico, dos impactos que a sua aplicação permite remediar, do processo do seu uso e das conclusões que permite atingir..
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    La espacialización de la cultura gitana: aspectos socio-morfo-morfológicos
    (2023-04-26) Rios Riveiro, Olalla; Sousa, Goreti, orientador científico; Alcindor, Mónica, orientador científico
    Las sociedades actuales se caracterizan por una diversidad étnica que difiere del marco urbano existente antaño. Esta situación es fuente de riqueza a nivel social, cultural e incluso arquitectónico dado que abre las puertas a identificar diversas formas de interacción entre los habitantes y el espacio y la forma en que viven la arquitectura en general. Dentro de este marco espectral se encuentra la cultura gitana, cuyos individuos han ido evolucionando de forma positiva hacia un camino de inclusión social y laboral, pero no así desde un punto de vista espacial y urbanístico donde los procesos de segregación y exclusión todavía se evidencia. En la primera parte de la investigación se realizó un recorrido histórico de la cultura gitana desde sus orígenes a través del cual se fueron identificando aspectos que permiten apreciar las dificultades existentes en la comprensión de esta cultura y que los llevan a ser sometidos a procesos de segregación. Para dar respuesta esta problemática se establecieron dos objetivos. El primero de ellos se centró en identificar aquellos aspectos socio-morfo-topológicos que organizan los asentamientos gitanos y caracterizan su configuración espacial, centrando el análisis a dos poblados de la provincia de Pontevedra. Con los datos extraídos del estudio, se abordó el segundo de los objetivos que consistió en establecer principios integradores de estos asentamientos en el contexto urbano. La exposición de una fundamentación teórica sobre el urbanismo y sus distintas vertientes, permitió establecer conexiones con el urbanismo moderno de la cultura occidental y la cultura gitana e identificar las relaciones existentes con la morfología urbana, la topología y, sobre todo, el reflejo en ellas de los comportamientos sociales de sendas culturas. Con el estado del arte se puso en relieve la situación de los asentamientos gitanos sobre el territorio peninsular y la falta de análisis en la espacialización cultural de la etnia gitana. Posteriormente, este análisis se centró en la península ibérica donde se reseñó la situación general que existe actualmente. La metodología que se desarrollo fue la etnografía móvil que permitió analizar los dos asentamientos de los cuales posteriormente se extrajeron diversas conclusiones. Para que su resultado fuese óptimo se llevó a cabo un análisis documental y fotográfico al cual le acompañaron distintas entrevistas a personas relacionadas con los asentamientos y visitas in situ que permitieron conocer e identificar las diferentes formas de apropiación espacial, desde un punto de vista externo al de la cultura mayoritaria. Como conclusión a la investigación, se extrajeron una serie de ideas sobre los motivos por los que las sociedades gitanas todavía siguen sufriendo procesos de segregación viii espacial y social y qué alternativas se podrían llevar a cabo para atajar o, al menos, limitar esta situación. Una sociedad multicultural es sinónimo de riqueza siempre que exista un conocimiento y estudio de las especificades cada una de las culturas que las constituyen y ello se vea reflejado en un urbanismo integrador y harmónico.
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    El rural y las nuevas formas de habitar: diagnóstico y líneas de actuación para su regeneración en el interior de Lugo y Ourense
    (2023-05-30) Iglesias, Jennifer Prieto; Alcindor, Mónica, orientador científico; Florentino, Rui, orientador científico
    Ao longo do tempo, as zonas rurais foram afetadas por diferentes êxodos, perdendo a sua população para outros países e continentes. Uma realidade que tem sido, de algum modo, prolongada até aos dias de hoje, pois vivemos um período no qual o despovoamento rural, associado ao envelhecimento demográfico, está a fazer com que estas regiões pareçam cada vez mais vazias, sendo a Galiza, e neste caso Lugo e Ourense, um exemplo disso. Atualmente assiste-se a uma certa preocupação, por parte dos habitantes, em procurar uma alternativa de subsistência, longe da cidade, que contudo é insuficiente para inverter aquela tendência, dado que a população tem sido absorvida por áreas de transição, entre o rural e a cidade. Territórios em que se esbate a fronteira entre os dos conceitos, criando espaços mais indefinidos e descaracterizados. Embora exista por outro lado um sector da população que procura desenvolver uma consciência social e ecológica, demonstrando interesse por zonas rurais mais tradicionais e dando uma resposta aos problemas inicialmente apresentados. Este trabalho surgiu como uma reação ao desafio colocado pelo despovoamento do meio rural, a partir do qual se estabelecem os objetivos a que o trabalho pretende responder. O primeiro deles é identificar as características definidoras dos territórios interiores de Lugo e Ourense e as necessidades urbanísticas de novas formas de habitar, o que nos permitiu compreender a realidade arquitetónica e urbanística das regiões selecionadas, do ponto de vista do significado original do termo rural. Este primeiro objetivo, por sua vez, tornou possível responder ao segundo: estabelecer linhas de atuação urbanísticas que potenciem o desenvolvimento de novos modos de habitar nessas áreas de Lugo e Ourense. Para abordar esta investigação, o trabalho centrou-se na análise de diferentes campos teóricos considerados relevantes, sendo estes a discussão do rural como conceito, os novos modos de habitar e as disciplinas arquitetónica e urbanística, com todos os seus subtemas associados. Uma vez realizada esta análise, ela foi extrapolada para a investigação através de uma recolha de dados de natureza qualitativa, desenvolvidos segundo a metodologia selecionada, que corresponde a um estudo de casos múltiplo, de aplicação comparativa. Esta investigação permitiu estabelecer uma série de características definidoras comuns a todos os assentamentos considerados tradicionais com base nos estudos de caso, através dos diferentes campos que foram analisados, tais como a arquitectura e o planeamento urbano, entre outros. Do mesmo modo, a partir das entrevistas realizadas, foi possível determinar as necessidades de planeamento urbano que estas novas formas de habitar identificaram ao mudarem-se para os assentamentos estudados. Estas conclusões permitiram definir uma série de linhas de acção no território rural que não só conservam as características que o definem como tal, mas também garantem a permanência destas novas formas de vida.
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    Las salinas de Ulló: intervención para la revalorización de la arquitectura y paisaje cultural de la sal en Galicia
    (2023-04-28) Piñeiro Álvarez, Javier; Carlos, Gilberto Duarte, orientador científico; Pacheco, Ana Lima, orientador científico
    As paisagens culturais são registos na memória colectiva de como os seres humanos transformam o seu ambiente. Algumas delas evoluem para se adaptarem a novas circunstâncias socioeconómicas, enquanto outras permanecem ancoradas no passado ou abandonadas, exigindo protecção e valorização. As salinas históricas de Ulló, situadas no município de Vilaboa, na Galiza, são um lugar único para contemplar a natureza. Do mesmo modo, a investigação desenvolvida neste documento expõe a história deste lugar, delineando as transformações da paisagem ao longo do tempo e os diferentes elementos construídos que articulam este espaço. São estabelecidos dois objectivos para orientar esta investigação e o projecto subsequente. A primeira delas é procurar, investigar e determinar mecanismos de intervenção em paisagens culturais, concentrando-se naquelas com uma história singular. Subsequentemente, o segundo objectivo é aplicar estes mecanismos à paisagem cultural das salinas de Ulló. Os objectivos da investigação são atingidos através de um extenso estudo de vários casos. Por um lado, são documentados 60 casos de referência de intervenções na paisagem cultural, com múltiplas variáveis e ambientes. Posteriormente, seis destes, os mais relacionados com o campo de estudo, foram seleccionados para fazerem parte de um estudo mais detalhado de vários casos. A análise dos dados é qualitativa e fornecerá os princípios e critérios de intervenção para a elaboração de parte do projeto. A contribuição para o conhecimento deste trabalho é dupla. Por um lado, são documentadas diferentes formas de intervenção na paisagem cultural. Em segundo lugar, os elementos construídos abandonados nas salinas de Ulló são registados por observação directa e é feita uma interpretação da evolução da paisagem e mesmo de alguns destes elementos. Finalmente, a intervenção proposta procura ligar o passado pró-industrial da indústria do sal a este sítio natural, divertindo, ensinando e envolvendo o visitante neste enclave.
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    Escuela de surf en Santa María de Oia, Galicia: investigación en el ámbito de la disertación de proyecto
    (2022-12-13) Barge Urcera , Fernando; Alcindor, Mónica, orientador científico; Pacheco, Ana Lima, orientador científico
    O surf é um desporto aquático onde o número de utilizadores que o praticam tem aumentado significativamente nas últimas décadas. Existem várias razões que levaram a esta expansão: impulso mediático relacionado com publicidade, melhoria e redução dos materiais destinados à sua prática... chegando ao ponto de reconhecimento do desporto olímpico dos Jogos Olímpicos Tóquio2020. Um grande número de praticantes desta modalidade congregam-se ao longo da costa de Oia, Galiza, Espanha, para desfrutar da qualidade dos pontos que esta região oferece e fugir de praias já lotadas como Patos, Nigrán, Espanha. Com o problema que existe, nesta região, não há espaço dedicado ao ensino do desporto. Isto significa que muitos dos atletas realizam sessões de surf sem a supervisão de um monitor especializado, sem conhecimento prévio básico para a realização da modalidade em segurança, tendo que trocar de roupa ao ar livre ou no carro e uma série de situações indesejáveis para a correta prática da atividade. Para oferecer uma solução para o problema em questão, este trabalho organiza-se em torno de dois objetivos: primeiro, definir as características espaciais e programáticas necessárias para um ensino correto da modalidade, analisando quais são as rotinas de treino que um surfista deve seguir; para responder mais tarde ao segundo objetivo e aplicá-lo num projeto arquitetónico que contribua para uma reflexão futura sobre a conceção de outros espaços para o ensino deste desporto aquático. Para a abordagem do trabalho, é realizado um estudo de casos comparativos, porque a análise de diferentes estudos de caso permite ter uma visão expandida ou poliédral das diferentes realidades a estudar. Tanto a técnica de entrevista como a análise documental são usadas. Para as entrevistas foram realizadas 12 entrevistas com informadores diretos e, com a análise documental, são analisados uma série de estudos de caso, bem como uma revisão da literatura existente. É indicado, no capítulo final, que são os espaços precisos para realizar uma formação completa das diferentes categorias de utentes presentes numa escola de surf. E onde se mostra que esta modalidade desportiva, para além da sua prática no meio marinho, precisa de ser acompanhada por uma série de atividades preparatórias complementares para a sua realização ideal, como: aquecimento/alongamento, relacionado com a prancha, salas de aula teóricas, exercícios para desenvolver resistência física e simulação de manobras. Da mesma forma que, para além de exigirem todas estas ações de um espaço específico para a sua realização, necessitam de certas características arquitetónicas que lhes conferem especificidade, como que os espaços destinados a atividades físicas apresentam um tipo de pavimento sintético, que existe uma relação visual e física com o exterior (facilitando assim a sua ventilação e melhorando a qualidade para a experiência do espaço), que as salas de aula de instrução teórica apresentam certos tipos de mobiliário, tais como cadeiras, mesas e telas, ou os materiais recomendados para o espaço dedicado à simulação de manobras. E, finalmente, projeta-se um projeto arquitetónico (equipamento desportivo) no qual, procura responder às reais exigências dos atletas que praticam esta modalidade desportiva aquática, está estabelecido que uma série de espaços específicos são necessários para uma instrução completa do aluno, como: espaço de ginásio (para realizar a secção física/prática), espaço em sala de aula (para realizar a secção de análise teórica/vídeo) e uma pista de skate (onde serão dados programas de treino relacionados com a simulação de manobras). Da mesma forma que as características espaciais necessárias para esses espaços são tidas em conta.